Compartilhe:

Coquetel para festa de aniversário, formatura ou casamento – Como organizar

Opção de festa cada vez mais comum, um coquetel pode ser simples, tem duração menor do que outros tipos de recepções de casamento mas em contrapartida, possibilita inovar na decoração deixando a comemoração muito mais versátil e descontraída.

Publicado por: Cida Ramos

champanhe e salgados para casamento

Comemorações mais discretas e menores estão cada vez mais comuns e começam a ser uma boa opção para quem não deseja fazer uma festa tradicional. Seja pelo valor um pouco mais elevado ou simplesmente para receber alguns poucos amigos e familiares. Um coquetel seja ele para festa de formatura, aniversário ou recepção de casamento difere por não possuir lugares marcados possuindo apenas algumas mesas para disposição dos itens do cardápio e bebida, pode conter uma decoração mais informal e descontraída (principalmente quando realizado em casa), e se assemelham muito aos chamados mini-weddings.

Mas como em qualquer tipo de festa a organização é um ponto fundamental para que tudo saia como planejado, por isso selecionamos algumas dicas importantes que devem ser feita com antecedência.

 

Veja também>> Como preparar um coquetel para qualquer tipo de festa

 

Atenção ao contratar uma empresa

É importante ter cuidado se for contratar uma empresa responsável pelo coquetel. Verifique bem os termos do contrato, tente saber do histórico da empresa e peça para organizar um dia para provar alguns do quitutes que irão ser servidos.

Algumas das especificações do contrato de serviço deverão ser obrigatórias, veja:

– O que será servido no coquetel (incluindo os ingredientes);

– A quantidade de cada item;

– Os tipos de bebida, as marcas e a quantidade de cada uma;

– Quantos garçons e copeiras trabalharão;

– Recursos materiais como mesa, cadeiras, pratos, talheres, etc;

– As forma de pagamento.

Recepcionando os convidados

Como é um evento mais rápido nada do casal demorar demais para chegar, pois podem perder boa parte da comemoração. Na chegada ao salão já podem ser feitas as fotos com os padrinhos, familiares e convidados. O bolo fica para o final juntamente com o brinde de champanhe e fica a critério do casal a hora de jogar o buquê.

Quando os noivos ou aniversariante ou convidados não tomam bebidas alcoólicas

Se houver alguma restrição em relação as bebidas alcoólicas, não se preocupe. O tradicional bolo com champanhe pode ser substituído por espumantes e vinhos sem álcool. Hoje em dia esta opção de bebida está mas comum e com boa qualidade, não tem porque se restringir.

Algumas religiões não admitem o consumo de bebidas alcoólicas e desta forma os noivos terão algumas restrições na hora de organizar o tradicional “Bolo com champanhe”. Se este for o seu caso, não se preocupe. Existem diversas opções que poderão substituir o champanhe sem tirar o brilho da ocasião. Para os que não querem servir apenas guaraná, espumantes e vinhos não alcoólicos, facilmente encontrados hoje em dia, são ótimas opções para comemorar em grande estilo!

Qual o horário para um Coquetel 

Um coquetel de casamento é mais flexível quanto aos horários e pode anteceder o jantar ou o almoço. Mas a ideia é que tenha pratos fáceis de serem servidos que dispensem a necessidade de mesas marcadas.

Abaixo selecionamos algumas opções do que servir em um coquetel.

A decoração das mesas

Decore as mesas com toalhas e arranjos de flores. Dependendo do número de convidados mais de uma mesa será necessária principalmente para evitar aglomerações.

sugestão decoração mesa coquetel casamento

Fonte: Pinterest.

É importante dispor algumas poltronas ou cadeiras para os convidados idosos e crianças poderem descansar e lembre-se para não colocar as cadeiras ao redor da mesa, pois corre o risco de confundirem que estão livres para ocupar a mesa, e essa não é a proposta. Portanto, crie um lugarzinho aconchegante para cadeiras ou pequenos sofás.

 

Veja também >> Como organizar a decoração de uma casamento simples

 

Sugestão de cardápio

Lembre-se que isso é somente uma sugestão e nada impede a criação de menu mais barato e menos diversificado. Selecionamos alguns dos prato mais comuns para este tipo de festa e algumas opções de bebida.

mesa salgados para um coquetel de casamento

Opções de salgados frios

– Uva rubi ou damascos recheados com queijo roquefort;

– Carpaccio de filé ao molho de mostarda e alcaparras;

– Salmão defumado com pão preto;

– Tarteletes recheadas com kani Canapés, folhas de rúcula e tomate seco

– Patê com geleia de framboesa, servido em torradas;

Salgados quentes

– Trouxinha ou pastelzinho de camarão;

– Pasteizinhos de palmito;

– Mini-quiches;

– Tarteletes de creme de salmão ou suflezinhos de queijo;

– Carolinas recheadas;

– Suflezinhos de queijo.

Sugestão da quantidade de comida e bebida para coquetel adulto: 

Salgados:  10  unidades por adulto -6 salgados por criança – Escolha entre 5 e 8 tipos de salgados, inclua canapés se preferir.

Frios e Entradas – 150g por pessoa

Salada: 150g por pessoa – Escolha pelo menos 2 tipos

Massa: 200g por pessoa

Carne: 250g por pessoa

Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança – Escolha 4 a 6 tipos de doces.

Bolo: 60 g de bolo por pessoa

Refrigerante: 600 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 350 ml de refrigerante e 250 ml de suco por adulto.

Cerveja – 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido  vinho, Uísque ou Champanhe.

Vinho – 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem)

Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem)

Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.

Água: 400 ml por pessoa

Para as opções de sobremesa, além do bolo é claro, bem casados com recheios diferentes fecham com chave de ouro sem contar que podem ser servido em caixinhas que os convidados levarão com as lembrancinhas.

doces bem casados

Fonte: noivasonline/ segredos da vovó

 

 Veja também>> Finger Food – Comidinhas ao estilo coquetel para qualquer tipo de festa

# # # #

Recomendado para você