Compartilhe:

Como tirar odor das roupas de ginástica

Veja como tirar o cheiro de suor de suas roupas de ginástica, meias, tênis e afins que mesmo depois de lavados continuam com mau cheiro.

Publicado por: Cida Ramos

como tirar mau cheiro de roupas de ginastica

Algumas vezes mesmo depois de lavar bem as roupas de ginástica aquele mau cheiro persiste e não sai. E ninguém gosta de vestir uma roupa que cheira mal não é mesmo?

E este problema pode  acontecer com meias, tênis e com suas roupas em geral, e as dicas para retirar esse odor são as mesmas. E é sobre elas que vamos falar hoje nesta matéria, sobre como você pode resolver isso sem precisar gastar muito.

As roupas de ginástica atualmente costumam ser de tecido tecnológico, não prendem os movimentos, absorvem o suor ajudando a manter a temperatura corporal e melhoram o desempenho no treino. Mas na hora de lavar esse tipo de tecido, o mau cheiro é difícil de ser removido.

Se suas roupas de ginástica são desse tipo de tecido ou são de poliéster , são mais favoráveis ao crescimento de bactérias do gênero Micrococcus, responsáveis pelo odor do suor. Dizem as pesquisas.

As bactérias presentes no suor, causam o cheiro ruim, porque ficam presas nas fibras dos tecidos impregnando-os e causando o mau odor. Tanto nas suas roupas de ginástica quanto nas suas roupas comuns, nos tecidos das meias e até dos tênis.

Dicas para retirar o mau cheiro das roupas de ginástica

Se você já tentou lavou suas roupas de ginástica normalmente e elas continuam com um cheiro estranho, veja nossas dicas abaixo para usar alguns produtos e se livrar desse problema:

Dica 1- Vinagre na pré-lavagem

como tirar mau cheiro de roupas de ginastica-com-vinagre

Antes de lavar a sua roupa de ginástica, meia ou tênis com sabão em pó, o melhor é mergulhá-los em uma mistura feita com água e vinagre.

Acrescente para cada 5 litros de água 1 copo de vinagre de álcool branco. Ele é incolor e não vai manchar. Deixe por 30 minutos e lave normalmente na máquina ou à mão.

Esta mesma mistura serve para o tênis e meias, mas tem que ser lavado separado das outras roupas.

Dica 2 – Bicarbonato de sódio na pré-lavagem

como tirar mau cheiro de roupas de ginastica-com-bicarbonato

Coloque as suas roupas de corrida e afins em uma solução de água com uma xícara de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por cerca de 30 minutos, enxágue e depois lave normalmente.

O mesmo vale as meias e os tênis, mas tomando o cuidado de lavar separo das demais peças de roupa.

Dica 3 – Ação bactericida – Usando desinfetante na pré-lavagem

como tirar mau cheiro de roupas de ginastica-com-desinfetante

Esta dica é para se você achar que o cheio está muito forte, então prefira usar o desinfetante, mas não precisa usar o vinagre e o bicarbonato junto com o desinfetante. De preferência use uma luva ao manusear o Lysoform se for utilizá-lo.

Para cada 10 litros de água acrescente ½ copo de Lysoform ou Pinho sol, de preferência de limão ou laranja.

Coloque as roupas nessa mistura, deixe por mais ou menos 20 minutos. Depois lave normalmente com água e sabão na máquina ou à mão.

Dica 4 – Bicarbonato e limão (ou vinagre) – diretamente nas roupas antes da lavagem

como tirar mau cheiro de roupas de ginastica-com-bicarbonato-e-limao-ou-vinagre

Com a peça ainda seca, aplique a mistura de bicarbonato, o vinagre ou limão nas roupas, principalmente nas áreas das axilas.

Essa mistura pode ser de 1 por 1 (2 colheres de sopa de cada produto para as duas áreas de axila de cada camiseta). Aplique diretamente na área desejada, deixar agir por 5 minutos e depois lave normalmente.

Se a roupa for branca e estiver manchada, estique a roupa seca em uma superfície rasa como uma bandeja ou bacia, use a mesma medida descrita acima, e aplique primeiro o bicarbonato na área afetada pelo mau cheiro, depois coloque o vinagre ou o limão.

Veja também

– Dicas de como limpar o sofá corretamente

– Como tirar o cheiro de mofo de jaquetas ou casacos de couro

– Como limpar o colchão – Dicas para remover manchas e odores

Vai produzir uma efervescência, é assim mesmo. O bicarbonato vai subir e retirar a mancha. Ai você raspa com uma colher, se estiver limpo é só lavar normalmente, se a mancha não saiu repita a operação. Depois é só lavar normalmente e pronto.

Dicas gerais para lavar as roupas de ginástica sem erros 

  • Deixe de molho o quanto antes

O ideal é que você coloque as roupas de molho assim que chegar em casa depois do seu treino, para depois lavar imediatamente.

  • Use água fria

Para evitar danos ou o encolhimento do tecido, utilize água fria na lavagem das roupas esportivas.

  • Lave à mão

Não é a opção mais cômoda, mas como esse tipo de roupa custa caro e é delicada o ideal é que você lave à mão, isso mantém as propriedade do tecido, prolongando sua vida útil.

  • Não use amaciantes

Por pior que seja o cheiro que ficam nas roupas, não utilize amaciantes. Os compostos químicos do produto danificam o tecido, não resolvem o problema do cheiro. Amaciantes devem ser usados apenas em tecidos de algodão.

  • Evite usar o ferro de passar

Esse tipo de tecido não precisa ser passado. Mas se quiser passar para não deixar a roupa amassada, utilize o ferro bem morno quase frio.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você

Comentários

3 Respostas para “Como tirar odor das roupas de ginástica

  1. Eliete disse:

    gostei dessa matéria ,Vou experimentar, tem uma camiseta aqui terrível com cheiro, obrigado

    1. Cida Ramos disse:

      Quem bom que gostou Eliete, um abraço e obrigada pela visita!

  2. W!s disse:

    Muito obrigada! Estou precisando muito! Todas as minhas roupas de treino cheiram mal… e isso que não estão velhas, então muitas vezes deixo de usar pelo cheiro mesmo… E aí tenho que comprar roupas novas, mas sempre terminam da mesma maneira: mal cheirosas… Muito obrigada pelas dicas, estava usando um produto pronto especificamente pra isso, tirar odor das roupas, mas queria uma opção natural, sem ter que usar todas essas químicas que esses produtos têm, devem ser até cancerígenos… e além disso, são caros. Obrigada novamente! Vou testar! : )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *