Compartilhe:

Corte cabelo masculino de acordo com o tipo de rosto: Dicas e fotos

Entenda como escolher um corte de cabelo masculino que combine com seu tipo de rosto.

Publicado por: Cida Ramos

Corte-Cabelo-masculino-2011-tipo-rosto-capa

Se você está pensando em cortar o cabelo, mas não quer apenas ir no “pela porco” e mandar ver na maquina 2, vai poder dar um up no seu visual se observar as dicas dessa matéria. Que tal estudar o seu tipo de rosto e adequar o corte de acordo com ele? Isso se chama visagismo, portanto mãos à obra e faça o seu corte ficar perfeito pra você.

Então fique de olho nas dicas e veja como escolher o seu corte de cabelo masculino de acordo com o seu tipo de rosto.

Tipos dos rostos masculinos

Principais formato de rosto masculino

Como pode-se perceber na figura acima, identificar o tipo de rosto nem sempre é uma tarefa fácil devido a alguns formatos serem bem parecidos, mas algumas dicas básicas vão ajudar nesse processo de escolha, veja:

Você poderá gostar de:

Corte de cabelo masculino para 2014 – As principais tendências do ano
Como escolher o corte de cabelo ideal para o seu tipo de rosto
Cortes de Cabelo Masculino 2013/2014  – Dicas e fotos
Diversos tipos de cortes para cabelo cacheado, crespo ou afro

Dica 1 – Tire uma foto (ou várias!)

A melhor maneira de descobrir é tirando uma foto frontal do seu rosto, com cabelo puxado pra trás. Depois imprima em tamanho grande pois tentar identificar só olhando no espelho pode ser não ser uma tarefa fácil.

Dica 2 – Analise o perímetro

Na foto, você deve observar o perímetro da sua face. Visualize a linha do couro cabeludo e a linha do queixo. Passe um lápis no contorno da face, e observe qual figura geométrica se assemelha.

Veja também >> Como escolher um corte de cabelo masculino – Guia completo para não errar na escolha

Dica 3 – Compare Testa/queixo

Observe e compare a largura da sua testa com a do seu queixo (maxilar). Qual deles é mais largo?  Seu queixo é fino?

Dica 4 – As bochechas

Observe a proeminência de suas bochechas. Elas são saltadas?

Dica 5 – A distância dos olhos

Note o espaço entre seus olhos. Depois observe a distância do final de um olho até a linha do início do couro cabelo. Qual dos espaços é maior?

Corte de cabelo masculino para quem tem rosto triangular

Alguns cortes de cabelo podem ser usados sem problemas para mais formatos de rosto, como é o caso do rosto quadrado e retangular. Por isso, selecionamos os principais tipos de rostos para podermos ver quais os cortes de cabelo com que eles combinam, veja.

Características: As medidas da testa larga começam a diminuir bastante ao longo do rosto, até deixar o queixo bem afinado, parecendo frágil.

Corte de cabelo ideal para o rosto triangular

Fios mais compridos (com possibilidade de mechas longas caindo sobre a face), volumosos, desconectados nas laterais e que cubram ligeiramente as orelhas.

Mude com o penteado!

Cortes de cabelo para rosto trinagular

Laterais maiores com leve repicado assimétrico dão mais harmonia ao rosto triangular.

Para parecer mais másculo: Basta aplicar mousse no cabelo, levantando a raiz com a ajuda dos dedos – assim o rosto triangular parece mais largo, quase oval. Para um “desgrenhado mais comportado”: Como seu corte é irregular e tem um certo volume nas laterais, basta aplicar pomada no cabelo seco e, com as mãos entre os fios, ir sacudindo a cabeleira. O resultado é um despenteado respeitável, como é ocaso do penteado usado pelo Brad Pitt (perfeito!).

Corte de cabelo masculino para quem tem o rosto redondo

  

Características: Como o próprio nome indica, é um círculo perfeito, tem medidas praticamente iguais na altura e na largura, podendo apresentar bochechas salientes.

Corte de cabelo ideal para quem tem o rosto redondo

Vale tanto o quadrado (inclusive na nuca e na franja bem curta) com costeletas médias, que afinam as laterais sem ganhar volume, quanto o desestruturado, com linhas triangulares nas laterais do rosto.

 Mude com o penteado!

corte de cabelo ideal para o formato de rosto redondo

Mais seriedade no visual

Naturalmente quem tem o formato de rosto redondo transmite um ar mais infantil, mas um mudança no penteado pode fazer toda a diferença. O próprio corte de linhas retas e quadradas já quebra o efeito infantil que esse formato transmite.

Não está satisfeito? O uso de gel no alto da cabeça e nas laterais deixa o look mais formal. Se quiser um estilo mais forte e agressivo, aplique uma pomada puxando levemente os fios mais curtos junto à testa e garanta um estilo energético e fashion.

 Corte de cabelo masculino para quem tem o rosto quadrado

Características: O tipo de rosto quadrado, a largura dos maxilares acompanha de perto a largura da testa.

O corte de cabelo ideal para quem tem o rosto quadrado: Assimétrico, ou seja, com fios em diferentes comprimentos, repicados ou com pontas irregulares, que afinam os traços do rosto e quebram a seriedade do formato quadrado.

Mude com o penteado!

Quebrando a seriedade do rosto quadrado com o penteado despojado

Mais descontraído: Duro por natureza, o corte de cabelo para quem tem o rosto quadrado pode transmitir severidade excessiva. Para quebrar o gelo, vale criar um leve topete despenteado com gel (num estilo roqueiro) ou jogar o cabelo todo para trás e aplicar gel de efeito molhado.

Se o objetivo for quebrar os traços mais fortes e o aspecto “sisudo”, aposte em um corte maior com uma leve franja desconectada, assim os traços do rosto tendem a ficar mais leves.

Mais autêntico: Há ainda a opção de amassar os fios com as mãos durante a secagem (com ou sem secador) para criar um efeito bem moderno.

Corte de cabelo masculino para quem tem o rosto retangular

Muito semelhante ao rosto quadrado, o formato retangular pode ser considerado o rosto mais fácil de combinar os cortes, ou seja, combinam com a maioria deles.

Que tipo de corte devo usar? Desfie fios do topo e os direcione para a testa. Cuide somente para que a testa não aparente ficar grande demais na hora da escolha do penteado.

rosto retangular

Se você tem orelha avantajada? Fios da laterais mais longos para disfarçar a orelha.

Corte de cabelo masculino para quem tem rosto oval

Assim como o rosto quadrado o formato oval se comporta bem com quase todos os cortes. Vale atentar somente para o penteado cuidando para não destacar demais o nariz (se for o caso de você ter o nariz grande) e olhos.

Características A testa é levemente mais larga do que o contorno do queixo, as laterais são afinadas e a ponta do queixo tem desenho ovalado.

Corte de cabelo ideal: Considerado o mais harmônico dos formatos, combina com qualquer corte, do comprido e desfiado ao comportado e prático, rente à cabeça.

Rosto oval

 

Mude com o penteado!

Mais ousado, estilo básico – curto e bem penteado:

fica mais irreverente com a aplicação de gel no alto da cabeça, gerando um efeito arrepiado.

Mais moderno:

Penteados para trás e fixados com a ajuda de gel, os fios mais compridos e desfiados ganham ar contemporâneo. Já com o uso de mousse na parte frontal, numa versão “jogado de lado”, o corte fica mais jovial.

Fontes:francislei.wordpress.com -homemmoderno.com

Veja também:

Como escolher o corte de cabelo ideal para o seu tipo de rosto
Canal de cabelo masculino
Cortes de Cabelo Masculino  – Dicas e fotos
Diversos tipos de cortes para cabelo cacheado, crespo ou afro

Comentários

15 Respostas para “Corte cabelo masculino de acordo com o tipo de rosto: Dicas e fotos

  1. luiz disse:

    Não tô conseguindo identifica o tipo do meu rosto meu cabelo é liso porém pouco o que eu faço

    1. Cida Ramos disse:

      Luiz, nas matérias sobre tipo de rosto está tudo muito bem explicadinho como identificar o tipo de rosto. >> http://www.portaltudoaqui.com.br/corte-cabelo-masculino-de-acordo-com-o-tipo-de-rosto-dicas-e-fotos/
      Eu não estou vendo a sua foto, não tenho como falar nada. Obrigada pela visita

  2. Patrícia disse:

    Meu marido tem o rosto oval, como posso corta lo?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Patrícia, como está escrito ai em cima na matéria. O rosto oval não tem muito segredo, o que você tem que ver é o tipo de cabelo dele, o estilo dele e para que ele precisa do corte. Para o trabalho? Dependendo do tipo de trabalho o corte pode combinar mais um ou outro. Você precisa analisar tudo isso e eu não estou vendo o seu marido nem o tipo de cabelo dele. Então tente analisar lendo as instruções da matéria ai em cima, em combinação com as dicas que eu dei. Obrigada pela visita.

      Dá uma olhada nessa matéria também>> http://www.portaltudoaqui.com.br/como-escolher-um-corte-de-cabelo-masculino/

  3. Giovanni disse:

    Queria saber o formato do meu rosto como eu faço

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Giovanni, leia a matéria e siga as instruções. Assim você vai descobrir qual é o formato do seu rosto. Obrigada pela visita

  4. Igor Filho disse:

    Olá! Gostaria de saber meu tipo de cabelo. Aqui esta sem foto mais eu ja fiz essa pergunta pelo Facebook e vcs mandaram este link. Gostaria de saber meu tipo de cabelo. Se puder responder. Ficaria grato. Meu face é Igor Filho tem foto minha la e eu ja mandei mensagem pra vcs na pag do face só ver.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Igor, Para dizer qual é o tipo de cabelo se é oleoso, seco, ou misto, para dizer se o cabelo é crespo, encaracolado, liso ou misto, a pessoa precisa de preferência poder pegar no cabelo, estar ao vivo.
      Para ver de longe por foto, e dar um diagnóstico correto não é uma tarefa fácil, mas eu fui até o seu face para ver fotos suas. Não tem nenhuma foto que seja de perto, nítida que possa visualizar melhor o seu cabelo. O seu cabelo pela foto péssima que eu vi me pareceu ser um cabelo crespo, mas não dá para ver nada direito.
      Será que você pode tirar umas fotos bem de perto, para eu ver bem o seu cabelo? Se puder segure uma mecha do cabelo para cima e tira a foto para eu ver, preciso de uma foto de frente para ver o seu rosto melhor também.
      Tire pelo menos umas 5 fotos de lado, de frente, de costas mas de perto e nítidas. Depois me avise aqui mesmo, não deixe recado lá no face do PortalTudoAqui, deixe recado aqui mesmo, por favor, eu venho mais aqui para responder perguntas do que lá. T+

  5. Igor disse:

    Olha aqui não da pra enviar fotos eu enviei uma la no Face bem nítida com o cabelo maior. E da pra ver bem. Se puder da uma olhada la 😉

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Igor, seu sei que não dá para mandar fotos por aqui querido. Pedi para colocar fotos no seu face, ai eu poderia ver. Eu não estou disponível para atender mensagens pelo face do Portal, meu trabalho é direcionado a responder por aqui. Por favor não fale ou envie fotos pelo face do portal. Obrigada

  6. Igor disse:

    E vc viu apenas uma das minhas fotos pq minhas fotos tem privacidade. Só para amigos. E eu mandei uma foto la no face que da pra ver bem :)

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Igor, eu sei que por aqui não dá para enviar foto, eu disse na resposta anterior, para você colocar mais fotos(no seu face), mas já que seu face é restrito você poderia abrir a restrição para eu ver e depois recolocar. Mas tudo bem, vamos lá.

      Sobre o seu cabelo ( pelo que pude ver, em apenas uma foto).

      Pelo pouco que pude ver é bem crespo, e o cabelo crespo costuma via de regra ser seco. O seu corte está adequado ao seu rosto (rosto fino, oval e com queixo proeminente, quase um triangulo invertido) e a sua idade. Se quiser pode deixar mais volume no topo da cabeça e na franja, isso vai possibilitar mais variações no penteado, e harmonizar com o seu tipo de rosto, mas vai consumir mais produtos e dar mais trabalho,a escolha é sua. Aconselho que não faça uso de química nos cabelos, caso seja muito novo. As químicas podem dar alergia e prejudicar a sua saúde. Além do que se forem usadas indevidamente podem causar danos nos fios ou até mesmo no couro cabeludo, danos irreparáveis. Se for usar procure um bom profissional.

  7. Igor disse:

    Eu digo que meu cabelo não é crespo. Pois o cabelo crespo “afro” não da pra fazer penteado algum… E mesmo molhado continua enrolado. O meu não … Eu faço qualquer penteado. Costumo pentear para o lado. E corto baixo dai o cabelo não tem comprimento pra ficar ondulado. E sinceramente cabelo crespo o meu não é. Quando eu era pequeno era bem cacheado e fino agora esta mais grosso e ondulado. E minha raiz é lisa. Ou seja minhas caracteristucas se encaixam no ondulado não no crespo !

  8. Igor disse:

    Eu ja vi cabelos crespos mesmo. E o meu é diferente. Náo é quebradiço e muito seco. É ondulado e grosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *