Compartilhe:

Como tratar e prevenir os lábios ressecados ou rachados?

Como cuidar dos lábios e prevenir ressecamentos

Publicado por: Cida Ramos

bepantol_para_labios-ressecados

Por que os lábios são os primeiros a sofrer com alterações do clima ?

Os lábios estão em uma área de transição entre a pele "propriamente dita" e a mucosa, então possuem pele mais fina. Além disso, não possuem glândulas sebáceas (que produzem a nossa hidratação natural). Assim, tanto os extremos das temperaturas, quanto o ar seco, favorecem prematuramente e com muito mais intensidade o ressecamento dessa pele frágil do que o resto do corpo.

Como prevenir e tratar ?

A ideia será sempre evitar a perda de água. Podemos usar substâncias hidratantes que levam mais água para essa pele e/ou materiais oclusivos que impeçam a saída dessa água.

O que não podemos é ficar sem fazer nada, afinal, todo mundo já passou por uma experiência desconfortante dessa e teve como conseqüências terríveis rachaduras que ardiam ou até mesmo sangravam.

Protetor Labial

Para algumas pessoas, ao pensar em protetor labial, vem logo à mente a "Manteiga de Cacau". No entanto, hoje existem produtos no mercado que possuem novos componentes hidratantes, que são cosmeticamente mais agradáveis.

Para outras pessoas, o protetor labial é mais conhecido pelo seu nome em inglês Lip Balm (Bálsamo Labial) ou pelos seus nomes de marca como ChapStick, Carmex, Blistex, Ceralip (La Roche Posay), Stick Cold Cream (Avène), Epidrat Lábios, Vaseline, Lip Care Repair (Nivea), Lip Balm Eucerin, entre outros. O primeiro protetor labial comercializado que se tem notícia foi inventado em 1880 pelo criador do ChapStick e usava cera de abelha em sua composição.

Quais seus principais componentes ?

Geralmente contêm cera (abelha ou de carnaúba), vitamina E, vaselina, cânfora, mentol (diminui o desconforto), lanolina, fenol (dá um leve formigamento e leve esfoliação), ácido salicílico (pequena esfoliação), manteiga de karitê, aloe vera e óleo mineral.

Alguns podem conter elementos que deixam o produto mais atrativo, como corantes, aromas, fragrâncias, mentol e até mesmo proteção solar.

Minha sugestão

Minha sugestão é o Bepantol Pomada (BAYER)!!! Simplesmente porque ele é:

• Barato.

• Rende muito. Um tubo poderá durar o ano todo (em média).

• Não tem cheiro e não tem cor (ótimo para os homens também utilizarem).

• Fica um tempão nos lábios, podendo durar horas.

• Não arde.

• Não faz mal à saúde.

E depois, quem preferir poderá aplicar o batom de sua preferência por cima dele. O batom fixa melhor e ninguém percebe que você está com uma proteção hidratante extra. Ao longo do dia, você pode carregar com você um outro protetor labial pequeno (desses que vendem em farmácias mesmo) para repassar se achar necessário.

Sobre o Bepantol Pomada

Eu sempre o descrevo como sendo um "Hipoglós sem cor e sem cheiro". Seu princípio ativo é o Dexpantenol (pró-vitamina B5) que tem poder hidratante e ajuda na função de barreira da pele, evitando a perda de água e diminuindo o contato direto do ar frio do inverno (ou quente do verão) e seco. É encontrada em todas as farmácias, na seção de artigos para bebês, pois ela é uma das pomadas indicadas para ser usada durante as trocas de fraldas.

Na Alemanha já existe o Bepanthol Lip (creme ou bastão), específico para usar nos lábios e em embalagens pequenas, mas ainda sem previsão para chegar ao Brasil. Modo de usar Aplique o produto com o dedo em todo o lábio superior e inferior, duas vezes por dia (de manhã após escovar os dentes e antes de dormir). Pode ser usado quando os lábios já estão ressecados, mas o ideal é que se use todos os dias para prevenção.

MAS ATENÇÃO:

Sempre que alguma lesão labial não melhorar em 3 dias, apresentar secreção, sangramento que não se resolve, inchaço, vermelhidão intensa ou qualquer outro sintoma persistente não usual, procure seu dermatologista para uma avaliação.

 

Matéria enviada pela Dra.Gisele Barbosa.

WWW.dragisele.med.br
atendimento@dragisele.med.br

Dermatologia Estética
Faculdade de Medicina da USP
CRM SP 116046

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *