Compartilhe:

Como fazer uma faxina de última hora rápida e eficiente

Casa limpa e organizado nem sempre combina com o nosso dia a dia. Mas em casos urgentes uma faxina rápida e de última hora pode salvar você de uma má impressão diante das visitas.

Publicado por: Cida Ramos

mulher se preparando para a limpeza

Ter mais tempo para as tarefas domésticas parece ser um contrassenso nos dias de hoje. Dias cada vez mais corridos e uma faxina completa em casa acaba sempre ficando para depois. E tudo fica mais complicado se de repente vamos receber uma visita e a casa está uma bagunça.

Desespero? Tremor? Ranger de dentes? Nada disso minha amiga, manter a calma é fundamental e com essas dicas você vai conseguir limpar e organizar sua casa em menos meia hora. Duvida? Veja as dicas e experimente!

1. Na cozinha

Pratos e panelas espalhados pela cozinha dão mau cheiro e causam uma péssima impressão. Organize os pratos empilhando-os e coloque um pouco de água com detergente dentro deles. Faça o mesmo com as panelas. Ainda está bagunçado? Esconda as panelas dentro do forno provisoriamente.

Nesse meio tempo, coloque um pouco de água para ferver com algumas rodelas de limão, cravo ou canela. O vapor perfumará o ambiente.

2. Na sala

Antes de começar pela sala tenha ao seu alcance: Um cesto de roupas, uma caixa de presentes ou organizer e um saco de lixo. Vá jogando fora jornais e revistas velhas, em uma caixa coloque o que estiver espalhado e desorganizado. Roupas, capas de sofá amarrotados ou sujos vão para os cestos de roupas. Por fim, Organize as almofadas do sofá, isso já vai dar uma sensação de organização no ambiente.

Se o chão estiver empoeirado opte pelo aspirador de pó um simplesmente um vassoura em envolta em um pano umedecido, isso irá reter a sujeira rapidamente.

3. Limpando os armários e eletrodomésticos

Eu chamo de “paninho mágico” pois é prático e retira o pó sem riscar. O nome correto é flanela de microfibra, é facilmente encontrado nos supermercados. Passe o flanela (seca mesmo) nos lugares mais críticos, como tvs, cristais e móveis mais aparentes.

4. No banheiro

Tenha em mãos: Papel toalha, álcool gel, cesto de roupas.

  • Jogue fora o lixo acumulado dos cestos;

  • Recolha roupas espalhadas e coloque no cesto;

  • Limpe o assento e as bordas do vaso sanitários com papel toalha e álcool gel;

  • Se a pia e os espelhos estiverem sujos e borrados, limpe também com álcool gel e papel toalha;

  • Guarde escovas de dente, pasta dental, escovas de cabelo, secador enfim, tudo que que estiver espalhado.

5. No quarto

Cama desarrumada dá um aspecto de bagunça mesmo que o restante do cômodo esteja arrumado, portanto sempre que levantar arrume a cama (por mais que a preguiça diga para não fazer…) é rápido e muda completamente o visual do quarto.

  • Mas caso nada esteja no lugar, recolha o excesso de roupas espalhadas colocando-as no cesto de roupas sujas;

  • Para ser ainda mais rápido, coloque o excesso de roupas de cama (edredons e cobertores) dentro do armário e cubra a cama com uma colcha bem bonita.

6. Finalizando

Para dar aquele aspecto arrumadinho, se tiver flores no quintal coloque umas no vaso, flores sempre dão um ar mais bonita à casa.

E tenha sempre em mãos um perfume para ambientes. Aqui em casa temos 2 um para sala, outro para o quarto e eles deixam a casa tão gostosa e perfumada que tudo fica mais aconchegante.

  •   E por fim, como evitar que a casa fique bagunçada

    É claro que isso nem de longe é uma faxina completa mas nas horas de urgência e visitas de última hora é o que dá pra fazer. O ideal é pelo menos uma vez a cada quinze dias fazer uma limpeza completa na casa. Convenhamos, quando as coisas estão fora do lugar, limpar a casa fica mais difícil pois a organização é muito mais demorada que a faxina em si.

    Por isso, criar o hábito de manter a casa sempre em ordem é a melhor opção pois sempre que é necessário fazer uma limpeza na casa você não precisa passar horas a fio limpando e arrumando. Criar hábitos diários de organização é sempre melhor do que arrumar tudo de uma quando tudo já está bagunçado e sujo.

  • Faça todos os dias

    • Na cozinha siga a regra: sujou, limpou. Não espere a pia ficar entulhada, enquanto cozinha vá limpando as panelas que não irão mais ser usadas. E no final da refeição perca uns 5 minutos e lave os pratos e pronto. Evite sempre o acúmulo!

    • Não espalhe os sapatos pela casa. Ao chegar em casa nada de entrar com os tênis e sapatos sujos e ir tirando-os pela casa. Além de trazer sujeira e bactérias para dentro do ambiente isso ainda deixará o chão repleto de poeira.

    • Durante o banho lave as paredes do box para retira o excesso de sabão e organize os produtos como shampoo, sabonetes e buchas no seu devido lugar. Seque o chão e a pia e retire nada de deixar escovas de dente e pasta dental espalhadas, coloque tudo no seu lugar.

    • Acordou? Arrume a cama! Não demora mais do que 5 minutos e o aspecto do quarto fica outro. E lembre-se, lugar de roupa suja é no cesto.

    • O chão suja com facilidade? Ao final do dia passe um rodo com um pano umedecido numa solução de água com um pouco de limpador multiuso perfumado ou desinfetante e passe na casa como se estivesse varrendo. Isso retira o pó e ainda deixa a casa toda perfumada como se tivesse feito uma faxina geral.

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “Como fazer uma faxina de última hora rápida e eficiente

  1. Zilda disse:

    Adorei a publicação de como deve se cuidar da organização da casa, mas é sempre complicado fazer as pessoas de casa colaborar!
    Eu mesma gosto de ver a minha casa organizada sempre!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *