Compartilhe:

Como restaurar bolsas, carteiras e acessórios de couro

Aprenda uma maneira prática e fácil de hidratar e devolver o brilho de bolsas e acessórios de couro em geral. Você vai se surpreender com o resultado e sem precisar gastar quase nada!

Publicado por: Cida Ramos

recuperando acessorios em couro

Acessórios de couro como bolsas, carteiras, cadeiras e cintos, casacos e tudo o que é de couro,  além de lindos e atemporais. E por serem de couro são mais duráveis quando bem cuidados,  e esse é o x da questão!

O couro natural precisa de cuidados especiais que vão da limpeza, ventilação,  a hidratação, o armazenamento adequando quando são guardados para a melhor conservação  do material para que ele seja preservado ao longo dos anos.

E ideia deste post veio justamente da necessidade em recuperar uma das minhas bolsas preferidas e uma carteira de couro da mesma marca. A bolsa é de couro preto com um acabamento de brilho,muito parecido com o do verniz só que menos. Um brilho muito bonito e chic. A bolsa é média, prática e super funcional, a carteira da mesma marca conhecida de muitas é igualmente um bom produto, e muito durável. No caso dela o couro é com textura e com menos brilho.

As duas peças passaram por um tempo em minha residência no Rio de Janeiro, Recreio dos Bandeirantes onde o tempo é úmido, quente e com maresia.Tinha que ter muito cuidado com tudo, e principalmente com o mofo.  Depois vim morar no centro Oeste, MS, onde o tempo é seco, com baixa umidade do ar. Tudo resseca! Acontece com tudo, a começar com a gente, que costumamos nos hidratar de todas as formas. Imagina com os  sapatos, bolsas, acessórios, casacos e tudo mais o que eu tenho que é de couro!? Pois é, tudo seco no último!

 

Veja também:

Bolsa feminina: Guia completo

 

Mas no caso dessas duas peças que são usadas ir a rua, shopping, passeios e tal, a exposição aos fatores climáticos externos é bem maior do que o de um casaco, sobretudo, por exemplo. E esses acessórios também são muito usados  em contato com as nossas mãos o tempo todo.Então é um tal de segura a alça, coloca a mão na bolsa, segura a carteira, abre, fecha. Ai a gordura, a umidade, o suor, a poeira, e tudo mais, ajudam a  “judiar” do couro e fazer com que ele fique mais”surrado”.

As duas peças devido ao tempo seco, o sol e todos os fatores externos que este tipo de acessório está exposto no dia a dia, acabaram ficando desbotadas e sem brilho. Mas uma receita caseira deu um sopro de vida a eles! E o mais legal é que o processo é fácil de fazer e os resultados são excelentes.

Limpando e restaurando acessórios em couro

materias e acessorios a serem limpos

As queridinhas que serão recuperadas :)

Você vai precisar: 

1- Limpador de couro em gel ou vinagre branco de álcool.

2- Vaselina líquida.

3- Flanela microfibra ou pana macio. Pode ser pedaços de algodão também.

4, 5- Para restaurar, usei uma bolsa e uma carteira que estavam precisando de um up. 

O couro necessita durante toda a sua vida útil de cuidados com a hidratação. Se isso não for feito, com o tempo o couro começa a perder a cor, aparecem manchas e o processo final de deterioração são as rachaduras e/ou mofo.

Passo a passo para limpar e hidratar peças de couro

O primeiro passo a ser feito é a limpeza do couro utilizando um pano macio com gel próprio para couros ou vinagre branco de álcool. Retire todo a sujeira e manchinhas brancas nos locais que colocamos mais as mão inclusive possíveis manchas de mofo. No caso das bolsas, as alças e parte superior sempre ficam mais manchadas.

Veja também >> Como tirar o cheiro de mofo de jaquetas ou casacos de couro

Depois de limpas, passe um pano seco para retirar o excesso de umidade e em seguida aplique um pouco de vaselina líquida com um pano levemente umedecido. Deixe agir por alguns minutos e em seguida passe uma flanela seca dando o lustro. Nas fotos você pode ver as mãos do meu maridinho fazendo o procedimento enquanto eu tirava as fotos, porque eu fiz um curso de fotografia e acho que sei um “cadim” mais do que ele e então foi assim, ele fazendo força e eu as fotos…rs

restaurando carteira couro

Dica: Esfregue rápido e vigorosamente no couro na hora de lustrar. O calor gerado na fricção ajuda o couro a absorver a vaselina deixando a peça mais bonita e brilhosa.

recuperando bolsa de couro

Como essa bolsa possui acabamento brilhoso, é preciso utilizar menos vaselina e lustrar bastante para absorver e voltar o brilho. Se usar vaselina demais e secagem demora bastante…

Dependendo do estado do couro, será necessário aplicar outra vez. No caso da carteira, precisei aplicar duas vezes com um intervalo de 48horas para que a vaselina absorve-se bem. É importante deixar secar o couro completamente e isso pode demorar até dois dias dependendo do clima da sua região. Ai você tem que escolher um lugar limpo, onde não pegue poeira para deixar secar sem que grude nada nas peças.

Veja só como ficou a bolsa e carteira:

bolsa antes e depois

antes e depois carteira de couro

A carteira precisou de duas aplicações.

Dá pra perceber bem a área que ficou hidratada e a diferença que dá no resultado final.

Dica extra: Na hora de limpar a bolsa, se ele tiver zipper, limpe bem ele também, depois passe o pano com a vaselina, assim ele vai deslizar mais fácil na hora de usar.

Gostei tanto do resultado que apliquei o mesmo processo nas cadeiras da sala, que também são de couro natural. Fiz na parte superior para poder perceber a diferença do couro limpo e hidratado.

O resultado nas cadeiras de couro ficou incrível!

O resultado nas cadeiras de couro ficou incrível!

E vocês, gostaram das dicas? Não descuide das suas bolsas de couro assim como cintos e outros acessórios. Tendo alguns cuidados você conserva seus produtos por muito tempo.

Vale a pena a manutenção, assim você vai poder desfrutar dos seus produtos por mais tempo, assim compensa o investimento, não é mesmo? Afinal peças de couro legítimas custam mais caro e precisam durar bastante. A minha carteira e bolsa são da Victor Hugo, a cadeira da Ligne Roset, todas já tem algum tempo de uso, mas o resultado as deixou com cara de nova! Valeu a pena!

Espero que tenham gostado das dicas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “Como restaurar bolsas, carteiras e acessórios de couro

  1. Linda Viana disse:

    Olá

    Eu gostaria de saber, se eu posso fazer este procedimento em acessórios de couro em qualquer cor?
    Muito obrigado

    Atenciosamente,

    Linda Viana

    1. Cida Ramos disse:

      Pode sim Linda. Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *