Conheça 12 farinhas low carb e saiba como fazer em casa

Aprenda como fazer diversas farinhas low carb em casa para poder ter uma alimentação mais saudável e com baixo carboidrato.

Publicado por: Cida Ramos

Hoje você vai conhecer 12 farinhas low carb e saiber como fazer em casa de forma simples e assim poder acrescentar mais saúde e menos carboidrato no seu dia a dia!

Uma dúvida frequente entre os que desejam iniciar uma dieta low carb, é como sobreviver sem o pãozinho nosso de cada dia, ou até mesmo aquele saboroso bolo no meio da tarde.

E hoje você vai ver que existem várias substituições para farinha de trigo comum, vamos mostrar diversas sugestões de farinhas low carb que vão servir para substituir a farinha de trigo e que podem dar a você o prazer de comer, além de te alimentar de forma saudável.

A lista de farinhas low carb, que irão agregar muitos nutrientes ao seu cardápio, exercendo uma função especial no organismo. Pensar em uma dieta low carb, também é pensar no equilíbrio da dieta, e no quanto ela pode ser benéfica para o organismo.

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Mas atenção! Para usufruir dos benefícios das farinhas low carb, é importante estar aberto a reeducar o seu paladar, pois estas farinhas tem um sabor diferenciado, que em nada lembram o sabor da tradicional farinha branca que faz parte da rotina de muitas pessoas.

Porém mais do que apenas o sabor elas trazem mais saúde e é isso que importa! Algumas como a farinha de amêndoas, a minha preferida, tem um sabor muito bom, muito melhor do que a farinha de trigo, por exemplo, tanto para doces como para salgados e se você quiser pode ver nossas receitas Aqui.

Quais são as farinhas low carb?

Dica: Qualquer outra farinha que contém glúten e amido definitivamente não é uma farinha low carb.

São elas:

  1. Farinha de amêndoas;
  2. Farinha de nozes;
  3. Farinha de castanha do Pará;
  4. Farinha de castanha de caju;
  5. Farinha de amendoim;
  6. Farinha de coco;
  7. Farinha de linhaça;
  8. Farinha de berinjela;
  9. Farinha de maracujá;
  10. Farinha de banana verde (Feita com a banana prata verde);
  11. Farinha de frango;
  12. Farinha de grão de bico.

Como fazer farinhas low carb

Ao mudar o seu estilo de alimentação, para um estilo low carb, uma das maiores preocupações é sobre o quanto será o investimento. A boa notícia é que dá para fazer diversos tipos de farinhas, poupando e ainda consumido ótimos nutrientes! Preparado para conhecê-las? Então vamos lá!

Farinha de amêndoas como fazer

Para fazer a farinha de amêndoas, você deve mergulha-las em água quente e deixa-las de molho por cerca de 5 minutos. Retire-as da água e esprema cada uma para conseguir retirar a pele. Agora, é só levá-las ao forno em uma assadeira em forno pré-aquecido a 180º graus, deixando-as no forno por aproximadamente 10 minutos.

Depois de secas no forno, as amêndoas devem ser levadas ao liquidificador e pronto. Sua farinha low carb de amêndoas já pode ser saboreada.

Como usar

Por ser uma farinha das mais úmidas entre as low carb, a farinha de amêndoas é uma das mais indicadas para o preparo de:

  • Pão low carb
  • Cup cakes salgados;
  • Bolos;
  • Doces;

Farinha de coco como fazer

Para fazer esta farinha, você deve quebrar o coco e retirar a polpa dele (a parte branquinha). Leve para moer no liquidificador. Depois de moer, acrescente a água quente (para cada xícara de coco triturado, acrescente ¾ de xícara de água quente). Deixe essa mistura descansar por cera de 20 minutos. Agora, coe a mistura em um pano limpo, torcendo bastante para sair toda parte líquida.

Depois, coloque o sumo do coco (que é a parte grossa a ser utilizada para farinha) em uma assadeira e leve para o forno pré-aquecido a 180º graus, tempo suficiente para secar. Vá mexendo de vez em quando a assadeira para o coco secar por inteiro.  Depois de secar, é só levar a mistura para o liquidificador, até ficar na forma de pó e pronto!

Como usar

Pode ser usada em:

  • Iogurtes;
  • Saldada de frutas;
  • Pães;
  • Bolos;
  • Salada;
  • Massas salgadas;
  • panquecas

Farinha de linhaça como fazer

Para fazer a farinha de linhaça, você irá precisar das sementes de linhaça e um liquidificador para moer a semente. Como a semente é um pouco dura, a dica é ter um liquidificador bem potente. Depois de triturar bem as sementes, a farinha de linhaça está pronta!

Caso não vá consumir de imediato, armazene em um recipiente fechado na geladeira. Escolha um pote escuro para que as sementes não oxidem com ação da luz.

Como usar

Pode ser usada em:

  • Pães;
  • Bolos;
  • Tortas;
  • Vitaminas;
  • Misturadas em sucos e iogurtes.

Farinha de castanha do Pará ou caju como fazer

Para fazer a farinha de castanha do Pará para cada xícara de castanha, utilize 4 xícaras de água filtrada. Deixe as castanhas de molho de um dia para o outro (de 12 a 24 horas). Depois, com o auxílio de uma peneira remova a água e dê uma enxaguada. Agora, leve a xícara de castanhas para bater no liquidificador juntamente com as 4 xícaras de água filtrada.

Bata por 5 minutos e depois filtre em um pano limpo, colocando um recipiente embaixo. Depois de coar todo leite, você vai separar a parte mais grossa que coou para usar como leite. Esprema mais um pouco com o auxílio do pano para retirar bem o leite e a umidade para confecção da farinha. Agora, coloque a farinha em uma forma e leve ao forno a 180º graus por 3 a 4 horas para secar bem.

Lembre-se de sempre verificar a aparência da farinha, o ideal é que ela fique bem douradinha, mas sem queimar. O último passo é levar para bater no liquidificador por 2 minutinhos para ficar com uma consistência mais homogênea.

Farinha de castanha de Caju como fazer

Faça igual ao processo da castanha de caju

Como usar

Esta farinha pode ser usada em:

  • Bolos;
  • Preparo de massas como tortas, crepes, panquecas;
  • doces

Farinha de amendoim como fazer

O amendoim é um alimento com preço bastante acessível e por isso é uma ótima opção para ser incorporado à farinha low carb. Além disso, permite que você use a criatividade e o misture com outro tipo de farinha como a farinha de amêndoas. Para fazer esta farinha, você vai usar o amendoim descascado e sem sal. É simples! Coloque a quantidade que queira preparar em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180º graus por 10 minutos.

Retire do forno e leve para bater no liquidificador até ficar na consistência de farinha.

Como usar

Pode ser usada em:

  • Bolos;
  • Sucos;
  • Vitaminas;
  • Muffins;
  • Doces;
  • Crepes;
  • Tortas;
  • Polvilhada em iogurtes e frutas,

Farinha de nozes como fazer

Para preparar a farinha de nozes é só retirar as cascas das nozes e levar para moê-las no liquidificador, até ficar na consistência de farinha.

Como usar

É o tipo ideal para quem quer uma consistência mais grossinha e ao mesmo tempo úmida para as massas e outras preparações. Pode ser usada para o preparo de:

  • Bolos;
  • Pães;
  • Cupcake;
  • Doces em geral;
  • Massas em geral.

Farinha de berinjela como fazer

Para fazer a farinha de berinjela, você irá precisar lavar as berinjelas na quantidade que for usar. Não retire as cascas e corte as berinjelas bem finas. Coloque as fatias em uma forma e leve para aquecer em forno pré-aquecido a 180ºgraus.

Você deve deixar no forno até que as fatias estejam bem secas. Preste bastante atenção para não queimar! Retire as berinjelas do forno, deixe esfriar um pouco e leve para bater no liquidificador. Caso não vá consumir de imediato, armazene em um pote seco e bem fechado. Como sugestão, você pode usar 1 kg de berinjela para obter 100 gramas da farinha.

Como usar

Você pode usar em:

  • Bolos;
  • Pães;
  • Tortas;
  • Misturada a sucos e vitaminas;
  • Cookies

Farinha de banana verde como fazer

Para fazer a farinha de banana verde, você irá precisar de 6 unidades de banana prata. O primeiro passo é descascar as bananas verdes, e cortá-las em rodelas. Agora, coloque-as em uma assadeira e leve para o forno em temperatura baixa.

Deixe no forno até que fiquem bem secas, tomando o devido cuidado para não queimar. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e leve para bater no liquidificador até formar uma farinha.

Como usar

Pode ser usada em:

  • Sucos;
  • Sopas;
  • Iogurte;
  • Bolos;
  • Pães;
  • Panquecas;
  • Cookies;
  • Vitaminas e sucos.

Farinha de maracujá como fazer

A farinha de maracujá é feita com a casca da fruta. Para prepara-la então, você irá precisar da casca de 4 maracujás. Primeiro, lave bem os maracujás, retire a polpa e a casca, deixe sobrar só a parte branca da casca, leve esta parte para o forno a 180º graus, tomando o devido cuidado para não queimar.

Quando as cascas estiverem secas e quebradiças, desligue o forno, deixe esfriar um pouco e leve para bater no liquidificador, pronto! A farinha low carb. De maracujá já pode ser saboreada.

Como usar

Pode ser usada em:

  • Biscoitos;
  • Bolos;
  • Tortas;
  • Pães;
  • Polvilhada no iogurte;
  • Em sucos, vitaminas e na água;
  • Doces em geral.

Farinha de frango como fazer

Para fazer esta farinha, como o próprio nome sugere, o ingrediente básico é o frango, no caso, você vai utilizar aproximadamente 2 peitos de frango, ou mais, conforme a quantidade que deseja de farinha.

O primeiro passo é cozinhar o peito de frango até desmanchar. Separe os ossos e cartilagens e desfie o frango. Leve para bater no liquidificador até virar uma massa. Agora, para fazer o processo de secagem, você deve levar a massa para uma frigideira, em pequenas porções. Vá apertando a massa na frigideira, até que ela seque por completo.

O ideal é que a massa fique solta e levemente dourada. Depois, leve a massa para bater no liquidificador para afinar mais a farinha. Para finalizar, peneire a farinha em uma peneira fina. Caso sobre mais farinha na peneira, passe novamente no liquidificador e peneire novamente até finalizar toda farinha.

Como usar

Pode ser usada em:

  • Massas em geral;
  • Tortas;
  • Pães;
  • Panquecas;
  • Crepes

Farinha de grão-de-bico como fazer

Utilize 500 g de grão-de-bico, deixe o grão-de-bico de molho entre 8 e 12 horas, trocando a água algumas vezes, se possível. Escorra e coloque os grãos numa assadeira.

Leve ao forno preaquecido a 180 C e asse por 40 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Deixe esfriar e bata no liquidificador até virar uma farinha. Passe pela peneira e volte ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexa a cada 5 minutos com uma espátula). Espere esfriar bem e guarde em um vidro bem fechado.

Como usar

  • Massas em geral
  • Tortas
  • Pães
  • Panquecas
  • Crepes
  • Bolos

Fonte: euprecisoemagrecer.com.br  boaforma.abril.com.br

Espero que tenha gostado das receitas das farinhas low carb, existem outras que você pode fazer ou comprar prontas, mas essas são as mais fácies de fazer em casa. Obrigada pela visita 🙂

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