Vidros de compota caseira de frutas.

Algumas receitas parecem que ativam algum tipo de gatilho em nosso cérebro e nos faz lembrar de momentos muito doces da nossa vida. E compota caseira é uma dessas delícias que já nos remete aos nossos avós ou aquele docinho de mãe da nossa infância.

Enfim, além de relembrar nossos momentos doces, que tal aprender a fazer compota de frutas aí na sua casa? O processo é muito simples e se feito corretamente é possível conservar a sua compota de frutas por até 10 meses.

Fazer compotas é uma maneira muito antiga de conservar as frutas por um longo tempo, é uma espécie de conserva doce. O melhor desse processo é que você consegue garantir o sabor das frutas e suas propriedades e dessa maneira, aproveitar muito mais as frutas da estação o ano todo.

Como fazer compota caseira

Antes de começarmos, vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é fazer compota de frutas. Geralmente a compota é feita de 1 para 1, ou seja, 1 quilo de frutas frescas para um quilo açúcar cristal ou refinado. É claro, se você fizer com menos açúcar, o tempo de duração da sua receita diminui um pouco. Entretanto, prefiro sempre fazer com menos açúcar mesmo durando um pouco menos, pois me agrada mais o sabor dessa maneira.

Se você quiser utilizar uma opção mais saudável, o açúcar de coco é uma excelente opção. Não deixa nenhum gosto residual, ao contrário do mascavo que deixa com um sabor de “melado” no final.

Adicione limão na compota

Outro detalhe importante é adicionar um pouco de suco de limão para equilibrar o sabor da compota. Além disso, o limão ajuda a realçar o sabor da fruta e evitar que o açúcar cristalize.

Tem diferença entre geleia e compota?

A diferença realmente é pouca. Tanto a geleia quanto a compota são armazenadas e cozidas em calda de açúcar. A geleia entretanto é picada em pedaços menores e algumas vezes depois de pronta é coada para tirar a polpa, por isso ela é cozida com muito mais líquido.

Já a compota, a polpa da fruta e conservada em pedaços pequenos ou grandes e não é peneirada no final. A fruta ou o purê da fruta faz parte da compota.

Como armazenar as compotas

O jeito certo de armazenar as suas compotas vão garantir sua durabilidade e conservação do sabor. A recomendação é sempre os pote de vidro, que você encontra facilmente em qualquer loja de utensílios, e tem aquelas tampinhas de vedação que são um charme!

potes de compota com tampa hermética.

Mas não sem prenda a isso, reutilizar os vidros de conserva é uma ótima opção bastando apenas fazer a limpeza correta.

Para limpar os potes da compota, você vai precisar fazer uma esterilização. E isso é extremamente necessário para que seja eliminado qualquer tipo de bactéria que possa estragar e diminuir o tempo de vida útil da sua geleia ou compota.

Para fazer a esterilização dos frascos de vidro você vai precisar:

  • Frascos de vidros já lavados e sem o rótulo
  • Uma panela grande
  • Um pano macio
  • Uma pegador grande ou pinça de cozinha
  1. -Forre um pano de prato limpo e macio no fundo da panela. Isso serve para os recipientes não ficarem batendo no fundo e correrem o risco de estourarem.
  2. – Coloque os potes na panela lado a lado.
  3. – Cubra de água e deixe ferver por 15 minutos. Não esqueça de colocar as tampinhas dos potes nos últimos 5 ou 7 minutos finais. Eles precisam ferver também.
  4. – Depois de fervidos, retire com cuidados os vidros da panela com a ajuda de um pegador de cozinha ou aquela pinça com pontas de borracha. Coloque os pontes para escorrer um pano limpo ou papel toalha. Não seque.
  5. – Depois disso, é só adicionar a sua compota e a armazena em um local fresco e com pouca luz.

Recipientes limpos e separados, agora é a hora de fazer a nossa compota caseira!

Receitas de compota caseira

Compota caseira de morango

Essa receita é clássica e serve até mesmo para recheios de bolo, caldas cremosas para tortas e simplesmente comer com torradas. Se você é fã de sorvete caseiro, basta adicionar algumas colheres dessa compota de morango que fica fantástico!

Veja abaixo o vídeo de como fazer:

Compota caseira de pêssegos

Uma compota do tempo da vovó! Quem nunca se deliciou com essa compota geladinha com creme de leite fresco? Realmente é simples que agrada e essa sobremesa está entre as mais pedidas. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 1 quilo de pêssegos limpos e descascados (opte pelos mais firmes)
  • 200 gramas de açúcar
  • 1 ½ xícara de água (em média)
  • Suco de ½ limão
  • Canela e cravos (opcional)

Como fazer:

  1. Em panela, adicione os pêssegos cortados ao meio, o açúcar, a água e o limão. A água precisa cobrir os pêssegos, portanto, se 1 ½ xícara de água não forem o suficientes, adicione um pouco mais.
  2. Cozinhe em fogo média até formar uma calda levemente dourada e os pêssegos estiverem mais macios. Se preferir, adicione um pedacinho de canela ou alguns cravos.
  3. Espere esfriar e armazene em um pote de vidro limpo e esterilizado.

Compota de ameixa

Compota caseira de ameixa.

Essa compota de ameixa é um verdadeiro coringa dentro da cozinha e eu vou explicar o porquê. Além do uso em torradas, tortas e sobremesas, a compota de ameixa também acompanha muito bem pratos salgados com carnes e aves.

A carne suína, por exemplo, combina muito bem com ameixas. Dá uma olhada nessa receita de lombinho: Lombo de porco assado com recheio de ameixa e bacon

Para a receita de compota de ameixa, você vai precisar de:

  • 1 kg de ameixas
  • 1 xícara de açúcar
  • Suco de 1 limão

Preparo:

  1. Corte as ameixas e retire o caroço. Fatie as ameixas do tamanho que quiser.
  2. Coloque as ameixas em uma panela, logo por cima adicione o açúcar, o suco de limão e se preferir, um pouco das raspas da casca do limão.
  3. Tampe a panela e deixe descansar por umas duas horas até as ameixas absorverem o açúcar e começar a soltar o sumo.
  4. Leve a panela em fogo médio, adicione meia xícara de água e cozinhe até as ameixas ficam molinhas. Isso deve levar de 8 até 15 minutos dependendo da textura das ameixas.
  5. Deixe esfriar e coloque em um recipiente de vidro já limpo e esterilizado.

Compota de mamão verde

Um doce com cara de sobremesa de vó! Para quem nunca comeu (apesar de eu achar quase impossível) pode pensar que o mamão verde fique amargo eu com sabor estranho. Mas posso assegurar exatamente o contrário, fica saborosíssimo!

Você vai precisar apenas de mamão verde, açúcar, cravo e canela. E nessa receita de compota, a diferença é que você irá ralar o mamão ao invés de cortar em pedaços.

Ingredientes:

  • 2 kg de mamão verde
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 5 cravos da índia

Preparo:

  1. Retire as sementes, descase e lave bem os pedaços de mamão em água com um pouco de sal para retirar o amargo.
  2. Em um ralador grosso, rale aproximadamente 2 quilos de mãmao.
  3. Em panela grande, adicione todos os ingredientes junto com ½ xícara de água aproximadamente pois o mamão já solta bastante líquido ao cozinhar. Cozinhe por aproximadamente 2 horas em fogo médio.
  4. Quando a calda já estiver um pouco mais grossa, sua compota de mamão está pronta.
  5. Espere esfriar bem e coloque em potes de vidro.

compotas de frutas variadas.

Compota de Manga

Uma das minhas preferidas pois dá para acompanhar em muitas sobremesas. Quando bate aquela vontade louca de comer doces, experimente adicionar a compota de manga junto com um iogurte. Fica uma delícia!

Outra sugestão é você adicionar em seus sorvete caseiro ou em um sorvete de creme um pouco de compota de manga. Experimente trocar a calda de ameixas do manjar e colocar a compota de manga, fica diferente e combina muito bem.

Agora, não limite-se apenas as sobremesas, a compota de manga combina muito bem com pratos orientais ou comida tailandesa. Cria um contraste bacana pois geralmente essas comidas são bem carregadas na pimenta e a manga equilibra o sabor.

Enfim, nessa receita é preciso que você aquelas mangas maiores que não possuem fiapo. Cada região tem uma variedade diferente, pode usar a que você encontrar que tenha essa característica.

Ingredientes:

  • 5 mangas grandes picadas
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 limão pequeno espremido ou meio, se for dos grandes
  • Especiarias da sua preferência. Pode ser gengibre, canela, cravo.

Preparo:

  1. Pique as mangas, coloque em uma panela todos os ingredientes junto com limão espremido e as especiarias.
  2. Cozinhe de 15 a 20 minutos dependendo da textura da manga.
  3. Espere esfriar e guarde em potes de vidro.

compota de frutas e geleia com pão no café da manhã.

Compota de abóbora

Se você já morou na roça ou interior, esse docinho de abóbora com certeza já fez parte da sua vida. A compota de abóbora é muito versátil e combina muito bem com requeijão, torrada e até mesmo com pudim.

Nessa compota caseira você vai precisar daquela abóbora amarela (aquela grandona que se usa no Halloween), descascar e retirar todas sementes.

E para quilo de abóbora você vai adicionar uma xícara de açúcar. Se você quiser fazer uma receita grande, pois a abobora costuma ser grande, use esta proporção.

Adicione as especiarias que preferir ou as clássicas, pau de canela ou cravo.

Ingredientes:

  • 1 kg de abobora picada em cubos
  • 1 xícara de açúcar
  • Canela em pau e cravo

Modo de preparo

Dessa vez você vai precisar usar panela de pressão pois o processo muda um pouquinho. A ideia é que os pedaços de abobora não desfaçam, mas fiquem macios, mas íntegros.

Coloque a abobora de pressão, adicione o açúcar e as especiarias junto com meia xícara de água. Tampe a panela e ao iniciar a fervura, abaixo o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente por 5 a 8 minutos.

Deixe a panela tampada até o dia seguinte. Retire da panela e guarde em potes de vidro.

Veja também:

Receita de Doce de abóbora com coco

Receitas de recheios para bolos

Receita Fit de Geleia de Morango Caseira

Compota de pera e laranja

Compota caseira simples e muito saborosa para comer com torradas no café da manhã, biscoito cream-cracker e até mesmo para incrementar algum prato salgado como pato ou frango.

Veja como é fácil de fazer:

Ingredientes:

  • ½ kg de laranjas Bahia descascada e sem semente (tem que tirar aquela parte branquinha também)
  • ½ quilo de peras descascadas e cortadas em pedaços
  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de água

Preparo

  1. Leve tudo à panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos.
  2. Deixe sempre em fogo médio para baixo e mexa algumas vezes nesse intervalo de tempo.
  3. Quando a calda engrossar um pouco (ficar mais amarelada) e as frutas mais macias, está pronto.
  4. Espere esfriar e acondicione em potes de vidro.

Você pode gosta dessa receita >> Receita frango ao molho de laranja e alecrim

Compota de abacaxi

Perfeita para acompanhar um pedaço de bolo de baunilha, uma cuca fresquinha ou apenas com biscoitos no lanche da tarde. Essa receita de compota com a cara do verão e super versátil.

Essa compota caseira já foi até usada para fazer um recheio de bolo de aniversário simples. Fica muito gostoso e se a calda da compota já serve para você molhar o bolo. Veja como é fácil de fazer!

Ingredientes:

  • 1 abacaxi maduro já descascado e cortado em cubos
  • 1 ½ xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • Canela em pau ou gengibre

Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela.
  2. Deixe cozinhar até a calda começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 20 minutos.
  3. Não cozinhe muito para garantir que os pedaços de abacaxi fiquem mais firmes.

Compota de jabuticaba

Quem tem pé de jabuticaba em casa sabe, quando chega a época de produzir o árvore fica pretinha de tantas frutas. A boa notícia é que você pode aproveitar as cascas da jabuticaba para ter um doce maravilhoso para o ano todo!

Ingredientes:

  • 1 kg cascas de jabuticaba
  • 1 xícara de açúcar
  • Água até cobrir as cascas na panela

Preparo:

  1. Você vai precisar ferver as cascas com água por uns 15 minutos para tirar o amargo da fruta. Depois desse tempo, escorra e volte com as cascar para panela.
  2. Adicione o açúcar e a água até cobrir as cascas
  3. Cozinhe por 30 minutos em fogo médio.
  4. Deixe esfriar e guarde em potes de vidro com tampa.

Bônus: Compota de maça sem açúcar

Para quem quer evitar o consumo do açúcar, essa versão de compota não leva açúcar. A ideia é você as maças maduras e pouca ácida. Já o adoçante vai da sua preferência, o importante é que ele seja de uso culinário como a stevia ou o xilitol.

Algumas pessoas já usaram tâmaras para adoçar, mas nunca testei. Sinceramente, não tem como ficar ruim pois as tâmaras são uma delícia e repletas de vitaminas e minerais.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de maça descascadas e cortadas em pedaços
  • 1 xícara de adoçante culinário
  • Suco de 1 limão
  • Água

Preparo

Em uma panela, acrescente todos o ingredientes e cozinhe em fogo médio até ficar com consistência de polpa.

Deixe esfriar e guarde em recipiente de vidro. Por não conter açúcar, que funciona como um conservante natural, a compota irá durar menos. Na geladeira pode durar até 2 meses.

Compota e geleia para vender

Sim, é uma excelente oportunidade de negócio para você que quer começar a empreender ou simplesmente ajudar no roçamento doméstico. As compotas e geleias tem um bom lucro e se você aproveitar as frutas da estação, o resultado vai ser melhor ainda devido ao preço mais baixo.

Produto caseiro, bem feito e com qualidade tem um apelo muito maior do que os produtos industrializados. As pessoas estão procurando cada vez mais produtos mais saudáveis e sem conservantes, corantes e afins. Mas vale lembrar algumas dicas para que quiser fazer compotas e doces para vender:

  • Aproveite as frutas da estação.
  • Não “abra muito o leque”. Crie uma linha pequena de compotas e analise quais vendem mais.
  • Crie a sua versão e sua receita. A exclusividade lhe será recompensada e você ainda se destaca da concorrência.
  • Atente sempre para a higiene e qualidade do produto.
  • Verifique a legislação do seu município para comercialização de produtos alimentícios. A maioria das cidades incentivam a produção local e criar regras de inspeção municipal específicas para esses casos.
Compartilhe esta receita Imprimir

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.