Compartilhe:

Como fazer uma festa junina em casa em 12 passos

Veja como de forma simples e organizada dá para fazer uma festinha junina em casa em apenas 12 passo. Uma festinha linda, caprichada e divertida!

Publicado por: Cida Ramos

festa-junina-em-12-passos

A primeira coisa a se pensar quando se vai fazer uma festa é o tema. No caso de hoje como é  uma festa junina, se trata realmente de uma festa temática com tradição e como tal tem que haver uma caracterização. A festa tem que ter uma ornamentação característica de uma festa junina. E fica mais fácil porque já conhecemos essas características, o que envolve, os costumes e até o tipo de comida.

Não dá para pensar em uma festa junina sem bandeirinhas, balõezinhos pendurados e fogueira,  mesmo que esta seja artificial. Não dá para pensar também sem que haja mesas forradas com pano de chita, chapéus de palha colados ou pendurados para enfeitar e até mesmo para decorar a mesa de doces. Enfeites como espigas de milho seca podem ser usadas na decoração e tudo mais que lembre e crie uma atmosfera caipira. Se possível você pode usar aqueles pratos esmaltados e canecas esmaltadas, caso tenha ou tenha como pegar emprestado de alguém ou alugar.

Para decorar você pode comprar nas lojas especializadas, bandeirinhas a metro, e outros itens de decoração que vão enfeitar e dar aquela cara de festa junina a sua festa. Os lugares para encontrar esse tipo de material é fácil, tem nas  papelarias ou  lojas especializadas por todos os cantos. Para quem mora em São Paulo tem na 25 de Março, a Ladeira Porto Geral, por exemplo. E para quem mora no Rio de Janeiro tem o Saara, o Mercadão de Madureira, por exemplo onde se pode encontrar tudo para ornamentar pagando bem baratinho. Fora isso tem as lojas que vendem on line, e comprar pela internet se for com antecedência é mais prático.

Para ficar no clima, o ideal é que os convidados e todos vistam uma roupa caracterizada de festa junina para homens, como camisa xadrez, chapéu de palha e as mulheres também se vistam a caráter, se possível com roupa caipira feminina, ou uma roupa caracterizada que lembre o ambiente caipira.

Veja também:

Roupa improvisada para festa junina para mulheres

Roupas infantil típicas para festa junina 

Roupa típica de festa junina para mulheres

 

Veja os 12 passos para fazer uma festa junina em casa:

1º passo – Planejamento / convites

festa-junina-em-12-passos-planejamento-convites

Faça a lista de convidados sem esquecer da quantidade de crianças. Defina o tipo de recepção (jantar, happy hour, almoço, durante a tarde) e considere a estrutura disponível no espaço a ser decorado: quantas mesas principais, mesas de apoio, cadeiras, mesas para os convidados. Se quiser pode fazer convites ou convidar por telefone, email, facebook ou whatsapp, mas um convite impresso pode ser guardado como lembrança, principalmente como este do chapéu na foto.

>> Veja mais sobre organização de festa junina

2º passo – Utencílios descartáveis:

festa-junina-em-12-passos-utencilios-descartaveis

O uso de descartáveis é muito oportuno e já existem opções refinadas, resistentes e até que acompanham o motivo da festa ou se coordenam formando uma composição interessante e decorativa.

3° passo – Comes e bebes – O cálculo 

Foto:casarosapimenta.blogspot.com.br

Foto:casarosapimenta.blogspot.com.br

O cálculodos comes e bebes varia de acordo com o perfil dos convidados e o tempo de duração da festa, mas o padrão é de 1 litro de vinho para cada 4 pessoas; e meio litro em caso de refrigerantes ou sucos. Se optar servir aperitivos no tamanho festa, uma média de 8 unidades por pessoa; e docinhos 5 unidades. E claro, para as festas que demorem mais tempo, sirva pratos quentes como opção de jantar antes da mesa de sobremesas; e aumente a quantidade de bebidas.
Os pratos quentes podem ser servidos em cumbuquinhas ou panelinhas de barro ou porcelana de mono porção. As receitinhas mais famosas usam sempre fubá, milho e vinho doce = baixo custo!

>> Veja mais sobre comidas típicas de festa junina pratos salgados

>>   Bolos e doces típicos de festa junina

>>  Bebidas típicas para festa junina, quentão – vinho- batidas

4° passo – Decorando as mesas

festa-junina-em-12-passos-decoracao-mesas

-A decoração do ambiente, tem que ter mesa forrada com pano de chita ou com pano linhão, aquele que parece pano de saco, juta  ou toalha xadrez e folhas de bananeira.
-A saia da mesa pode ser feita em papel crepom, quanto mais colorido melhor.

>>Veja mais sobre decoração de festa junina

5° passo – Decorando o ambiente

festa-junina-em-12-passos-decoracao-ambiente

-Imagens dos santos como Santo Antônio, São Pedro e São João, também enfeitam, elas podem ser coladas em cartazes ou colocadas em porta retratos.
-Se tiver ou puder comprar um espantalho também seria muito bom.
-Correntes de papel colorido para pendurar e enfeitar.
-Bandeirinhas, balõezinhos para enfeitar, lanterninhas.

Dica- Se você quer fazer bonito, mas não pretende gastar dinheiro com utensílios e peças para decorar a mesa, alugue-as.Há buffets que prestam este tipo de serviço.

>>Veja mais sobre decoração

>>Como fazer balõezinhos passo a passo

6° passo – Comidas típicas

cardapio-para-festa-junina2894

Além de enfeitada, as mesas devem ser fartas, com as comidas típicas que são um dos maiores atrativos deste tipo de festa. Todo mundo espera o ano inteiro para se deliciar nas festas juninas com itens de pratos doces como: canjica, bolo de milho, curau, bolos, pamonha, paçoca pão de queijo,  pratos salgados como: salgadinhos, cachorro quente, pinhão, milho cozido ou assado, e as bebidas típicas de festa junina como: vinho quente, quentão, batidas. Fora as sopas, e caldos quentes salgados que são servidos em pratos ou copos para esquentar a barriga e o coração.

>>Veja mais sobre comidas típicas – receitas de doces e salgados típicos 

 >>Bolos, doces e salgados de festa junina

 7° passo – Jogos 

festa-junina-em-12-passos-jogos

Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão.
Use a fita crepe para fixar as garrafas – de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.
Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.

Pescaria:  pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes. Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina.
Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia.Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira.
Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.

8° passo -Brincadeiras

festa-junina-em-12-passos-brincadeiras

-Corrida de saco–  As brincadeiras como corrida de saco é simples e divertida, ganha quem cruza a linha de chegada primeiro.
Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido – pode ser um tomate ou uma batata numa colher até chegar à linha de chegada.
– Pinhata: Você pode colocar a famosa pinhata, um balão gigante e enchê-lo de balas, bombons, confetes e outras guloseimas, e amarrá-lo na arvore e vendar os olhos de quem quiser participar e de três chances da pessoa acertá-lo c/ um pau, é super divertido as criançadas amam.
-Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira falsa de papel laminado.
Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.
Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.
-Tiro ao alvo: tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo.Quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca – deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas pode ser de tênis ou frescobol para caber na boca do palhaço.
Mimica: Utilize um chapéu de palha para colocar vários papéis dobrados com as letras de músicas Juninas. Seu convidado deve retirar com palitinhos de aperitivos um dos papéis. Somente com o uso de mímica, ele deve passar ao grupo a música “pescada”.

>>Veja mais sobre brincadeiras aqui

9° passo – Fogueira

 festa-junina-em-12-passos-fogueira

Se possível faça uma fogueira de verdade, lembrando de cercar para as crianças não correrem risco. Ou faça uma fogueira falsa apenas para dar o clima a festa.

10° passo – As prendas (os prêmios).

festa-junina-em-12-passos-prendas

Compre prendas atrativas ou de baixo custo ou, se possível, faça uma arrecadação de doações dentro da família ou amigos.

Sugestões:

–  Material escolar: cadernos, lápis de cor, canetinhas, lapiseiras, massa de modelar.
–  Brinquedos: bolas de diversos tamanhos, pelúcias, pequenos carrinhos e bonecas.
–  Utilidades domésticas: jogos de copos, pratos para bolo, conchas, espremedores,etc.
–  Delícias: bombons, trufas, tortas e bolos inteiros, feitos pelas quituteiras locais

11° passo – Lembrancinhas

festa-junina-em-12-passos-lembrancinhas

Um gesto simpático para os convidados guardarem sua festa na memória é entregar lembrancinhas ao final.

Sugestão:

–  Faça uma marmitinha, um saquinho ou uma caixinha com varias guloseimas, todo mundo adora comer no dia seguinte.

12° passo -As músicas clássicas que não podem faltar:

 festa-junina-em-12-passos-musicas

A música é fundamental para uma boa festa. Forró tradicional é perfeito, se puder contrate um DJ ou destine essa tarefa para algum amigo que goste.

Sugestões:

-Cai cai balão (autor desconhecido)
-Pula a fogueira, de João B. Filho
-Festa na roça, de Mario Zan
-Capelinha de melão, de João de Barros e Adalberto Ribeiro
-Olha pro céu, meu amor, de José Fernandes e Luiz Gonzaga
-Sonho de papel, de Carlos Braga e Alberto Ribeiro
-Pedro, Antônio e João, de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Fonte da foto de capa: casarosapimenta.blogspot.com.br
Outras fontes: vilamulher.com.br / recantodasletras

Esperamos que tenham gostado. Se quiser ver mais visite o nosso canal festas. Deixe o seu comentário, sugestões ou perguntas. Obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você