Como planejar uma ceia de Natal

Veja que com dicas vamos te mostrar como planejar uma ceia de Natal para que o sua noite de Natal em família seja prazerosa e linda!

Publicado por: Cida Ramos
Foto: Pexels.com

Hoje vamos falar sobre como planejar uma ceia de Natal, com tudo o que você precisa para fazer uma linda comemoração com a sua família. Fazendo o planejamento correto não vai haver atropelos e tudo vai se tornar mais fácil!

Muitas pessoas peçam que é difícil se organizar e saber como planejar uma ceia de Natal em família, que precisam fazer muitas coisas, cozinhar diversas coisas ou gastar muito para fazer os quitutes para a ceia de Natal. Mas se você se organizar tudo vai dar certo e você não vai precisar gastar muito.

Não é preciso ficar ansiosa(o) para que tudo saia bem, basta escolher um cardápio, fazer a listra de compras, caprichar na decoração e para tudo isso basta ter um bom planejamento e fazer algumas coisas com antecedência assim sabendo como planejar uma ceia de Natal organizadamente vai sobrar tempo para se cuidar e curtir a festa.

Caso a sua opção seja por comprar os pratos prontos, lembre-se de fazer isso com bastante antecedência porque a lista dos estabelecimentos que fornecem pratos prontos costuma ser grande devido a demanda do evento de Natal e ninguém aceita pedidos de última hora.

E para quem prefere fazer basta seguir as etapas de preparativos que vamos listar para que você não se perca nos preparativos e esqueça algum detalhe. Caso você prefira fazer compras em um mercadão da sua cidade procure conferir os horários de funcionamento deles e poupe dinheiro comprando com preços muito melhores.

Seguindo as nossa dicas você vai saber como planejar uma ceia de Natal sem atropelos, sem deixar tudo para a última hora para não transformar esse dia em um pesadelo. Tudo fica melhor quando a gente planeja e se organiza, então vamos às dicas!

Como planejar uma ceia de Natal

Definindo o tipo de Decoração

Foto: Pexels.com

A decoração pode ser simples ou sofisticada, tudo vai depender do tipo de recepção que você vai oferecer, temos várias dicas de decoração que você pode ver aqui.

E mesmo que seja uma decoração simples, além da árvore de Natal e as luzes, você pode escolher uma toalha bonita, fazer alguns arranjos com bolas para colocar no centro da mesa e caprichar nos detalhes que fazem a diferença. Definida a decoração procure reaproveitar coisas que você já tem do Natal passado ou se precisar comprar faça uma lista dos itens que vai usar na decoração, escolha melhor lugar para fazer suas compras e procure se antecipar para que essa etapa fique resolvida.

Veja também:

Decoração criativa e baratinha para o Natal

Fazendo a lista de convidados

Foto: Pexels.com

Antes de partir para os preparativos da sua ceia de Natal, você vai precisar definir a lista de convidados, quantos e quais as pessoas que você vai chamar, para que depois disso possa saber o que vai gastar, o que vai comprar e todo o resto.

Duas semanas antes do Natal

Foto: Pexels.com

Depois de definir quantos convidados você vai ter, escolha o cardápio da ceia. Procure se lembrar do que os convidados gostam, do que não gostam, das suas restrições alimentares caso haja, para não deixar de ter opções para todos.

Veja também:

Decoração, receitas e tudo para o seu Natal

Entradas

Foto: Pexels.com

Depois dessa primeira providência pense na estrutura da ceia, com opções de entradas como: saladas, patês e pastinhas, castanhas típicas da época, por exemplo.

Veja também:

1o receitas de patês e pastinhas simples para entradas

20 receitas de patês e pastinhas deliciosas para entradas

Pratos principais

Foto: Pexels.com

Conforme suas poses escolha dois ou três pratos principais, entre o de costume nessa época como: tender, peru, bacalhau, frutos do mar, empadão, massa ou tortas.

Veja também:

Receitas dos Top 20 pratos salgados para o Natal

Receitas de Pernil

Acompanhamentos

Se possível forneça três opções de acompanhamentos como: maionese, farofas especiais, arroz de festa, batatas coradas, legumes assados ou grelhados.

Veja também:

Farofas para festas

Receitas com arroz pratos doces ou salgados

Receitas de Salpicão para Natal

Sobremesas

As frutas são uma das primeiras opções para sobremesa, principalmente as típicas e também  como:  uva, morangos, cerejas, abacaxi, melão, melancia manga etc.

Além das frutas, você pode fazer uma sobremesa especial como panetone recheado com sorvete, o trufado, as deliciosas rabanadas além do pavê, sobremesas cremosas que temos várias receitas aqui mesmo no nosso site.

Veja também:

Receitas de sobremesas para Natal e festas

Receitas de sobremesas rápidas e fáceis para o Natal e festas

Lista de compras

Foto: Pexels.com

Depois de definido o número de convidados e de escolher o cardápio, faça a lista de compras, a lista dos locais onde vai fazer essas compras para otimizar o seu tempo. Esteja atenta(o) as promoções e procure aproveitar ao máximo que puder. Os produtos não perecíveis podem ser comprados com antecedência e guardados para a ocasião.

Como planejar uma ceia de Natal

Na semana do Natal fazer compras

Foto: Pexels.com

Faça as compras finais baseando-se na lista que você já fez. Assim terá tempo para encontra-los em tempo.

Na antevéspera do Natal

Pelo menos três dias antes do Natal, você pode separar os itens que vai usar na mesa, como toalhas, louças, taças, talheres e tudo o que você vai precisar usar para cozinhar e para dispor nas mesas.

Na véspera do Natal

Foto: Pexels.comb

Você pode arrumar a mesa da ceia e deixa-la pronta. Se quiser pode marcar os lugares e decorar.

Faça o preparo dos itens do cardápio, o chamado “mise en place”, como cortar e picar o que for necessário, cozinhar legumes, lavar verduras, fazer molhos, pastinhas, patês. Lembre-se de colocar para marinar o peru, o tender, carne de porco se for o caso, coisas que precisam pegar tempero para depois serem cozidos ou assados.

Aproveite também para fazer as sobremesas, deixe para o dia apenas o que for preciso fazer de última hora, como o arroz, os assados. Não se esqueça de ficar atenta ao tempo de preparo das suas receitas.

Coloque as bebidas para gelar, se for fazer alguma bebida como batida, faça e coloque para gelar. Veja se vai precisar comprar gelo para isso.

Faça o preparo das entradas, deixe tudo pronto para não tomar tempo na hora de preparar a mesa. Deixe tudo organizado na cozinha para não haver atrasos de última hora.

Veja também:

Decorando a mesa para o Natal

Decoração simples para mesa de Natal

Na Noite de Natal

Foto: Pexels.com

Se você se organizou vai ter tempo para se cuidar, estar descansada e pronta para receber seus convidados e curtir a noite. O mais importante é receber com carinho, procurar deixar seus convidados à vontade e se sentindo em casa.

No dia 25 reaproveitamento para almoço

Foto: Pexels.com

Confira o que sobrou, faça o reaproveitamento e prepare um delicioso almoço com os restos da ceia. Assim não haverá desperdícios e seu almoço será delicioso!

Veja também:

Receitas com sobras do Natal

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *