Por: Cida Ramos

Corte de cabelo masculino Afro – Dicas e fotos

O corte de cabelo masculino Afro tem ganhado espaço a cada dia, e hoje existem várias opções para quem deseja um corte estiloso e diferente, confira!

corte-cabelo-masculino-afro-encaracolado-moda-2013-capa

O corte de cabelo masculino afro tem se tornado mais popular a cada dia. Eles têm representado uma revolução de estilo de cabelo que estão surgindo para homens que querem mais personalidade na hora de cortar os seus cabelos. Assim como as mulheres, os homens estão querendo experimentar mais estilos, que para a sorte da ala masculina, existem vários para escolher.

Já havíamos publicado uma matéria sobre cortes de cabelo masculino para quem tem os cabelos cacheados e encaracolados, sendo que alguns daqueles cortes se encaixam para quem tem o cabelo afro também, mas a variedade não era muita. Nesta seleção você não vai precisar ficar limitado ao cabelo curtíssimo (máquina zero), pois existe um corte para cada estilo e personalidade. É só ficar de olho nas dicas e escolher o que melhor combina com o seu estilo.

Como cuidar e manter o corte de cabelo masculino afro

O cabelo Afro exige cuidados especiais e quando possível que o tratamento seja feito por profissionais. No uso diário é importante o uso de produtos hidratantes, produtos específicos com fórmulas para cabelos étnicos, porque o cabelo muito crespo pode tornar-se frágil e danificado muito facilmente, aumentando o risco de perda de cabelo.

Outro cuidado que se deve ter com esse tipo de cabelo é na hora de pentear, usando de preferência pentes largos e creme para desembaraçar para não quebrar os fios.  Felizmente já existe no mercado, uma infinidade de produtos capilares projetados especificamente para fortalecer e nutrir o cabelo afro. Condicionador rico em nutrientes e shampoo enriquecido, que podem ajudar a dar cabelo a força que necessita para suportar o estilo e, também evitar a perda de cabelo.

Veja também >> Corte de cabelo masculino para 2014 – Principais tendências do ano

Mesmo com um corte no estilo curto, os homens também devem considerar o uso de um shampoo e condicionador e leave-in com propriedades UV ( protetor solar),  para ajudar a proteger o couro cabeludo de queimaduras e danos à pele. Produtos específicos para serem usados no verão, protegem o cabelo e o couro cabeludo dos raios nocivos do sol. Além disso, este tipo de produto é criado com o cânhamo, o que é benéfico para o cabelo naturalmente Africano.

Escolhendo o melhor estilo de corte ou penteado

O melhor estilo de cabelo é aquele que melhor se adéqua ao formato do seu rosto, além é claro de saber que cada corte resulta em uma manutenção. Por exemplo, um longo, afro Black power rodado em torno da cabeça, pode não ser a escolha ideal para um indivíduo com um rosto redondo, porque ele só vai acentuar ainda mais essa forma.

Ao mesmo tempo, alguém com um rosto muito estreito pode parecer desproporcional se escolher um afro grande. Além disso, Afros e cornrows (Canerows (ou Cornrows), aqui no Brasil conhecido como Rastafare, é uma técnica de entrançar o cabelo junto ao couro cabeludo formando linhas elevadas). Requerem rigoroso cuidado para continuar bem arrumado, enquanto cortes com estilos “Zumbido” ou também conhecido como cabeça raspada, dão menos trabalho, mas não significa que não precisam de cuidados e manutenção.

Enfim, existem muitas variedades de corte de cabelo masculino para cabelo Afro que funcionam bem, mas os estilos mais populares incluem:

Black Power Afro

corte de cabelo masculino afro

Uma das opções que o homem com cabelo afro pode ter, é a de assumir o cabelo como ele é, cuidar para deixá-los  macios e sedosos e controlar apenas o tamanho do cabelo.

Um Afro ou “fro” é um cabelo natural, um corte onde o estilo de cabelo se destaca em um circulo em torno da cabeça, o cabelo se expande, em vez de ser confinado. Alguns Afros são apenas uma ou duas polegadas de comprimento, enquanto outros podem ser vários centímetros de comprimento, assim como eram os estilos muito pronunciados, populares na década de 1970.

Afro com desenho modelado

corte de cabelo masculino afro

O corte de cabelo Afro modelado, é a variação do Black Power, só que neste caso ele é um corte modelado, formando desenhos.

Corte curto clássico

corte de cabelo masculino afro

O corte bem curtinho por ser um tipo de corte fácil de manter para quem tem um cabelo Afro. Dependendo do tipo de fio, se ele for muito crespo e você não gosta dele ao natural, o corte curto se torna uma boa opção, vai controlar bem as ondas e se torna fácil para manter. Sempre lembrando que exige mais proteção para o couro cabeludo.

As bordas do corte ao longo da linha do cabelo podem ser bem definidas, ou pode-se optar por uma definição natural. Muitos homens de negócios e atletas preferem escolher este estilo de corte, porque requer pouca manutenção e fica sempre arrumado.

Corte curto com desenhos

corte de cabelo masculino afro desenhado

O corte raspado é com cabelo cortado a máquina,um estilo quase raspado mas é mais do que isso quando tem desenhos feito à máquina. Existem variações,que podem ser com desenhos, sulcos, padrões geométricos, ou até mesmo palavras como parte do estilo diferente, geralmente ao longo das costas da cabeça ou pescoço.

Os lados deste estilo de corte, podem ser afunilados para comprimentos mais curtos, perto da linha do cabelo. É perfeito para os homens que preferem um corte de baixa manutenção, que ainda oferece a oportunidade para a expressão artística que embeleza o seu estilo.

Cabeça raspada

cabelo mínimo afro quase raspado

Muitos homens negros optam  por raspar a cabeça completamente para eliminar qualquer aborrecimento ou trabalho com o cabelo encaracolado. Se você optar por este estilo, o corte raspado deve ser refeito a cada poucos dias para manter um estilo puro e limpo. Importante lembrar é que você vai precisar de produtos para proteger o couro cabeludo do sol.

Ondas 360

corte de cabelo masculino afro com ondas

O corte de cabelo com onda 360, também conhecida como “ondas” ou “360″ são um padrão de cabelo popular usado por muitos Africanos e Americanos. O cabelo é denominado assim porque parece que há padrões de anéis ao redor da cabeça. Para manter o cabelo assim, precisa ser um tratamento diário de escovação e hidratação, sistematicamente no cabelo até que as ondas comecem a aparecer.

Meio Natural Afro

cabelo crespo estilo natural

Este estilos de corte, pode ser adaptado  a diferentes preferências dos homens. Um afro menor poderia ter lados inclinados para atender melhor às formas do rosto, e um corte de quase “zumbido” pode ter um topo diferente, mais para ajudar a alongar a face e reduzir a frequência das manutenções.

Corte com cabelo afro alisado

cabelo com alisamento

Outra opção para quem deseja um cabelo domado, é alisar as madeixas e depois fazer o corte que desejar, entre eles o moicano, como o do Neymar, ou mesmo alisar e pintar as pontas, como a de alguns famosos. Já falamos sobre os tipos de alisamento para cabelo masculino em outra matéria, para quem quiser esta opção é só conferir aqui.

Você pode também alisar e fazer um corte desfiado moderno, como os cortes repicados em diagonal. Enfim são inúmeras as possibilidades. Uma coisa que você vai ter que pensar se escolher um cabelo alisado, é a manutenção, que vai ser a cada mês porque a raiz cresce ficando encrespado logo na base. Vale Lembrar também que você terá que manter o cabelo com produtos para hidratar, além das pomadas e sprays na hora de fazer o penteado. Se você não está disposto a gastar muito com produtos para o cabelo, passe para os próximos estilos.

Os penteados para quem não quer cortar

Se cortar os cabelos não é sua opção, um penteado adequado pode resolver seu problema. Geralmente os penteados para os cabelos afro possuem mais opções quando eles estão com um comprimento maior, veja algumas sugestões:

Dreadlocks

penteado deadlock

Este estilo longo é muitas vezes favorecido por homens com origens Jamaicanas/Caribenha, muito usados também aqui no Brasil, que consiste de torções ou tranças grossas cobrindo a cabeça. O cabelo pode ser curto ou longo, ao ponto de estender-se para a linha de cintura.

Cornrows ou rastafare:

penteado rastafare

Este estilo de trançado mantém os cabelos perto do couro cabeludo com as tranças meio-grossas, ao contrário das tranças micro preferida pelas mulheres, que são mais longas e finas. Cornrows ou Rastafare, é na realidade um tipo trança pequena francesa que podem ser deixadas longas ou mais curtas. Então, se o seu cabelo ainda não está tão grande, mesmo assim você pode aderir ao rastafare.

Moicanos ou New Order

penteado moicano ou new order

Este penteado na verdade exige um corte seco nas laterais, e no topo da cabeça é feito o penteado moicano, ou o New order que lembra o moicano só que com topete maior e com mais cabelo no topo. São penteados atuais e muito usados por homens com cabelos afro ou não. Famosos como Neymar, Gusttavo Lima, são adeptos do penteado que conquistou o seu espaço, aqui e lá fora.

Quem disse que a única opção para quem cabelo afro é a máquina zero? Escolha seu estilo e arrase!

Veja também

- Corte de cabelo masculino para cabelos cacheados e encaracolados

- Corte de cabelo masculino .Seleção dos melhores Hair Stylists

- Escolha o corte de cabelo de acordo com o seu tipo de rosto

 

Tags:

Deixe um Comentário

Uma resposta para “Corte de cabelo masculino Afro – Dicas e fotos”

  1. […] Se quiser ver mais cortes de cabelo para cabelos encaracolados, crespo ou afro visite o nosso canal de cabelos e veja nossas outras matérias especificamente para cabelos afros. […]

Deixe uma resposta