Compartilhe:

Como limpar o colchão – Dicas para remover manchas e odores

Veja dicas simples e caseiras de como manter o seu colchão sempre limpo e longe dos ácaros, fungos e odores desagradáveis.

Publicado por: Redação

dicas para limpar o colchao

Em média um terço de nossa vida se passa dormindo, e um dos requisitos principais para uma boa noite de sono com certeza é o colchão. Ter um bom colchão é fundamental para a nossa saúde, e a higiene do local onde dormimos é  também de extrema importância principalmente do colchão.

A falta de higiene no ambiente em que dormimos favorece para o aparecimento de alergias e doenças respiratórias que podem ser evitadas com uma limpeza constante e de maneira correta. E um dos responsáveis para o aparecimento de diversas doenças são os ácaros, que se depositam no colchão de uma maneira enorme se não for feita uma limpeza regular.

Mas para se livrar desses problemas ter uma rotina de limpeza é um fator primordial para manter nosso colchão limpo e conservado por um bom tempo.

Rotina básica para limpar o colchão

fonte: Divulgação.

fonte: Divulgação.

  1. Troque e lave as roupas de cama pelo menos 1 vez por semana. De preferência, deixe secar ao sol ou em um local com bastante ventilação. Se não puder secar ao sol, é recomendado passar a roupa de cama. A troca constante dos lençóis, cobertas e fronhas ajudam a conservar o colchão e mantê-lo mais limpo pois a grande parte dos ácaros e partículas de sujeira irão ficar nesses retidos nessas peças.

  2. Mas de nada adianta cuidar e trocar lençóis e roupas de cama se o colchão não for igualmente higienizado. Aspirar o colchão pelo menos uma vez a cada 15 dias é muito importante pois dessa maneira é possível retirar os ácaros e restos de células mortas que se acumulam no colchão, afinal é desses resíduos que os ácaros se alimentam. Aspire de todos os lados e principalmente entre as costuras e dobras laterais.

  3. Ambiente ventilado! Renovar o ar é importante e se o sol bater alguns instantes no quarto, deixe o colchão receber esses raios solares. Pelo menos uma vez por semana, se possível deixe o colchão tomar sol em todos os lados. Senão for possível deixe pelo menos a janela aberta para que renove o ar e se for o caso que o sol também entre.

  4. Evite deixar o colchão encostado na parede para que o mesmo não absorva umidade. Algumas vezes a parede recebe muita umidade e se o colchão ficar muito próximo o mesmo pode absorve-la causando a proliferação de mofos, fungos e um mau cheiro que com certeza irá fazer muito mal a saúde.

  5. Capas protetoras e hipoalergênicas são excelentes para criar uma barreira contra poeira e ácaros no colchão.

  6. Bicarbonato de sódio, o coringa da limpeza no lar! A cada 15 dias polvilhe bicarbonato de sódio sobre a cama (puro mesmo), deixe agir por meia hora e retire em seguida com um aspirador de pó. O bicarbonato ajuda eliminar os odores indesejáveis do colchão e ainda mata fungos e bactérias.

  7. Fique de olho nas especificações do fabricante do colchão principalmente sobre a quantidade de tempo em que é necessário fazer o rotação dos lados e até mesmo a substituição dele por um novo.

Retirando manchas do colchão

Com o tempo de uso é praticamento impossível evitar que algumas manchas acabem aparecendo no colchão. Mas algumas dicas caseiras são bem eficientes tanto na remoção de manchas quanto na eliminação dos odores.

Removendo manchas de sangue

Para remover manchas de sangue do colchão o ideal é usar produtos a base de peróxido de hidrogênio, pois este tipo de produto quebras as enzimas da mancha retirando-as facilmente. Aplique sobre a macha, deixe agir alguns instantes e retire com um pano úmido e água.

como remover manchas

fonte: remedyhealthcare.net

Mas existe também  a solução receita caseira que funciona como um verdadeiro coringa para a limpeza da casa, o bicarbonato de sódio. Para usar é fácil, umedeça o local com água ou vinagre branco, coloque um pouco de bicarbonato de sódio puro em cima da mancha. Deixe agir por alguns instantes (você vai perceber que mancha irá subir em uma leve fervura no bicarbonato) e remova com um pano úmido. Se mesmo assim ficar úmido, use papel toalha no local apertando bastante até remover o restante do líquido.

Se mancha persistir, repita a operação esfregando o local com uma escova macia e detergente neutro.

Existe outra técnica caseira que é usando um pó amaciante de carne para remover as manchas mais resistente. Basta misturar e com água fria até se obter uma pasta, em seguida aplique na mancha e deixe agir por uma hora. Retire com um pano úmido.

Manchas de comida e bebida

Para remover esse tipo de mancha, você pode utilizar a mesa receita do bicarbonato de sódio ou utilizar uma mistura de álcool com vinagre branco e água, e aplicar na mancha com um pano úmido.

Essa técnica funciona também para as machas amareladas desconhecidas que aparecem no colchão com o tempo assim como marcas de cigarro e comida.

Tirando cheiro de urina no colchão

Quem tem criança em casa sabe como é importante uma capa impermeável no colchão. Mas caso o acidente tenha acontecido e penetrado na espuma, o ideal primeiramente é secar o excesso de líquido com um pano e toalha de papel. Em seguida aplique uma boa quantidade de bicarbonato de sódio em cima do local e deixe agir durante o dia todo. O bicarbonato vai absorver boa parte da umidade e do odor também. Após fazer isto, aspire bem o local.

Se o odor persistir, utilize uma mistura com água quente, vinagre branco álcool, aplique sobre a mancha com um borrifador.

É isso, dicas simples para uma boa noite de sono e com muito mais saúde!

#

Recomendado para você