Compartilhe:

Como de aniversário- Veja como organizar um chá da tarde para comemorar aniversário

Se você quer comemorar o seu aniversário sem festa, e quer uma reunião discreta e íntima entre amigas ou amigos, uma boa opção é organizar um chá da tarde. Veja nesta matéria todas as dicas para um chá de aniversário perfeita!

Publicado por: Cida Ramos

chá de aniversário-chá-entre-amigas-cha-comemoracao

Se você não quer uma festa de aniversário convencional, se você quer uma reunião intimista e para poucas pessoas a ideia de fazer um chá da tarde é muito boa. É conhecido também como “Chaversário” e tem conquistado espaço  e muitos adeptos.

As dicas que vamos dar pode ser para vários tipos de chá, pode ser de aniversário, chá de cozinha, chá de lingerie, chá de bebê, chá de frauda, chá de qualquer tipo. Basta transformar algumas coisa e tudo dá certo, a base é a mesma.

Eu comecei essa matéria por causa de uma amiga muito querida, que não mora aqui no Brasil, mora na Alemanha, e me pediu para dar algumas dicas do que ela poderia fazer no seu chá de aniversário. Ai eu fiquei pensando em tanta coisa, e como ela merece o melhor, resolvi fazer a matéria, e seja como for que ela venha escolher o seu tipo de chá, para o seu niver no dia 4 deste mês, ela acho que vai encontrar algumas sugestões interessantes aqui. Se eu estivesse perto dela, faria tudo direitinho sem ela ter que se preocupar muito. Tentaria ajudar pessoalmente, mas como não vou poder ir para vê-la e participar desse encontro, deixo aqui a minha homenagem, e o meu carinho com votos de muitos anos de vida e felicidade para minha querida amiga Bia do blog Ateliê da terapia Artesanal. Que aliás vale muito a visita! Beijos minha amiga Bia!

Bem, vamos às dicas: Uma das primeiras coisas que você deve pensar é o lugar, se vai ser na sua casa, dentro ou fora dela, ou em outro espaço. Dessa forma você vai poder pensar na decoração e em outros detalhes importantes. É claro também, que o lugar, o espaço além de estar relacionado com o seu desejo, também está ligado a quantidade de pessoas que você vai convidar.

Então a primeira coisa mesmo a se pensar é nos convidados, a partir dai você escolhe o lugar, como vai ser a decoração e todo o resto.É importante também saber o quanto se quer gastar, porque um simples chá pode deixar de ser uma coisa básica para se tornar um banquete.

Dicas para organizar um chá de aniversário 

Convites e número de convidados

convite-cha-aniversario-xicara

Você pode convidar por telefone, e-mail ou rede social, mas fica fofo se fizer o convite mesmo que seja para dar ao término da tarde, entregando como símbolo do momento.Vale lembrar que este convite deve ser feito ou entregue,  no mínimo, com 3 ou 4 dias de antecedência. E o melhor horário a ser estipulado é por volta das 15 horas.

Não se esqueça de confirmar a presença dos convidados, para poder compor os lugares à mesa, se você quiser optar por uma mesa posta com lugares definidos.

Escolha do ambiente e a  Decoração 

decoracao-para-cha-aniversario

Depois que você souber a quantidade de pessoas, o que vai servir vai poder escolher se o seu chá vai ser dentro de casa, na varanda, no jardim ou em um restaurante, padaria, club ou em um espaço diferente.Tudo vai depender do que você deseja, de como quer que o seu chá seja e também da quantidade de pessoas e de coisas que pretende servir. Se for muito grande vai precisar de um espaço maior. A partir daí você vai poder pensar na decoração. De qualquer forma ela deve ser colorida, divertida, agradável.

Música 

No dia do seu chá, pouco antes de começar o evento, coloque uma música ambiente, de preferência instrumental,  em volume baixo (para não atrapalhar a conversa). Uma música agradável sempre ajuda a relaxar e a compor o clima de qualquer evento.

Definindo o cardápio

cardapio-para-cha-aniversario

Depois de definir o numero de convidados, defina o cardápio. Se o chá for para muitas pessoas, ou mais chic, ligue para os fornecedores e agende tudo com antecedência principalmente a prestação de Buffet, serviço de florista, garçon/copeira, doceira, músico, fotógrafo.

Se você mesma for comprar os itens, vai encontrar muitas coisas no supermercado, delicatessem ou naquela padaria que tem tudo e mais um pouco de coisas deliciosas que vão cair como uma luva no seu chá.

Bolos, biscoitos, pequenos sanduíches cortados em pedacinhos, espetadinhos já é um padrão no chá da tarde. Eles podem ter diversos sabores como sanduíches feitos com pastinhas diversas. Existem inúmeras e se você for adepta pode incluir tomate, pepino, alface. Dá para fazer também os sanduíches doces recheados de um lado com cream cheese e do outro com uma geléia. Fica ótimo!

Petit four ou Scones 

Os petit fours ou scones também fazem parte da tradição do chá da tarde.

Esses biscoitos que você mesma pode fazer em casa, são feitos com farinha, ovos, creme e podem incluir outros ingredientes como passas, noz-moscada e tâmaras. Ficam uma delicia! Tem também as bolachas pintadas, aquelas decoradas que normalmente a gente faz para o Natal, elas decoram e além de lindas ficam deliciosas.

Bolos e doces

Você pode fazer os famosos cup cakes, e também os bolinhos tradicionais, vale o bolo de laranja, de cenoura, bolo de chocolate que sempre agradam a todos!

bolo-para-casamento-aniversario-simples-vintage

Tudo isso além daquele bolinho com carinha vintage, para o momento dos parabéns, que você vai fazer de acordo com o seu gosto, bem recheado e feito com carinho. Você pode ver aqui no PortalTudoAqui uma matéria com 7 receitas de bolo de aniversário e fazer você mesma essa maravilha e item tão importante em qualquer evento ou festa.

Veja também>> Como escolher o bolo ideal para aniversário

Outros doces como compotas para quem quiser comer com pão ou torradas. Pode ter também creme de amêndoas (Nutella) ou pasta de amendoim. Tudo para adoçar a boca dos convidados e convidadas mais queridas.

Chás 

É claro que bons chás não podem faltar nesta ocasião, então você pode providenciar além do tradicional chá do café da manhã inglês e o Earl Grey, outras variedades como  chás de ervas de diferentes tipos como o cardamomo, cravo, noz-moscada, canela, gengibre e pétalas de rosa, ou mesmo os chás caseiros com erva cidreira, o de casca de laranja, o de camomila e erva doce.

Para acompanhar o chá, você precisa ter açúcar, adoçante em pó ou liquido e se quiser caprichar tenha um creme que pode ser feito a partir da nata batida com umas colherinhas de açúcar, ou o creme de leite fresco. Fica uma delícia e todo mundo adora um creminho misturado ao chá ou café. Por falar nisso forneça outras bebidas como limonada, sucos, café e chocolate quente.

Outras comidas como finger foods 

Se quiser um chá mais completo, com cardápio que surpreenda os convidados,  sirva algo diferente, como uma salada de frango em tortillas, para isso basta enrolar as tortilhas e cortá-las em forma de discos. Faça também mini pizzas, inclusive com opção  vegetariana com diferentes vegetais e cream cheese. Corte-a em pequenas fatias e sirva aos convidados junto com seus chás.

Veja também>> Como fazer um coquetel com finger food’s

Mini sanduíches com recheios variados

cardapio-sanduiches-variados-espetadinhos-finger-foods

Pode fazer composições interessantes como presunto e melão, enfeitar com uma folha de hortelã e espetar com um palito gracioso. Fica lindo e é uma delícia.

cardapio-presunto-com-nelao-espetadinhos-finger-foods

Pode também fazer espetada de salada caprese, com mussarela de búfala, mini tomate e manjericão com uma gota de azeite extra virgem.

salada-caprese-espetadinhos-finger-foods-para-cha-aniversario

Pode fazer rodelas de pão, com presunto ou peito de perú com uma fatia de pepino em conservas e um pedacinho de pimentão. Uma delícia!

pao-com-presunto-pepino-espetadinhos-finger-foods-para-cha-aniversario

Pode servir na colher, com uma folha de alface, com uma pastinha de beringela ou patê de salame e um pedacinho de queijo por cima.

comidinhas-na-colher--finger-foods-para-cha-aniversario

Rondele de abobrinha espetadas. As abobrinhas são cortadas em fatias longas depois grelhadas no azeite, recheadas com cream cheese ou ricota com e tomate seco.

robata-batata-finger-foods-batata-espetada-com-tomate-seco

Para quem não dispensa uma batatinha, dá para fazer uma robata espetada de meia batata com presunto de Parma e queijo fundido ou com tomate seco e manjericão, uma delícia!

doces-na-colher--finger-foods-para-cha-aniversario

Tem também os doces servidos na colher, como brigadeiros, bicho de pé, beijinho de coco, doce de coco e tantos outros. Faça um doce pastoso e coloque nas colheres, são porções pequenas e todo mundo adora!

Organizando a mesa para serviço americano

mesa-para-cha-aniversario

O ideal é fazer um esboço, um mapa, onde mostre o planejamento definindo onde vai colocar cada coisa que  vai ficar na mesa. Escolha os pratos, potes e utensílios e tudo o que você vai colocar na mesa. Depois vá seguindo o mapa que você fez para a distribuição.

Ai você organiza as comidas,  onde vão ficar os pães, bolos, doces. Se possível tenha uma mesa especial para o bolo principal, o dos parabéns e os docinhos assim como as lembrancinhas se houver.

Comece da esquerda para a direita:

– Guardanapos – Seja qual for o número de pessoas, guardanapos de pano são sempre os mais indicados.
– Pratos de sobremesa
– Pratos e xícaras de chá
– Pratos e xícaras de café
– Todos os talheres necessários para a ocasião
– Copos
– Todos os líquidos ( Jarras com água saborizada, Jarras com sucos de frutas, garrafas térmicas com água quente, leite, café, chocolate).
– Açúcares e adoçantes
– Cremes
-Manteiga
-Margarina
-Requeijão
-Creme chantilly
– Bolos e/ou tortas
– Frutas
-Doces ou compotas
– Capuccino
– Sachês com algumas variedades de chá
– Adoçante, açúcar branco, açúcar mascavo em sachê ou  no açucareiro
– Mel
– Geléia

Organize em  travessas 

– Três qualidades de queijo
– Três qualidades de frios
– Mini sanduíches
– Petit-fours
– Trufas
– Frutas da estação (descascadas e cortadas)

Organize em cestas forradas com guardanapo 

– Três variedades de pão
– Torradas
– Bolachas salgadas

Coloque em pratos decorados 

-bolos variados cortados em quadradinhos
-rocambole fatiado

Coloque em um suporte especial o bolo principal do aniversário

O bolo principal, o dos parabéns deve ser colocado em uma mesa decorada, com saiote de papel crepom, ou filó, ou com fitas amarradas em um barbante para decorar e para que ela fique bonita e chame atenção. decorado para os parabéns, em uma mesa com os docinhos dispostos em pratinhos decorados, e se possível faça decoração com pompons.

Arrumando a mesa com serviço à francesa

arrumacao-mesa-servico-a-francesa-para-aniversario-cha

Para um serviço à francesa, basta seguir o esquema da foto acima. Alguém vai precisar servir as convidadas. Ou você coloca mesas de apoio, a pessoa se levanta, se serve e volta à mesa.

Garçom , copeira ou ajudante

Conte com a ajuda de alguém, para que reponha as bebidas e os alimentos, à medida que estes forem acabando

O que diz a etiqueta

– Não sirva nada antes da própria refeição. Não precisa esperar todos estarem presentes, para começar a servir, desde que já tenha passado da hora marcada.

Bebidas

bebidas-para-cha-aniversario

O ideal é quem em outra mesa se organize a parte as bebidas, sucos, garrafas com chá, café e chocolate. .  Isso facilita a que as pessoas se sirvam e no dia do evento você pode delegar a arrumação das mesa para outras pessoas caso seja necessário e você se encarrega dos detalhes finais.

O que servir:

Sirva as bebidas sem açúcar,  água com e sem gás. Pode usar também uma linda jarra de vidro com fatias de frutas e flores comestíveis para saborizar a água. Fica lindo e muito deliciosa a água assim.

Para finalizar sirva um chá detox

bebidas-para-cha-aniversario-cha-detox

Se quiser fechar com chave de ouro, sirva um Chazinho detox ou digestivo. Existem os mais chic’s como o Kusmi Tea que é Francês, com uma mistura de verde, mate e cidreira. Mas você pode fazer o seu, apostando no chá verde, erva cidreira. Chá de abacaxi com gengibre e canela também é outra ótima opção. Tem também aquele chá verde amargo que os japoneses adoram o ban-chá feito da Camellia sinensis.

Lembrancinhas

lembrancinha-cha-aniversario

Se quiser colocar a cereja do bolo,pode dar uma lembrancinha, algo fofo como um bem casado embrulhadinho, uma marmitinha com biscoitos e bolo, um pote de geleia customizado ou uma coisa que lembre a sua festinha.

 Fotos com ideias de convites e itens de decoração para um chá de aniversário ou de qualquer tipo

modelos-de-convites

-decoracao-cha-aniversario

detalhess-decoracao-para-cha-aniversario

detalhess-decoracao-para-cha-aniversario-flores

 

Então essas são as minhas ideias para fazer um chá da tarde para comemorar aniversário. Poderia também servir para um chá de cozinha ou chá de panela, chá de fraldas, chá seja ele de que motivo for. O princípio é o mesmo o que muda é o tema. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

# # # #

Recomendado para você

Comentários

31 Respostas para “Como de aniversário- Veja como organizar um chá da tarde para comemorar aniversário

  1. Cássia disse:

    Muito boa estas dicas!

  2. MARIA DE LOURDES ARAUJO disse:

    ôba amei tudo hum ki delicia………
    nossa vou fazer essas delicias…
    stou fascinada com tantas receitas deliciosas hummmm

  3. DALVA MARIA DE ALMEIDA disse:

    Adorei as dicas. Melhor impossível! Agora, é só esperar o aniversário chegar. VALEU!!!

  4. Terezinha Moraes disse:

    Gostei muito.
    Era o que precisava para definir minha ideia inicial.
    Senti falta de um valor aproximado de orcamento.

    Muito obrigada

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Terezinha, não é possível mensurar valor porque casa cidade tem preços diferentes, cada pessoa define o que vai querer fazer, quantos e quais itens e cada um sabe do seu orçamento. E além do mais o preço de hoje não é o do mês que vem, do ano que vem. E a matéria fica aqui por anos. Então você precisa fazer essa parte de pesquisa de preços. Obrigada pela visita

  5. Diana Farias disse:

    De grande valia. Estava pensando em algo assim. Vou planejar e vai dar tudo certo.

  6. gilvanete disse:

    gostei muito vou fazer cha de bb otimas ideias

  7. GISELE disse:

    AMEU TUDO!!!!
    É EXATAMENTE ISTO QUE ESTOU QUERENDO FAZER NO MEU ANIVERSÁRIOS. UMA COMEMORAÇÃO ÍNTIMA E FAMILIAR.
    GOSTO DE COISAS DIFERENTES, QUERO FUGIR UM POUCO DO CHURRASCO, FESTA JUNINA…JA QUE COMEMORO MEU NIVER DIA 14 DE JUNHO.BJSSSS

  8. ana cristina disse:

    simplesmente perfeito!!!

  9. cristiane moura disse:

    Minha gostaria muito de fazer o aniversário dela assim.
    Alguém conhece alguma pessoa que faça o evento de chaversário, que possa indicar no Rio de Janeiro?
    Obrigada!!!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Cristiane, eu não conheço quem faça. Mas não acho que seja difícil você encontrar. De qualquer forma não é difícil fazer. Mesmo que você não tenha tempo,pode encomendar os quitutes ai na padaria da Barra, perto da Olegário Maciel, e comprar outras coisas no Panini Presto, aquela delicatessen da Armando Lombardi. No restaurante Tagliatelle também na Armando Lombardi você pode comprar um pão com calabresa e queijo que é uma delícia, e muitas outras coisas inclusive doces. Eu já morei no Recreio dos Bandeirantes, conheço tudo por ai, e sei que em poucas horas você compra tudo, tudo amiga para um chá da tarde inesquecível e vai gastar muito menos. Ah não se esqueça das flores e de uma decoração ao estilo vintage. Depois me conta como foi tudo. Obrigada pela visita 🙂

  10. Regina disse:

    Tudo muito bom. Parabéns

    1. Cida Ramos disse:

      Olá, Regina, que bom que você gostou! Obrigada pela visita e pelo gentil comentário. 🙂

  11. Jeanne disse:

    Fiquei admirada com tanto zelo e carinho, exatamente tudo que eu procurava para meu chá de aniversário!
    Obrigada♡♥

    1. Cida Ramos disse:

      Quem bom que gostou Jeanne! Obrigada pelo comentário carinhoso e pela visita, beijos!

  12. stella disse:

    Cidaaa, simplesmenteeeeee ameiii! Não sabee o quantooo me ajudouuu! Perfeitoooo! Obrigadaaa. Bjussss

    1. Cida Ramos disse:

      Quem bom Stella! Ficamos muito felizes quando conseguimos ajudar (por menor que seja) nossos leitores e leitoras, isso nos dá motivação e certeza de um bom trabalho. Obrigada e pela visita e pelo comentário carinhoso.

  13. Ana Azevedo disse:

    Eu fiz para 30 amigas e ficou lindo. Gostaria de postar as fotos

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Ana, Teremos prazer em postar as suas fotos. Se quiser pode nos passar o link do seu facebook, postar as fotos lá. Vamos analisar e fotos e depois disso podemos ver se estão apropriadas e com qualidade de imagem para postar na matéria. Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Aguardamos o seu link do face.

  14. Ana Azevedo disse:

    Eu fiz para 30 amigas e ficou lindo. Quero postar as fotos

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Ana, Teremos prazer em postar as suas fotos. Se quiser pode nos passar o link do seu facebook, postar as fotos lá. Vamos analisar e fotos e depois disso podemos ver se estão apropriadas e com qualidade de imagem para postar na matéria. Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Aguardamos o seu link do face.

  15. keityanny disse:

    Parabéns! vc pensou em tudo. O mais completo e sui generis que já encontrei . Bj

  16. Cecilia disse:

    Cida,
    Suas dicas foram otimas e deliciosas.
    Mas a minha dificuldade é como fazer, ja que eu trabalho, sobrando
    pouco tempo para fazer.
    Moro no RJ e gostaria de saber se vc tem alguem para indicar para realizar um cha em casa.
    Procurei na internet e nao vi nada interessante.
    Muito obrigada

  17. ryta bezerra disse:

    td perfeito, parabens ,vou fazer o niver e vou dar um cha otimo,ideia ,pois estva sem saber o quer fazer,mas agora eu sei

  18. Sônia Régia disse:

    Adorei as ideias. Vou aproveitá-las para o chá de Bodas de Ouro dos meus pais. Acho que vai ficar bem aconchegante e delicado! Se puder dar mais dicas para encantar o chá das Bodas, agradeço. Aguardo contato.

  19. Vânia G. de O. Calais. disse:

    Amei tudo que vi,muito bom mesmo! No ano passado não realizei porque não sabia, agora não tem como, rsrsr…Minhas amigas vão adorar! Vou fazer no jardim. Fluiu muitas idéias, acho que vai ficar um charme. Parabéns pelo seu trabalho! bjusssss!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Vânia que bom que gostou! Obrigada pela visita e pelo gentil comentário. Boa festa e depois passa pra contar como foi. Beijos :*

  20. Stila disse:

    Tudo muito bonito. Alguma idéias novas e tudo razoavelmente fácil para se fazer. Que tal um chá temático? /fizemos um e o tema era ‘livro’ . Surgiram idéias esplêndidas. Obrigada pelas suas.

  21. Stila Borges Coelho de Sousa disse:

    Tudo muito bonito. Alguma idéias novas e tudo razoavelmente fácil para se fazer. Que tal um chá temático? Fizemos um e o tema era ‘livro’ . Surgiram idéias esplêndidas. Obrigada pelas suas.

  22. tania disse:

    Amei tudo!!!
    PARABÉNS!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Tania, obrigada pela visita e pelo gentil comentário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *