Compartilhe:

Como retirar manchas de suor e desodorante das roupas com dicas caseiras

Veja nessa matéria como retirar de forma simples as manchas de suor e de desodorante em roupas claras ou escuras, e tudo com receitas caseiras.

Publicado por: Cida Ramos

manchas-de-suor-e-desodorante-em-roupas-claras-e-escuras-como-eliminar-com-dicas-caseiras

Nesta matéria vamos dar dicas de como retirar manchas de suor e de desodorante das roupas, com receitas práticas, simples e caseiras que você pode fazer para resolver esse problema e salvar a sua roupa sem precisar gastar muito.

Apesar de ser um item essencial na higiene de todos nós, os desodorantes e antitranspirantes sejam eles em spray, jato seco ou rollon, acabam causando manchas nas roupas. Até mesmo o próprio suor e gordura do corpo pode fazer o mesmo e mais ainda quando combinado com os desodorantes. Pensando nisso, nós do Portal Tudo Aqui, vamos dar dicas caseiras para quem precisa e quer resolver esse problema de forma mais barata e eficaz.

Convenhamos que não tem nada mais chato do que uma roupa com aquela mancha amarelada de suor ou de resíduo de desodorante na região das axilas, costas ou qualquer parte da roupa. Fica tão feio que as vezes acabamos nos desfazendo da roupa por causa disso. É que o suor pode manchar, e os desodorantes entranham nas fibras do tecido que reagem com o sabão, com o calor do ferro e formam uma crosta dura difícil de remover.

Então antes de chegar ao ponto de ter que jogar fora uma roupa que muitas vezes ainda está nova ou que você adora, por causa de uma mancha de suor ou de desodorante, tente uma ou algumas dessas dicas e se surpreenda com o resultado. Parece um milagre!

Eu mesma já tentei em roupas mais velhas e não resolveu completamente, porque eram manchas muito antigas, mas depois que descobri essas dicas consegui resolver nas manchas mais atuais, então eu vivo atenta a dar essa manutenção nas roupas para não deixar as manchas ficarem impossíveis de solução. Então a melhor coisa é prevenir, pelo menos nas roupas mais novas.

Como evitar que essas manchas de desodorante se formem

E por falar em prevenir, para evitar casos de manchas de desodorantes, escolha com cuidado o desodorante que vai utilizar. Evite desodorantes em bastão ou roolon  e escolha os adequados a roupa preta, quando a sua roupa for preta, evite colocar o desodorante depois que estiver vestida(o) e não use desodorante em excesso.

Para prevenir lave suas roupas com sabão de coco na área afetada, dê boa esfregada com as mãos ou com uma escova para roupas, na região das axilas, costas ou onde elas apresentarem manchas de suor. Depois lave a roupa normalmente à mão ou na máquina. Isso já é suficiente para evitar que as manchas se formem. Fazendo isso sempre preventivamente, desde a primeira lavagem, você nunca se terá problemas de manchas encrustadas.

E é importante nunca passar a roupa se reparar que ali existe uma mancha, se for o caso faça o procedimento com alguma receita abaixo, escolhendo a que for de acordo com o tipo de mancha e cor do tecido. Se você passar o ferro em cima da roupa com mancha ela vai se fixar mais nas fibras do tecido e assim dificultar ainda mais a remoção da mancha de desodorante e gordura do corpo, muitas vezes ainda por cima alterando a cor do tecido na região manchada.

Veja também >> Como tirar odor das roupas de ginástica

O que fazer antes de retirar alguma mancha da roupa

A primeira coisa a fazer é uma pré-lavagem nas roupas. Se a sua roupa não estiver com uma mancha digamos “crônica”, aquela de muito tempo, que já se encrustou demais depois de muito suor, desodorante, sabão e sol ou ferro de passar é muito provável que você consiga resolver por completo apenas lavando e esfregando o local da mancha.

Como retirar manchas de suor e desodorante das roupas: Dicas caseiras

manchas-de-suor-e-desodorante-como-eliminar-com-dicas-caseiras

Fotos via: Pinterest

Receitas caseiras para manchas de suor, aquela amarelada em roupas claras:

Dica 1 –  Coloque a roupa por 15 minutos de molho em uma solução feita com 3 colheres de chá de vinagre branco e 1 litro de água. Depois lave a roupa normalmente.

Dica 2 – No tecido seco, coloque uma mistura de água com bicarbonato de sódio sobre as manchas e deixe atuar por cerca de 30 minutos. Depois lave a roupa normalmente.

Dica 3 —No tecido seco, coloque detergente e um pouco de água diretamente em cima da mancha, esfregue bem, depois coloque duas colheres de sopa de água oxigenada líquida de 10 volumes, em cada mancha, esfregue com uma escovinha e deixe de molho por 10 minutos. Após esse tempo verifique se a mancha saiu e se sim, lave a roupa normalmente com sabão de coco. E se a mancha ainda não saiu complemente com uma colher de sopa rasa de bicarbonato em cima do local da mancha e espalhe bem e esfregue.

Fonte: dnafeminino.com

Receita caseira para manchas escuras como se o tecido estivesse molhado

Foto via: donaperfeitinha.com

Foto via: donaperfeitinha.com

Dica:

Misture 1 colher de sopa de lustra móvel com 1 colher de sopa de detergente transparente.

Aplique a mistura sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue com escovinha e enxágue normalmente.

Fonte e foto: donaperfeitinha.com

Dicas para manchas esbranquiçadas, aquele encardido amarelado parecido com cera

como-eliminar-manchas-amareladas-de-suor-e-desodorante

Foto via: Pinterest

Dica 1:

Misture 1 colher de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de água, no tecido seco, aplique sobre a mancha, deixe agir por 10 minutos, esfregue com uma escovinha, lave e enxágue em água corrente. Se o desodorante formou uma crosta dura, enxágue com água morna. Depois de remover a mancha de desodorante lave normalmente à mão com sabão de coco.

Dica 2:

Misture 1 colher de lustra móvel com 1 colher de detergente. Aplique a mistura sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos, esfregue com escovinha, enxague bem. Lave a peça normalmente.

Dica 3:

Com a peça ainda seca, aplique água oxigenada 20 volumes, com uma esponja limpa, esfregue sobre a mancha de desodorante. Deixe agir por 10 minutos, enxágue com água morna, depois esfregue o local com sabão de coco, em seguida lave enxágue normalmente.

Manchas antigas, e difíceis que já foram lavadas várias vezes

Foto via: solucoeslucymizael.com.br

Foto via: solucoeslucymizael.com.br

Para retirar crostas duras deixadas pelos desodorantes

Dica 1:
Misture 2 colheres de removedor de tintas ou querosene, 1 colher de lustra móveis. Aplique sobre a mancha, deixe de molho por 10 minutos, esfregue com escovinha até dissolver a crosta. Lave e enxague bem para retirar os solventes.

Dica 2:

Para retirar manchas amareladas deixadas pelo uso do desodorante, use 1 colher de multiuso limpeza pesada, 1 colher de água oxigenada 30 ou 40 volumes. Misture bem e aplique sobre a mancha. Deixe de molho por 10 minutos, esfregue com escovinha até dissolver o amarelado. Lave e enxague bem para retirar os produtos.

Dica 3

Outra solução caseira para tirar a mancha de desodorante é uma mistura de suco de um limão mais uma colher de bicarbonato de sódio. Despeje o bicarbonato no suco e misture bem. Coloque a solução sobre a mancha, esfregue levemente e deixe agir por cinco minutos.

Depois, retire a solução com água corrente e lave a roupa normalmente. Se a mancha não sair logo na primeira vez, repita o processo.

Fonte e foto: solucoeslucymizael.com.br

Avisos Importantes para todos os procedimentos

  • Não coloque a roupa com água oxigenada no sol, pois vai queimar a roupa e deixar uma mancha amarela.
  • Observe a dica específica, em algumas delas a peça de roupa deve estar seca e em outras você vai lavar antes de aplicar a solução para retirar a mancha.
  • Depois que sua roupa estiver livre das manchas ou mesmo para aplicar os métodos acima, sempre retire resíduos de suor e desodorante (com as receitas acima) antes de lavar com sabão.
  • Os procedimentos podem ser realizados em roupas sintéticas ou de fibras naturais como (algodão, linho, lã natural) em roupas brancas e de cor.
  • Em roupas coloridas, sempre faça o teste em uma pequena área para verificar como o tecido reage. Aplique a mistura em uma parte pequena da mancha, use um cotonete, se o tecido não desbotar faça o procedimento no restante da mancha.

Espero que tenham gostado das dicas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *