COMPORTAMENTO: A Chave para o Sucesso

Tempos modernos, hoje parece que tudo tem que ser aprendido fora de casa. A sensação que tenho é que os pais, que deveriam educar, não tem mais feito isso, e assim a educação e os […]

Tempos modernos, hoje parece que tudo tem que ser aprendido fora de casa. A sensação que tenho é que os pais, que deveriam educar, não tem mais feito isso, e assim a educação e os bons modos acabam por ser aprendidos fora de casa, e isto não é muito bom. Educação Uma pessoa que tem um aprendizado dentro de casa tem uma formação mais completa, com princípios mais sólidos e, conseqüentemente será um profissional mais competente e habilitado a desempenhar um maior número de funções, com melhor desempenho. Quando a mãe e o pai, ou um dos dois, é um exemplo de dedicação, de organização, de boa conduta e de desempenho, isto se reflete diretamente na educação dos filhos. Teremos assim um bom exemplo dentro de casa a ser seguido, e recebendo uma formação que exige que tenhamos uma conduta correta seremos adultos com consciência de direitos e deveres, seremos então profissionais mais competentes pelo próprio fato de termos uma postura mais confiante com respeito por nós mesmos e pelos outros. Geralmente, um profissional que atinge um nível elevado de liderança dentro de uma empresa preenche os requisitos acima citados, mas claro, há exceções. Exemplo a ser seguido Um profissional que teve uma boa formação, seja dentro de sua casa ou em boas escolas, será aquele que se manterá no cargo por mais tempo. O modo de se portar de pessoas com uma boa base educacional costuma ser o de uma pessoa equilibrada, sensata e com experiência, e esta atitude reflete-se nos subalternos como um ato de confiança. Um profissional capacitado, que ocupa um bom cargo, tem experiência e transmite experiência, deve ter “jogo de cintura” ao se relacionar com seus subalternos ou funcionários. Geralmente costumamos perceber que uma empresa é bem gerida quando há funcionários satisfeitos e atenciosos, que se bem direcionados pelos gerentes e diretores, costumam apresentar resultados satisfatórios para a empresa onde trabalham. Maneira de se vestir A maneira de se vestir hoje em dia é demasiadamente importante. Ao vermos uma pessoa, é necessário que tenhamos a sensação de que ela é segura, confiante, e através do modo de se vestir, esta imagem não verbal, ela cria um primeiro impacto muito importante. Se este primeiro impacto for positivo, os resultados geralmente também costumam ser. Os subalternos de um profissional costumam vê-lo como alguém que venceu desafios e atingiu metas, este profissional costuma ser o espelho de seus subalternos até no modo de se vestir, as pessoas que convivem com ele têm em seu inconsciente que aquela imagem é a que se deve ter, e então a imagem de um superior, é muito importante dentro de uma empresa, pois seria extremamente desagradável se, ao entrarmos em uma sala de reuniões, deparássemos com um diretor com uma gravata desfiada, ou com o colarinho da camisa desgastado, ou os sapatos sujos, ou uma profissional com decotes inapropriados, ou com a saia demasiadamente curta, entre outros exemplos. Esta imagem inadequada faria a atenção se desviar dos assuntos da reunião e, sem perceber, as pessoas ficariam atentas aos detalhes inadequados do traje daquela pessoa. Assim também acontece com os subalternos, se um diretor(a) se veste inadequadamente, tende-se a copiá-lo, e se a imagem for de uma pessoa desleixada, o que inclui também cabelo, unhas e barba, as pessoas ao seu redor tenderão a seguir o mesmo padrão, e provavelmente a imagem da empresa também não será bem representada. O mesmo ocorre com o vocabulário. Se alguém fala constantemente por meio de “girias”, ou com erros constantes de português, os que o rodeiam acabam por se portar da mesma forma, às vezes sem perceber. Resumindo: costuma-se dizer que a diretoria e os funcionários de uma empresa bem sucedida devem vestir a camisa de uma empresa. Cabe então à diretoria passar uma imagem de respeito no modo de falar, de se vestir, e de se portar. A imagem correta se refletirá nos subalternos e também nos negócios da empresa. Uma diretoria de sucesso geralmente tem profissionais de sucesso, com subalternos motivados, que seguem o exemplo de seus “chefes” e que, juntamente com trabalho e esforço mútuo, conseguem atingir metas no competitivo mercado mundial. Somente as diferenças destacam bons profissionais, bons líderes e pessoas que conseguem manter seu nível de atuação. Fonte:cidamolds.com

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