Como organizar o guarda-roupas

Aprenda como limpar e organizar item por item do seu guarda-roupas de forma prática e funcional!

Publicado por: Cida Ramos

Independente do tamanho do seu guarda roupas ele precisa ser organizado. E fazer isso é uma tarefa meio confusa para muitas pessoas, por isso hoje você vai ver como organizar o guarda roupas da melhor forma.

Vamos te mostrar que com um bom planejamento é possível conseguir milagres na hora da arrumação. Mas o mais importante é que o seu guarda-roupas ou closet fique funcional, te ajude na hora de se arrumar e isso faz toda diferença.

 

Veja também:

Como conservar e guardar suas roupas sapatos e bolsas

O que dobra e o que coloca no cabide

Um Closet para chamar de seu: Dicas de um closet planejado

 

Antes de começar a arrumação

Retire tudo do armário e limpe

Antes de começar a reorganizar o seu guarda roupas, você precisa retirar tudo de dentro dele. Ai você deve limpá-lo, aproveite o momento para limpar prateleiras, gavetas e cantos.

Como limpar o guarda-roupa

  • Passe um aspirador  nas prateleiras e gavetas. Alguns deles têm um acessório com uma escova macia, apropriado para encaixar na mangueira de sucção e limpar o armário.
  • Faça uma mistura de vinagre com álcool em um balde com 3 litros de água. Pegue um pano limpo e mergulhe nessa mistura. Limpe o armário e seque em seguida.
  • Depois que seu armário estiver limpo e antes de guardar suas roupas, borrife um desodorizante e deixe o produto agir com as portas abertas por 15 minutos.
  • Caso o lugar onde você more seja úmido, coloque algum produto para combater o mofo em pontos estratégicos do guarda-roupa.

Veja também:

Como eliminar o mofo da sua casa

Como conservar e guardar suas roupas, sapatos e bolsas

Produtos e utensílios que ajudam na organização

  • Faça organizadores – compre alguns cabides, suportes, caixa transparentes  e afins antes de começar.
  • Cestos de tecidos (ou não tecidos) são ótimos para guardar qualquer coisa! E além de organizar ainda dão um toque de decoração.
  • Esses divisores de gavetas você mesmo pode fazer com caixa de sucrilhos, maisena, macarrão..entre outros. São ótimos para colocar acessórios e meias.
  •  É só você colar tecido ou encapar a gaveta com papel contact.
  • Pode comprar pela internet diversos utensílios maravilhosos para a organização como um porta cabides, para economizar espaço, divisórias de plástico, sacos para edredom.

Definindo o que é importante – O que fica e o que sai e o que arquiva por estação.

  • Antes de começar a arrumar o guarda-roupa, é preciso definir o que é importante no seu vestuário e o que não precisa mais ser guardado. Assim você vai ganhar espaço e praticidade no seu dia a dia.
  • Coloque as camisas, calças, shorts, saias, vestidos, roupas íntimas e outras peças em cima da cama, de forma setorizada. Crie uma fila de sapatos no chão.
  • Separe as roupas e sapatos em pilhas de “sim”, “não” e “talvez”. Analise peça por peça e crie novas pilhas: o que você quer manter, o que não se imagina usando de jeito nenhum e o que ainda está na dúvida.
  • Arrume uma sacola grande, separe as roupas e sapatos que não quer mais usar e destine para doação.
  • Experimente as roupas da pilha do “talvez” e coloque na pilha do “sim” se ainda quiser mantê-las. Mas lembre-se: na próxima vez que organizar o guarda-roupa, avalie se valeu a pena guardá-las ou não.
  • Algumas peças do vestuário não são usadas no dia a dia, mas tem importância afetiva ou um uso específico como um casaco pesado de inverno, por exemplo. Essas roupas não precisam estar à mão, mas devem ser bem conservadas. Arrume uma mala ou uma caixa e guarde em local bem arejado, para quando precisar usar.
  • Na hora da organização você sempre encontra uma peça amassada, ou aquela que você não vai mais usar, ou então aquela que precisa de um ajuste, não é verdade? Então separe esses montinhos da seguinte forma:Roupas amassadas que precisam ser passadas novamente.Roupas que não use porque precisam de ajustes ou fazer a barra. Não tenha medo de levar peças para a costureira, mas só leve se você for realmente usar depois do ajuste!

Como organizar o guarda-roupas: dicas de arrumação

Foto: shutterstock.com

  • Agora que seu armário está limpo e você já sabe o que quer guardar lá dentro, e tem em mãos alguns itens para ajudar na organização, é chegada a hora da arrumação do armário.
  • Há cabides apropriados para pendurar vestidos, saias, calças ou jaquetas. Escolher o modelo certo vai evitar que sua roupa fique marcada ou que a peça deslize do cabide.
  • As roupas mais delicadas, como vestidos de festa por exemplo, podem ficar dentro de sacolas para melhor conservação.
  • Pendure a roupa por tipos. Crie uma zona imaginária dentro do seu armário para pendurar separadamente vestidos, calças e casacos, entre outras peças. Organize por cor, assim como os lápis de cor são guardados dentro da caixa, por exemplo. Será mais fácil encontrar as roupas que você quiser.
  • Separe as gavetas. Pense onde guardar roupas íntimas, pijamas, roupas de banho e meias. Você também pode ter uma gaveta ou uma área para blusas e roupas de ginástica; e outra para roupas de frio, como moletons ou casacos.
  • As roupas podem ser guardadas de acordo com as estações do ano também. Se estiver frio, deixe as peças mais leves no fundo da gaveta e vice-versa.
  • Outra dica é colocar as roupas dobradas em camadas e não empilhadas. Assim você vê o que está no fundo da gaveta.
  • Compre organizadores como sapateiras, caixas para cosméticos ou cabides de pendurar bijuterias. Eles vão deixar seu armário mais arrumado e esses objetos sempre à mão.
  • Quando você terminar a limpeza e a organização de seu guarda-roupa, escolher o que vestir no seu dia a dia será bem mais agradável. Aproveite que tudo está guardado no lugar, use a criatividade e inove o visual.

Vendo item por item da arrumação

Cabides

A organização do  guarda-roupas começa sempre pelos cabides. Então prefira pendurar no cabide itens que são facilmente amassados ou então difíceis de dobrar e manter: Vestidos, camisas, ternos, camisas e casacos grandes.

Extensor de cabides

Separe por categorias de roupas e, depois, por cor. Você verá rapidamente que, com essa simples configuração, você terá muito mais noção do que está à frente. Aqui, não tem muito segredo para pendurar – os métodos tradicionais já satisfazem bem.

Dica:

Você precisa mesmo pendurar aquela calça jeans? E aquela camiseta de algodão? Na hora de pendurar, priorize as roupas que amassam. As demais coloque em gavetas ou prateleiras. Além de organizado, economizará seu tempo na hora de passar roupas.

Roupas pesadas

Você pode colocar as roupas mais pesadas, como casacos, nos cabides de madeira que são mais resistentes; nos de plástico as roupas mais leves como camisetas e blusas.

Organizar guarda roupa por cores

Organizar guarda roupas por cores, além de organizado, fica super bonito. Você começa pelo tom mais  claro para o mais escuro. Se está com pouco espaço, você pode colocar mais de uma peça da mesma cor no mesmo cabide, assim você lembrará mais fácil onde guardou a peça.

Ou você pode separar também as roupas escuras, das coloridas e das brancas. Facilitando na hora de guardar as roupas lavadas e de manter o guarda-roupas organizado.

Blusas e camisetas:

Escolha as que ficarão na gaveta e separe. Para dobrá-las, pense nelas divididas em 3 partes verticais. Dobre um dos lados com a manga pra frente e outro pra trás, conforme a figura. Depois, dobre em 3 partes horizontais, de forma que a estampa ou parte que a identifica fique aparente. Isso é importante para que você possa identificá-la facilmente na gaveta. Esse método serve tanto para regatas quanto para mangas curtas e compridas.

Novamente, divida as roupas por cor, da mais clara para a mais escura. Se tiver espaço no guarda-roupa coloque-as penduradas, se não tiver use gavetas ou prateleiras. Ao colocar na gaveta, procure deixa-las de pé, com a parte da estampa aparecendo, ou enroladinhas com a parte da frente aparecendo.

Calça, shorts e saias

Foto: Anna Fasano

Se não tiver espaço para pendurar em cabides, dobre a peça ao meio, de forma vertical e alisa bem, até que ela esteja bem alinhada. Depois, dobre-a de forma horizontal em até 4 partes e, assim como as camisetas e blusas, guarde-a na gaveta de pé e organizado por cor.m Elas também podem ficar em prateleiras dobradinhas organizadas por cor.

Os Jeans

Jeans é uma peça de roupa pesada e ruim de pendurar em cabides, a melhor solução pode ser dobrá-las e deixa-las em uma prateleira ou gaveta.

Separe-as por tipo de modelagem como skinny, reta, flare ou por cor.  Se o seu guarda roupa possui nichos, enrole suas calças e coloque dentro (essa técnica eu acho ótima para não amassar, criar vincos), mas se preferir coloque-as deitadas em uma gaveta ou prateleira.

Cintos e Gravatas

Existem diversas formas de você guardar seus cintos e gravatas, você pode usar uma caixa de papelão com divisória e colocá-los em uma gaveta ou prateleira.
Pode pendurar em ganchinhos na porta do seu guarda-roupas. Ou pode pendurar em cabides apropriados para cintos ou gravatas também.

Lingeries

A organização delas exige muito cuidado por serem peças que ficam em contato direto com as partes íntimas. O ideal é que se forre a gaveta com papel de seda. Se for usar divisórias que sejam de um material que possa ser limpo adequadamente.

Para os sutiens o ideal é que fiquem em uma gaveta, enfileirados eles não deformam e você pode visualizar facilmente. Pode ordenar pela cor por ordem dos mais usados para os menos usados.
As calcinhas dobradinhas também podem ficar enfileiradinhas ordenadas pelas cores, e bem dobradinhas vão ocupar pouco espaço.

Roupas de cama, mesa e banho

Elas ocupam muito espaço, mas com jeitinho tudo fica organizado.  Outra opção é guardar conjuntos de lenções dentro da própria fronha, como você pode ver na foto acima, assim você vai pegar o conjunto todo quando for usar e fica tudo organizado sem desarrumar as pilhas de lenções. 🙂  As roupas de cama que não for usar constantemente podem ser colocadas em sacos e etiquetadas, assim você identifica melhor na hora de procurar para usar.

A dica é colocar uma etiqueta com a descrição das peças que tem dentro. Se estiver sobrando prateleiras, dobra bonitinho e organiza por segmento ou por cor que vai ficar bem bacana. O saco com fechamento a vaco é ótimo para diminuir o tamanho do edredom e de peças maiores.

As roupas de cama maiores, como edredons, cobre leitos, cobertores podem ser arquivados na parte de cima do guarda roupas. A melhor maneira é guarda-las em caixas, pode ser de papelão, ou até mesmo em cestos na parte de cima do guarda-roupas,  já que você não precisa pegá-las toda hora.

Sapatos, Sandálias e Calçados em geral

Por mais que se tenha espaço no guarda roupas, o modo de guardá-los exige cuidados, para que não amassem ou deformem. E por outro lado tem o fato de que eles são usados fora de casa, então além do cheio é mais higiênico ter os sapatos arrumados fora do guarda-roupa, dentro de uma sapateira ou prateleira, como preferir.

Novamente, separe-os por tipo. Sapatos, chinelos, sapatilhas, sandálias, botas. Se tiver uma sapateira grande, separe-os por tipo e cor, um ao lado do outro. Lembre-se sempre de limpar os sapatos antes de guardá-los.

Na hora de organizar os sapatos e botas

As botas podem ser organizadas em nichos, com papeis por dentro para não deformar. Outra opção é prender em cabides com presilhas e pendurá-las para que não se deformem.

Não tem espaço nenhum no guarda-roupa ou closet para seus calçados? Você pode separar um cantinho do cômodo e guardá-los nas suas próprias caixas. Coloque uma etiqueta ou foto do sapato na frente da caixa, e você sempre saberá qual pegar.

Se não quiser guarda-los em caixas, procure saquinhos com etiquetas. Mas lembre-se: Sempre com as solas coladas umas nas outras!

Existem também suportes aramados, prateleiras, com bom preço que podem ser usados como prateleiras para os sapatos e deixá-los de forma mais organizada sem gastar muito.

Bolsas, malas

As malas são como as roupas de cama, podem ficar na parte mais alta do seu guarda-roupas ou closet, por não serem usadas todos os dias.

Quanto as bolsas elas precisam estar a mão, e também exigem cuidados para não amassar e deformar. Você pode pendurar em cabides dentro de um armário como se fossem roupas.

Outra hipótese é ter um armário pequeno tipo uma sapateira com prateleiras e colocá-las em ordem de cores assim como as roupas.

Dica importante: 

Pratique o desapego! Crie o hábito de doar peças que você não usa quando você comprar roupas novas. Sempre é importante ajudar quem realmente precisa, mas no inverno, por conta do frio, é um momento especial.

Fontes de pesquisa e fotos: lojaskd.com.br / cleanipedia.com / buzzfeed.com

Inspirações

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *