Compartilhe:

Como se cuidar no inverno: Da pele do rosto, corpo e dos cabelos

Descubra quais cuidados acrescentar à rotina de beleza ao longo do inverno para garantir beleza e hidratação

Publicado por: Cida Ramos

como-se-cuidar-no-inverno-pele-do-rosto-corpo-e-cabelos-capa2887

Junto com o inverno vem o clima seco, que deixa a pele ainda mais ressecada do que no verão. O resultado de todo este ressecamento são percebidos nas unhas, nos cabelos muitas vezes com caspa, e com a pele a descamação e o aspecto opaco.

Para evitar todo este resultado que o frio pode provocar, existem cuidados que você pode tomar para prevenir e tratar do seu corpo no inverno. Vejam quais são eles:

Beba água

Por ser mais difícil sentir sede no inverno, costumamos beber menos água, e isso pode ser muito prejudicial a sua pele e principalmente à sua saúde. A água tem o poder de limpar o organismo e hidratar a pele, e se não ingerirmos a quantidade recomendada de 2 litros por dia, outros problemas sérios podem surgir além de uma pele ressecada.

Veja também:

Como cuidar da pele ressecada no inverno

Como tratar e prevenir os lábios ressecados ou rachados

Como se cuidar no inverno: Da pele do rosto, corpo e dos cabelos

É aconselhável caminhar e fazer exercícios físicos regularmente, para   aumentar a vontade de beber água.

Banho morno

Não exagere na temperatura do banho só porque está frio e é gostoso tomar banho mais quente. A temperatura ideal para não retirar a oleosidade natural da sua pele e sofrer com os danos do ressecamento é um banho morno e não muito demorado. Use sabonetes neutros ou líquidos que contenham vaselina e não esfregue demasiadamente a pele.

Hidratar a pele do corpo e rosto

Logo depois do banho é a melhor hora para usar um hidratante, ele vai ser mais bem absorvido pela pele. Para o inverno existem hidratantes específicos, com ativos capazes de reter as moléculas de água e ao mesmo tempo formar um filme na superfície da pele e evitar a evaporação. Os produtos com este tipo de função contêm: Uréia a 10%, PCA-Na, manteiga de karité e óleo de amêndoas. Não deixe de usar protetor solar.

Lábios hidratados

Os lábios que possuem uma pele fina, também sofrem com o  clima seco do inverno e acabam sofrendo rachaduras. Para tratá-los, aplique, a cada 2 horas, protetores de fácil aplicação  com formato de batons com formulação que contém ingredientes como manteiga de cacau, cera de abelha ou carnaúba, vitamina E, vaselina, manteiga de karité, aloe vera e óleo mineral. Estes produtos são altamente hidratantes, e,ainda criam uma barreira protetora. É errado pensar que  passar a língua sobre os lábios vai adiantar, isso não vai mantê-los hidratados, ao contrário, a sua saliva possui enzimas que vão ressecá-los ainda mais.

Hidratação potencializada para mãos e pés

As extremidades como as mãos e pés, sofrem ainda mais com o ressecamento durante o inverno. Por isso depois do banho e sempre ao lavar as mãos, se faça uso do hidratante. Para os pés o uso de um hidratante mais potente para o inverno, pode evitar rachaduras.

Dica para potencializar a ação do hidratante nas mãos e pés: Uma boa dica para potencializar a hidratação é lambuzar com o hidratante específico para cada área, vestir um saquinho e prender (Nas mãos pode ser usada uma luva plástica descartável daquelas que vem com a tintura de cabelo), ou comprar um kit higiênico descartável para mãos e pés, é um kit pedicure e um manicure, que vem com luvas e saquinhos para pés. Deixe agir por uma hora, e de preferência façca este procedimento umas duas vezes por semana.

Evite a oleosidade, a caspa e a queda dos cabelos

Os cabelos também sofrem durante a temporada de inverno. Lavar a cabeça com a água muito quente estimula mais ainda as glândulas sebáceas do couro cabeludo que terminam produzindo mais oleosidade. Junto a essa oleosidade excessiva um fungo (o Pityrosporum ovale), leva ao processo de inflamação e provoca a descamação da camada superficial da pele do couro cabeludo (a caspa) e a mesma oleosidade também pode provocar a seborreia que provoca a queda dos cabelos.

Para evitar todos esses problemas, evite a água quente, procure lavar os cabelos no máximo com água morna enxaguando bem para retirar totalmente o xampu e o condicionador além de secá-los usando o secador com baixa temperatura. Deixar a cabeça molhada por muito tempo ou mesmo dormir de cabeça molhada favorece também o surgimento de todos os problemas relacionados acima.

Tratamentos estéticos

Um ponto positivo do inverno que com incidência menor do sol, é que ele é a época ideal para quem quer se submeter a procedimentos estéticos que fazem uso de ácidos. Esse é o ideal para um peeling químico que elimina as células mortas da pele do rosto, deixando-o brilhante e com aspecto renovado.

O corpo também pode ser favorecido com esta estação, pois sem que a pele esteja bronzeada, é hora de realizar uma boa depilação a laser, e também outros tratamentos para retirar manchas, ou estrias, ou até mesmo uma cirurgia plástica, quando o ideal é que durante ou depois desses tratamentos ou cirurgia a pessoa não se exponha ao sol.

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *