Imagem: AltoAstral.com.br

O primeiro fio branco a gente nunca esquece! E aos poucos a gente descobre que  arrancar não resolve mais o problema né meu bem? Para algumas os fios brancos começam a aparecer mais cedo, já em outras eles dão o ar da graça bem mais tarde. Mas calma, se você já tem muitos fios brancos,vamos aprender quais opções você tem para cobrir a raiz branca dos cabelos.

Por que os fios brancos aparecem?

O mais comum é o fator genético, onde herdamos algumas características dos nossos pais. Cabelos branco muito cedo e calvície são algumas heranças que recebemos.

Mas outro fator muito recorrente e importante é o famoso estresse. Mal comparando, aquele dito popular “já estou de cabelo branco de tanto problema” tem o seu fundo de verdade. O estresse sim prejudica em muito a nossa saúde, e os cabelo branco acompanham o problema. Infelizmente algumas pessoas também acabam desencadeando a alopecia, que é a queda de cabelo acentuada, mas isso é outra história.

Tem também os fatores hormonais que são comuns nas mulheres conforme a idade vai avançando. Fato é que, o aparecimento dos cabelos brancos é normal, mais cedo ou mais tarde você terá que lidar com isso.

E claro, um hora você vai querer (ou precisar) pintar a raiz branca dos cabelos. Algumas técnicas tem uma durabilidade maior, outras quebram um galho entretanto, precisam de uma manutenção regular. Por isso vamos esclarecer as vantagens e desvantagens dessas técnicas.

Como cobrir a raiz branca dos cabelos?

Produtos  para maquiar os fios brancos

Existem muitas maneiras, uma duram mais que as outras. Um truque (vou dizer truque porque apenas disfarça a raiz branca) é usar os produtos de maquiagem específicos para cobrir os fios. Muitas marcam comercializam seja em forma de “batom”, bastando apenas aplicar sobre os fios brancos.

Alguns produtos corretivos de raiz parecem um máscara de cílios. Basta aplicar nos fios brancos e pronto, resolvido. A durabilidade é de uma aplicação ou seja, lavou saiu.

Agora você me pergunta, vale a pena ter um tonalizante para fazer retoque na raiz mesmo sem durabilidade? Sim vale, principalmente se você não tem muitos fios brancos. Imagine a situação onde você não teve tempo para retocar a raiz e precisa sair ou ir ao trabalho com aqueles fios “gritando”, bem ali na sua franja? Pois é, um retoque com esses produtos e você já tá pronta. É um SOS que vai te ajudar nessas horas.

Atenção, esse tipo de produto tem que ser da cor exata da raiz do cabelo certo? Castanho claro, escuro ou preto vai fazer diferença.

Outro produto bem prático é o spray retouch, que pinta de forma rápida a raiz dos cabelos.

Tonalizantes (aquele das caixinhas)

Muito comum de ser encontrado em farmácias e supermercados, e sua aplicação também é fácil. Esse tipo de tonalizante tem uma quantidade de pigmento muito menor que uma tinta profissional, por isso os retoques e manutenções ocorrem mais regularmente.

Tintas e tonalizantes

Para usar é simples, basta seguir as instruções da embalagem de cada marca. No geral, existe um creme revelador e a tinta em si. Misture os dois e aplique na raiz do cabelo deixando uma pausa média de 35 minutos. Enxágue bem e pronto!

Veja também

Tudo o que você precisa saber antes de fazer mechas ou descolorir os cabelos

Como matizar ou desamarelar o cabelo loiro em casa

Retoque de raiz com tintura profissional – A melhor maneira

Se quiser cobrir a raiz branca dos cabelos com perfeição e ainda conseguir uma durabilidade maior, o uso de uma tinta profissional é melhor pois a quantidade de pigmento e qualidade é muito superior que os tonalizantes.

Pela qualidade e durabilidade, as tintas profissionais são as mais indicadas. Você vai precisar também adquirir a água oxigenada de 10 volumes para a mistura.

Dica secreta de salão!

Essa maneira de pintar a raiz do cabelo é ideal e muito comum em bons salões de beleza. Mas diferente dos tonalizantes de caixinha, a “receita não vem pronta” para você usar. É necessário seguir algumas etapas para atingir o resultado.

Como pintar a raiz do cabelo – passo a passo

  1. Pré tintura – Esse processo é importante para que o fio do cabelo abra as camadas para receber o pigmento de cor.
  2. Aplique com ajuda de um pincel de cabelo a água oxigenada de 40 volumes em toda a raiz. Deixe agir por 15 minutos e lace com shampoo e enxágue bem e retire o excesso de água com uma toalha.
  3. Misture a tinta com água oxigenada na quantidade necessária que você irá usar. Aplique na raiz com ajuda de um pincel e deixe uma pausa de 40 minutos.
  4. Lave bem (sem shampoo, uma vez que você já lavou o cabelo antes) e aplique um condicionador ou máscara de reconstrução.

Dica secreta de salão: Para remover marquinhas de tinta na pele, use um pedaço de algodão úmido com cinza de cigarro. Sai rapidinho!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.