Compartilhe:

Como usar espelhos na decoração da casa: Dicas e fotos

O espelho pode ser usado de diversas maneiras para decoração da casa, veja dicas e fotos de como usá-lo na decoração da casa!

Publicado por: Cida Ramos

decora____o-com-espelhos-para-casa-dicas-fotos-capa

Em vez da sensação de confinamento, espaços pequenos como corredores, lavabos e hall ganham leveza com o uso de espelho. “E em outros ambientes, o espelho pode ser rebatido com tecido, madeira, cortinas ou outros objetos duplicando sua presença. Se souber usar fica legal”, conta a arquiteta Renée Sbrana. Segundo ela, o espelho pode ser colocado sobre uma parede, base de madeira e até sobre uma base de espelho. O que vale é a criatividade e o bom gosto

Apesar de estarem presentes na decoração há milhares de anos, os espelhos continuam assumindo caráter decisivo na aparência dos ambientes residenciais. Quando usados da maneira apropriada criam um resultado charmoso e assumem um papel superior a qualquer outra peça decorativa.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como usar espelhos na decoração, mas o fato é que esse tipo de elemento costuma fazer toda a diferença no visual de um ambiente. Ao decorar a casa também é importante considerar o modelo de espelho utilizado, afinal, ele precisa ser coerente com a proposta predominante. Por exemplo, num ambiente contemporâneo é mais válido ilustrar as paredes com espelhos sem moldura, numa proposta bem suave a moderna.

Se for bem colocado, um espelho pode fazer maravilhas numa sala de tamanho reduzido, já que dá uma sensação de aumento de espaço. Num hall de entrada, pode servir para dar um último retoque na toilette antes de sair para o trabalho, para embelezar o local e ainda agradar às visitas. Em qualquer outro espaço, pode servir para refletir um canto especial, conferindo muito charme.

Se tem um corredor curto e deseja aumentar, o ideal é colocar um espelho numa das pontas. Pelo contrário, se o que deseja é alargar um corredor estreito, o truque é colocar espelhos nas paredes.

Um espelho colocado atrás de um castiçal refletirá a luz de vela e dará ambiente a um espaço.

Um espelho pode servir para refletir uma bonita paisagem externa, fazendo com que a mesma se integre com o ambiente interior.

Colocar um espelho no fundo de uma prateleira de um móvel onde estejam colocados objetos coloridos ou garrafas decorativas fará com que a visão dos mesmos seja duplicada.

Além disso, se colocado num local onde a luz natural é menos intensa ou em ambientes onde prevalecem as cores escuras, um espelho aumenta a claridade.

Contra o mau-olhado

É na entrada da casa, de preferência no hall, bem de frente para a porta, que inúmeras tradições recomendam a colocação do espelho como guardião. Como se as forças maléficas não pudessem atravessar a face brilhante, o vidro gelado do espelho.

Houve um tempo em que os pesquisadores e místicos acreditavam que a luz saía do olho humano e iluminava os objetos, portanto o olhar era capaz de emitir maus fluidos.

Qualquer que seja o seu intuito, os espelhos que venha a escolher, devem ser sempre de boa qualidade, e quanto mais liso melhor, pois não irá pesar o ambiente.

É interessante reforçar que o espelho não possui apenas finalidade estética na decoração, ele também é responsável por contribuir com a funcionalidade de determinados espaços. Confira a seguir algumas dicas e sugestões sobre como trabalhar com espelhos na composição de ambientes:

Dicas

– Espelho favorece a iluminação: devido aos seus reflexos, o espelho pode contribuir com a claridade do ambiente e deixá-lo mais iluminado. Para conseguir esse efeito é fundamental saber como posicionar a peça e dessa forma multiplicar a luz.

– Espelho como truque para aumentar espaços: a peça representa uma forma de criar sensação de amplitude no ambiente decorado, representando uma dica interessante para cômodos pequenos que buscam maior visibilidade dentro de casa. No entanto, é necessário encontrar a posição ideal para o espelho, ele deve ser instalado numa parede neutra e que não fique bem diante da porta de entrada. A ampliação é um truque que funciona principalmente na sala.

– Espelho com ou sem moldura: a versão emoldurada costuma ser usada com maior freqüência numa decoração clássica ou um pouco mais retrô, deixando o ambiente sofisticado. Já uma peça sem moldura e puramente contemporânea pode ser instalada na parede dentro de composições espelhadas bem interessantes e originais.

-Cuidado com a posição: nem todo lugar é compatível com o espelho e algumas apostas podem interferir na privacidade do cômodo. Por exemplo, quando a peça decorativa é posicionada de forma inadequada num quarto, a atitude pode ser bem constrangedora. O espelho em nenhum momento pode comprometer o clima íntimo.

– Composições com espelhos: para fugir do padrão ou básico, vale à pena apostar em peças arrojadas que possam ser instaladas em harmonia na parede. Uma proposta charmosa que promete inovar a aparência de um cômodo é o uso de espelhos redondos sem moldura numa composição. Lembre-se de que as peças precisam manter um equilíbrio para não sobrecarregar a decoração.

– Lugares estratégicos para espelhos: alguns espaços da casa possuem maior compatibilidade com essas peças, como é o caso do final do corredor ou na parede principal da sala de jantar. Segundo as tradições do feng shui, o espelho é um elemento chave para decorar interiores, mas deve ser posicionado numa altura que não cause cortes nas imagens refletidas.

Veja as fotos no álbum abaixo, clique na foto para ampliar.

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *