Compartilhe:

Cabelo masculino 2016 – Cortes, cores e todas as tendências

Veja tudo sobre as tendências de corte, cor e penteados para os cabelos masculinos nesta temporada e para o verão de 2016.

Publicado por: Cida Ramos

Corte de Cabelo masculino 2016

Estamos na primavera mas as tendências de corte de cabelo masculino e penteados para 2016 já foram apresentadas. A cada temporada elas seguem um rumo, e para a época mais quente do ano a palavra de ordem é ser o mais natural possível.

Então isso vale para as cores, para os cortes e também para os penteados que devem ser sem escovação e sem muitos finalizadores. Ou seja, cabelo cortado de modo que o homem possa secar naturalmente e sem usar muitos produtos na hora de pentear. Isso vale para os cabelos lisos, os cacheados e para o afro.

Em contra partida a todo esse naturalismo, existe uma corrente de adeptos aos cabelos coloridos que se tornou tendência justamente por conta da quantidade de homens que já usam, e que estão nas ruas. Mas vale lembrar que não é para todos. Depende muito do cabelo e do estilo e dá muita manutenção, então pense antes de aderir.

Quanto aos modelos de cortes, alguns deles não são novidades, apenas se consolidarão ao longo deste ano de 2015. Ganharam o gosto do público masculino, e foram os estilos mais pedidos nos salões de cabeleireiros e barbearias mundo afora. Entre os cortes que já estavam na moda e vão continuar em 2016 estão: Corte Undercut, Razor part com algumas variações no tamanho da franja.

O Side Part, o corte curto partido de lado, que é um clássico atemporal, também continua como tendência. Ele é um corte conservador e formal, ideal para quem deseja um visual limpo e clean. Perfeito para os executivos, para quem trabalha em ambiente social ou mesmo para quem gosta desse estilo. Ao contrário do que muitos pensam não é um corte para os “velhos”, na verdade ele é “chic”, é um clássico ao bom e velho estilo “menos é mais”.

Ah esqueça o topete pomdadour, aquele ” topetão”  gigante ao estilo Elvis. Ele perdeu força, e agora quem quiser ostentar um topete, deve cortar bem menor se quiser seguir a moda atual. Então, diminui o topete e aumenta a franja. Que está em alta e pode ser usada de diversas maneiras e não requer todo aquele arsenal de produtos na hora de pentear. Praticidade é a melhor pedida principalmente no verão.

No quesito penteado os topknot continua, e a novidade é o rabo de cavalo masculino. O coque escorregou, desceu um pouco e virou um rabo de cabalo e está fazendo sucesso.

Antes de falar dos detalhes das tendências de cortes de cabelo, de cores, penteados e tudo mais para os cabelos masculinos, preciso voltar a  falar sobre uma coisa muito importante.

Dica importante: Antes de sair por aí praticando o corte da moda a qualquer custo, procure antes de tudo saber se o corte escolhido combina com o seu formato de rosto e o seu tipo de cabelo. Caso contrário o resultado pode ser desastroso, artificial. O que cada um precisa fazer pra ficar na moda, é  adequar o corte ou penteado a sua necessidade, ao seu jeito de ser para se sentir bem com o corte escolhido sem perder o estilo!

 Cabelo masculino – O que está em alta para usar já e em para 2016

Vamos começar pelos curtos! Eles continuam dominando o cenário dos mais pedidos, queridinhos dos homens por muitas razões. E no verão eles são ainda mais procurados é claro.

 Side Part – Corte clássico repartido de lado

Corte de Cabelo masculino 2016 - classico-repartido-lado

Ele é sim um clássico atemporal, releitura do que já foi moda nos anos 50 que nunca sai de moda. Perfeito para o visual mais arrumado, como a de um executivo, por exemplo. É o corte ideal para todas as temporadas e para a maioria dos homens. Muito usado pelas celebridades em eventos formais por se encaixar perfeitamente a um visual mais polido. O penteado é sempre muito bem acompanhado por modeladores de acabamento molhado, como é caso do gel ou da pomada.

Veja mais >>Cabelo masculino social: Top estilos para usar sem erros!

Razor part – Corte curto com detalhe risca feita com navalha

Corte de Cabelo masculino 2016 - corte- razor-part

Esse corte que fez sucesso na década de 30/50 , ressurgiu e vai continuar na moda em 2016. Ele foi criado a partir de uma forte influência militar, pelas suas laterais raspadas que agrega uma “risca” lateral bem acentuada feita com navalha. E é justamente essa risca  que deu origem ao nome do corte Razor Part, que traduzido a grosso modo significa partido pela navalha.

Para manter a risca lateral feita com a navalha, é necessária pelo menos uma manutenção semanal. O Corte que pode ser feito em todos os tipos de cabelos e também pode ser usado pelos que são adeptos da barba, bigode ou cavanhaque.

Curto com volume progressivo

Corte de Cabelo masculino 2016 - curto com volume progressivo

O cabelo com volume crescente ou progressivo pode ser usado por qualquer um. Mas é  ideal para cabelo bem crespo ou afro ou para quem deseja praticidade no dia a dia. É um corte que tem a base do cabelo raspado deixando um efeito degradê na direção do topo da cabeça. Ou seja, com um volume crescente em direção ao topo da cabeça. O tamanho vai do gosto de cada um. Pode ser usado também por quem tem cabelo encaracolado, crespo e cheio. Porém, quem tem cabelo liso e gosta do estilo pode usar sem problemas, vai do seu estilo porque é um cabelo muito fácil de manter arrumado por isso se torna prático.

Para quem tem cabelo crespo é possível adotar as mechas torcidas com um tamanho na parte de cima maior, um moicano com a lateral raspada, enfim, as possibilidades são muitas.

Crew cut – Corte curto – Reco

Corte de Cabelo masculino 2016 - corte-reco-curto-crew-cut

O Crew cut  é um corte curto muito eclético, serve para todos os tipos de cabelo, liso, crespos ou afro. Uma ótima opção para quem busca um corte simples e fácil de manter, o crew cut é aquele cujo cabelo do topo da cabeça é relativamente curto, e vai gradualmente encurtando mais ao fundo da cabeça, com as laterais batidas. Bom para todos os formatos de rosto e é super prático.

Também conhecido como Short length, é o corte de cabelo ao militar ou estilo grunge,uma boa opção para ter um cabelo curto cacheado. Neste corte se pode  raspar totalmente a lateral ou apenas deixar bem curtinha a parte perto das orelhas, deixando o cabelo meio espetado desalinhado,o que complementa o look descolado.

Crew Cut – Raspado

Corte de Cabelo masculino 2016 - corte-raspado-careca

Ideal para quem deseja praticidade, não quer ficar arrumando os cabelos ou para quem está com queda de cabelo e não quer ficar disfarçando entradas ou falhas. Alguns usam porque ficam bem com e gostam do estilo, outros porque precisam.

Não tem muito mistério nesse corte, a manutenção tem que ser feita a máquina pelo menos uma vez por mês. Diversos atores como o Vin Diesel, por exemplo são adeptos desse estilo. E mesmo sem cabelos eles arrancam os suspiros de muitas mulheres.

Undercut e suas variações 

corte-cabelo-masculino-2016-undercut

O corte undercut promete ser o corte preferido em 2016. Pode ser usado por todos até por quem tem cabelo afro, mas é ideal para cabelo liso ou misto, o corte com referência no visual punk, conhecido como under cut consiste no corte onde a nuca e as laterais são raspadas à máquina e o topo fica com uma franja volumosa. Ele também pode vir combinado com o razor part, aquela risca lateral feita com a navalha. Pode ser penteado com cera para obter um visual opaco nos fios da vasta cabeleira volumosa. Mas se for preciso usar o penteado de forma mais disciplinada, basta pentear os cabelo para trás, usando gel e spray.

Veja mais>>Corte de cabelo Undercut e suas variações principal tendência para  2016

Bagunçado chic ou  Messy Hair

Corte de Cabelo masculino 2016 - baguncado-chic-messy-hair

Conhecido também como messy hair para quem tem cabelo liso, ou o Tousled Curly para quem tem cabelo crespo ou encaracolado. É o corte ideal para os mais jovens, ou os mais descolados. Que não precisam de um visual arrumadinho e tradicional, nem mesmo para o trabalho. Então se este for o seu caso e o seu cabelo permite se jogue! É trend!

Corte desconexo com volume e franja longa

Corte de Cabelo masculino 2016 - franja-long

Sabe aquele corte de cabelo com volume no topo da cabeça, que tem aquele  franjão, só que repicada de forma desconexa, que permite pentear o cabelo deixando uma textura e um ar de bangunçado chic?! Pois é ele também continua na moda e vem com força para 2016. Essa franja tomou o lugar do “topetão” como eu já havia falado lá em cima.

Corte com volume, mais comprido no topo da cabeça (as laterais curtas, ou batidas), repicado e com franjão: a escolha ideal pra quem curte aquele aspecto mais informal e com estilo despretensioso. Combina muito com a barba, outra tendência que continua forte.

A franja maior pode ser a gosto de cada um. Uns podem preferir uma franja enorme e usar jogada para o lado e em alguns casos combinando com uma barba. E de acordo com o seu estilo e necessidade, a franja pode ser menor que dê para usar de diversas maneiras tornando o corte eclético, com vários estilos.

Cabelo comprido natural

Corte de Cabelo masculino 2016 - longo-natural

Este é outro estilo que vai estar em alta para 2016, pois embora seja bastante comprido é super prático. Para manutenção faça o corte “quase nada”, apare desfiando. Para conseguir o efeito bagunçado no cabelo comprido natural podem-se usar os milagrosos finalizadores. Caso seu cabelo seja mais fino e com pouco volume é ideal utilizar sea spray sem enxague. Já para cabelo comprido natural crespo é ideal enaltecer a beleza com pomada para cabelo.

Na hora que esquentar, faz um penteado como o topknot ou o rabo de cavalo que também estão em alta para 2016. Simples assim!

Estilo surfista

Corte de Cabelo masculino 2016 - surfista

Assim como no cabelo longo, o cabelo médio, o cabelo surfista também segue a linha de não ter um corte definido, vale também nesse caso o “corte quase nada”, aquele que não tem um corte aparente como já falei, apare pontas secas de maneira desconexa e desfiada. O que define o estilo é que ele é um cabelo com ar de desalinho e descompromissado com as convenções, não penteadinho. Porém isso não significa ficar sem cuidar do cabelo. Muito pelo contrário, cabelo comprido exige ainda mais cuidado e gastos com produtos finalizadores.

Cabelo masculino Afro Dread

Corte de Cabelo masculino 2016 - dread-afro

Além do clássico cabelo raspado formando desenhos interessantes , esse corte undercut que está em alta pode ser usado em comunhão com os dreads que podem ser pequenos, médios ou longos. Combina com o visual informal e para quem tem gosta do estilo. Se quiser pode complementar o visual com a barba que também está super em alta.

Black Power

Corte de Cabelo masculino 2016 -black-power

Para usar esse cabelo é necessário ter estilo e personalidade forte, sem medo de ser feliz. Quem adere, diz que não se arrepende e quando bem feito, as mulheres adoram. Para aderir é necessário um pouco de tempo e paciência, afinal tem que fazer direito. É basicamente usar cera, pomada e os dedos para moldar até atingir o tamanho ideal.

Os penteados masculinos tendência para 2016

Penteado Topknot – coque masculino – Coque samurai

Corte de Cabelo masculino 2016 -coque-masculino-topknot

O coque masculino pegou, saiu das passarelas e ganhou a moda de rua. Conhecido como “coque samurai“, aquele coquinho no alto da cabeça, é uma boa opção para os meninos de cabelo médio ou comprido. Alguns usam com a lateral raspada e prendem para mostrar o efeito.

Ele é um penteado que tem que ser usado com atitude e principalmente combinar com o seu estilo e style. Sim porque um coque pede um vestuário também estiloso e na moda. Então antes de adotar o penteado, confira se ele combina com o seu estilo.

O rabo de cavalo masculino

Corte de Cabelo masculino 2016 -rabo-de-cavalo-masculino

Assim como o Topknot o rabo de cavalo também tem que ser usado combinado a um visual estiloso.  O penteado pode ser encarado como uma variação do coque masculino, mas o ideal é que seja usado por quem tem um cabelo mais longo para que o penteado tenha o caimento ideal.

Afro com cachos torcidos

Corte de Cabelo masculino 2016 -cabelo-afro-torcido

Por ser um penteado mais elaborado, é preciso ser um homem de estilo para adotar esse visual. Assim como o coque masculino, ele deve ser compatível com a personalidade de quem usa. Para usá-lo, basta que seu cabelo tenha um tamanho razoável para conseguir torcer os cachos. Ele pode ser perfeitamente alternado entre o estilo afro “black power” e o com cachos torcidos. Basta separar as mechas do cabelo e ir torcendo mecha por mecha para formar esse tipo de cacho.

As cores para os cabelos masculinos em 2016

Cor Natural

Corte de Cabelo masculino 2016 -cabelo-masculino-cor-natural

Se você gosta de luzes, esqueça as mechas marcadas e prefira as mechas fininhas e mais próximas da raiz para um visual mais natural.

Cabelo colorido

Corte de Cabelo masculino 2016 -cabelo-masculino-colorido

Apesar do naturalismo ser  palavra de ordem para os cabelos masculinos nesta temporada, existe uma fatia do mercado masculino que gosta de inovar no quesito cores. No ano de 2015 os cabelo descolorido blond e platinado foram top trend, e para 2016 a aposta está nos cabelos coloridos, que tanto pode ser de uma só cor ou de várias ao mesmo tempo. Essa tendência é conhecida como cabelo tritão, ou sereio, com cores que vão das mais clarinhas e sutis aos de cor forte.

Dica: Muito cuidado ao fazer descoloração ou luzes, pode danificar e ficar  quebradiço. De preferência não faça em casa, procure um especialista.

As barbas para 2016

Corte de Cabelo masculino 2016 -barba-masculina

E para encerrar, temos que dizer que as barbas continuam em alta para o próximo ano.Principalmente aquela barba ralinha. Mas como cada um tem um estilo, então escolha uma que seja “a sua cara”, o principal é que ela seja bem cuidada. E em breve vamos falar em outra matéria sobre todas elas.

Então você gostou? Já escolheu o seu corte para 2016? Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você