Compartilhe:

Conheça estratégias para perder peso evitando o estresse

Algumas estratégias de combate aos estresse podem ajudar a perder peso, veja como.

Publicado por: Cida Ramos

como evitar o extresse

Vários estudos mostram que o estresse não só leva ao ganho de peso, mas também inibe a perda em pessoas que aparentemente estão fazendo tudo certo.

o estresse crônico faz com que a pessoa coma demais, com a elevação de cortisol e da insulina, e supressão de certos hormônios anabólicos que levam à inflamação e ao aumento da gordura abdominal. Picos de insulina são também conhecidos por inibir a queima de gordura.

Outro estudo descobriu que o estresse pode dificultar a perder peso por causa dos efeitos metabólicos complexos que ele dispara. Então, se você quer perder peso ou evitar o ganho, um passo é frear o estresse. Parece bom, mas o que você faz quando se depara com um problema muito difícil? O site do jornal Huffington Post listou 10 maneiras simples de gerenciar o estresse, o que pode ajudar a ficar em paz com a balança.

Mexa-se: o exercício é um dos melhores remédios para estresse emocional, mas só dá certo se seus objetivos são realistas e suas rotinas não são muito rigorosas. Exercício aeróbio moderado diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e eleva DHEA (substância que retarda o envelhecimento), além de trazer felicidade. Apesar da malhação não ajudar a pagar a conta do cartão de crédito, pelo menos os exercícios vão ajudar a neutralizar a resposta ao estresse no corpo.

Não entre em pânico: ao ser confrontado com um prazo ou tarefa impossível, ao invés de entrar em pânico, tente fazer o oposto. Respire e fique absolutamente calmo. Diga a si mesmo: “Este é um prazo apertado. Eu vou começar a fazer determinada tarefa e ver como a mesma se desenrola”. Lembre-se de que nada é feito em um instante. À medida que faz um pouco se aproxima mais do objetivo final.

Faça o seu melhor: ao se concentrar em fazer o melhor trabalho possível, você muda o foco do seu cérebro sobre a meta ou o resultado final, colocando-o de volta no presente, onde o estresse não está instalado. Na próxima vez que você estiver se sentindo estressado, concentre-se nessa técnica, e não no resultado final. Fazendo cada parte de uma tarefa muito bem, vai se sentir positivo e energizado, ao invés de ficar desanimado.

Olhe a sua volta: esta é uma técnica simples que funciona muito bem e rápido para acalmá-lo. Se você estiver no trabalho, em seu carro ou em sua casa, olhe à sua volta (ou, melhor ainda, saia um pouco caso seja possível). Fixe sua atenção em algo que é belo: uma única flor, uma árvore, uma borboleta. Observe o que é bonito. Faça isso por um minuto e você vai sentir sua respiração mais calma.

Mude o cenário: quando você está estressado, levante-se e comece a andar. O ideal é sair de casa e caminhar sem destino. Ande em torno do seu quintal. Caminhe até a esquina. Essa é uma maneira simples de deixar fisicamente o ambiente que está causando o estresse.

Um passo dentro do medo: a mente viaja quando sentimos medo. Começamos a criar obstáculos e, em seguida, nos preocupar com eles, sensação que acaba sendo paralisante. Em vez disso, enfrente o desafio: inicie o que tem para fazer imediatamente. Dessa forma tudo o que você teme tende a diminuir uma vez que você age. Seu nível de estresse vai cair e ser substituído por determinação.

Desafio: Todo mundo tem desafios. Eles são normais. Ao perceber isso você vai administrar melhor seus medos e navegar em torno dos obstáculos que você mesmo criou em sua cabeça. Uma maneira de lidar com o desafio, ao invés de sucumbir ao estresse que ela produz, é vê-lo como uma oportunidade para a aprendizagem.

Mude o foco: demasiado foco no objetivo final pode levar ao estresse causado pela frustração, o desânimo, e auto-sabotagem. Confie que ao longo do tempo o seu peso vai sair ou o seu projeto será feito. Mantenha os olhos sobre o processo rumo ao seu objetivo. Coloque toda sua energia para esses passos simples e siga em frente, em vez de desperdiçar energia preciosa em pensar no que está sendo feito.

Interaja com as pessoas: as pessoas que regularmente se conectam e interagem com a família e comunidade são geralmente mais saudáveis e mais felizes do que os solitários. Muitas vezes, estamos fisicamente desconectados uns dos outros através da tecnologia (telefone, texto, e-mail). Junte-se com outros pessoalmente. Outra forma positiva de conexão é parar um tempo para olhar o nascer ou o por do sol ou observar as estrelas.

Supere o tédio: o tédio pode levar ao estresse. Pergunte a si mesmo o que é importante em sua vida. Se a resposta for algo que você não está fazendo o suficiente, faça algumas alterações na forma como você gasta seu tempo. Uma maneira de começar é programar o evento no seu calendário – uma viagem, uma visita a uma exposição de arte, uma caminhada. Outra forma de combater o tédio é ter uma prioridade e concentrar-se no que está fazendo naquele momento e não pensando no resultado final quando já tiver emagrecido tudo o que gostaria. Deixe que as ações do presente o inspirem.

Fonte:Terra.com

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *