vaso de concreto/cimento feitos com argamassa

Para quem gosta de fazer suas próprias peças de decoração, com certeza já deve ter visto aqueles vasinhos de concreto decorados. Eles são bonitos e modernos e combinam com diversos ambientes da casa, e o melhor de tudo, são fáceis de fazer e custam muito barato.

A vantagem de você mesma fazer vasos de concreto é a possibilidade de criar diversos formatos, estilos e cores. Para fazer a massa você vai precisar apenas de dois materiais: a argamassa e água. Nada de misturar cimento e areia para fazer uma liga!

Como fazer vasos de concreto?

Você deve estar se perguntando, por que a argamassa e não o cimento? É simples, a praticidade.

A argamassa é aquela que se usa para assentar azulejos e peças cerâmicas. Tem uma textura mais fina e de fácil manuseio, ideal para fazer os nossos vasos.

Já o cimento é mais grosseiro e é necessário usar uma areia lavada e muito bem peneirada para fazer a mistura. Para peças pequenas o acabamento não fica tão bonito. Agora, se você quiser fazer um vaso grande para colocar uma planta ou frutífera, aí o cimento é mais recomendado. Mas isso é assunto para um próximo post.

Dúvidas sobre a argamassa

Só para tirar algumas dúvidas rápidas sobre as argamassas. No mercado você irá encontrar 3 tipos de argamassa: 

  • ACI: É a argamassa para interiores e a mais barata do mercado. Ela é da cor cinza ideal para ficar com aquele visual de concreto.
  • ACII: É a argamassa para interior e exterior. É mais resistente a exposição ao sol e a água. Possui duas cores, a cor de concreto comum para cerâmica e uma mais branca que é usada para porcelanatos. A cor branca fica bem bonita se você quiser pintar e decorar o vasinho, fica à sua escolha.
  • ACIII: Argamassa específica para assentar peças grandes e áreas de tráfego intenso. Não é muito recomendada para o nosso caso, pois ela é bem mais cara e como o nosso intuito é apenas decorativo.

Portanto, eu indico mesmo é você usar a argamassa ACI que é a mais barata ou a ACII branca, caso queira fazer vasinho mais claros ou pintá-los mais tarde.

Veja também: Como fazer tinta de parede caseira

Quais moldes devo usar para fazer os vasos de concreto?

Aqui é onde a diversão começa! A ideia é você escolher vasinhos de plástico de tamanho diferentes. A parte de fora maior e um vasinho menor para colocar dentro enquanto a massa seca. 

Simples assim. Vá em lojinhas de 1,99, atacadistas ou feiras e procure por formatos que goste. Mas atente essas dicas:

  • Escolha vasos com plástico mais liso. Isso ajuda a soltar melhor na hora de desenformar.
  • Procure potes com formato mais simples e sem inscrições em alto relevo. Qualquer inscrição no pote vai ser impresso quando desenformar. Mas se tiver um desenho que goste, fica muito legal!
  • Comece por potes pequenos e médios até pegar o jeito.
  • E o mais importante, teste!
Tem que ser dois potinhos sendo que de dentro deve encaixar e sobrar nas laterais e no fundo. Imagem: Paulo Biacchi

Explicações prévias feitas, agora é hora de colocar a mão na massa (dessa vez, literalmente)!

Materiais necessários:

  • Argamassa
  • Água
  • Bacia para misturar
  • lixa fina de parede para finalizar depois de pronto
  • Espátula para misturar
  • Potinhos para o molde.

Veja também: Como fazer sabão caseiro usando óleo de cozinha usado

Como fazer:

  1. Primeiro de tudo, em um balde ou bacia, coloque uma quantidade de argamassa suficiente para fazer os seus vasinhos. Adicione água aos poucos e vá misturando com um pedaço de pau ou espátula até formar uma massa cremosa, nem muito mole nem muito seca. Fica parecendo uma massa de bolo 🙂
  2. Importante, selecione os potinhos ou vasinhos e pincele um pouco de óleo de cozinha dentro do potinho. Isso ajuda a desenformar mais facilmente.
  3. Coloque a massa dentro do pote até a metade. Coloque o pote menor dentro e afunde. Não encoste até o fundo, deixe um espaço. É massa vai ficar empurrando o potinho para fora, é normal. Coloque algumas moedas, pedras ou algum peso dentro do molde para ajudar a manter ele lá dentro, paradinho.
  4. Agora é só esperar secar. Não precisa colocar no sol, deixe apenas em local arejado por uns 2 dias. Depois é só desenformar com cuidados. Ele solta bem fácil, principalmente se você pincelar o óleo antes!
  5. Agora você pode dar acabamento se ficar alguma aresta. Passe uma lixa fina, você conseguir uma textura bem lisinha e bonita!
  6. Se quiser, pode pintar com tinta acrílica ou passar um spray de verniz para ficar com um brilho. Eu, particularmente gosto dele assim mesmo, rústico.
  7. Atenção, se for usar como vaso de planta faça um furinho com uma furadeira no fundo ok?
Mistura com uma colher de pau ou pedaço de madeira. Imagem: Maddu Magalhães
Coloque até a metade de massa. Depois de você colocar o segundo potinho, a massa vai subir. Imagem: Maddu Magalhães
É importante colocar um peso dentro para o pote não subir ou se deslocar. Imagem: Maddu Magalhães

Viu como é fácil? Solte a imaginação e crie com formas diversos! Veja algumas ideias:

Usando pigmento na massa

Na hora de misturar a argamassa, coloque um pouco de pigmento xadrez na cor que você quiser, mexa levemente com um palito e crie formas fantásticas!

Porta velas moderno e elegante

Luminária feita com argamassa

Olha só que projeto legal! Na hora de fazer, basta acoplar o fio do soquete de lâmpada. Muito fácil e criativo!

Para quem está uma ideia de criar um novo negócio, esse pode ser um bom começo. O custo de produção é bem barato tendo em vista que o saco de argamassa custa em média menos de 20 reais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.