Compartilhe:

Corte de cabelo undercut e suas variações: Principal tendência para 2016

O Undercut e suas variações é um corte de cabelo masculino cheio de estilo, aposta para 2016 durante e depois do verão. Por ser eclético, fica bem em quase todos e vai bem o ano inteiro. Descubra se o corte combina com você e com o seu estilo antes de aderir a moda.

Publicado por: Cida Ramos

Corte de cabelo undercut e suas variações-principal-tendencia-2016

Ele não é novidade, na verdade surgiu na década de 50 com inspiração no corte militar por suas laterais curtas e no estilo rockabilly pelo topete ou franja longa. A verdade é que essa mistura deu certo, tanto que o corte de cabelo masculino undercut ressurgiu em 2013 e continua fazendo sucesso e promete ser o corte tendência para 2016.

Independente de tudo isso a verdade é que ele é eclético, e sua versão moderna se adequá a todos os tipos de cabelos, e não apenas dos lisos, apesar de que neste caso se consegue tirar mais proveito do corte. Mas a grande sacada do corte é a franja longa que consegue dar muita versatilidade ao corte, seja o tipo de cabelo que for.

Como é feito o corte undercut

Foto via: youtube

Foto via: youtube

O corte undercut tradicional tem laterais raspadas à máquina e o topo fica com uma franja volumosa como já disse, porém para adaptar o corte a cada pessoa ou formato de rosto é possível fazer algumas variações. O corte também pode ser feito todo na tesoura, como mostra a foto abaixo. Principalmente se o cabelo for liso e fino como o do modelo em questão.

Como fazer o corte undercut passo-a-passo na tesoura

foto via:www.behindthechair.com

foto via:www.behindthechair.com

– Divida os cabelos, separe uma parte longa tendo como referência o final de cada sobrancelha,

– Corte o cabelo todo na tesoura(como na foto) ou raspe o contorno da cabeça, com a máquina regulada de acordo com o desejo do cliente, que pode começar com máquina 2 e ir graduando, aumentando até osso occiptal onde começa o topo da cabeça principalmente para os casos de um formato de cabeça oval.

– A parte do topo da cabeça deve ser acertada com a tesoura em camadas de forma desconectada para dar movimento a franja e o topo da cabeça.

A manutenção do corte deve ser feita entre 20 a 30 dias. Depende do crescimento do cabelo de cada um.

Serve para todos os tipos de cabelo?

corte de cabelo undercut para todos os tipos de cabelo

Ideal para cabelo liso ou misto, mas pode ser feito em todos os tipos de cabelos. O que vai mudar ai é o tipo de finalização, que pode ser com cera para obter um visual opaco nos fios da vasta cabeleira volumosa. Mas se for preciso usar o penteado de forma mais disciplinada, basta pentear os cabelo para trás, usando gel e spray. Ou com modelador de cachos para quem gosta do cabelo natural. O importante é se sentir bem com o seu cabelo e o corte. No final da matéria vou dar dicas dos produtos mais em conta e fácil de encontrar por ai.

Estilo: corte ideal para homens descolados e moderninhos e até mesmo os mais sérios

corte de cabelo undercut para todos os tipos de cabelo-para-todos

O corte pode ser usado por todos, mas vale lembrar que para um cabelo liso ou misto a franja longa possibilita muitas variações no penteado e deixa o corte ainda mais eclético. Mas nada impede que quem tenha um cabelo crespo resolva alisar o cabelo para aderir o corte e usar uma franja longa e cheia de possibilidades ativando e assumindo os cachos.

Com uma franja longa existe a opção de usar ora com topete, ora bagunçado chic, modelar a franja com caimento lateral, ou para frente, dando mais personalidade ao corte e adequando ao seu estilo e ao ambiente, seja ele trabalho, balada ou festa.

Variações e adaptações do corte

Não dá para se dizer que hoje o corte undercut seja apenas aquele com laterais raspadas e com franja longa. Ele evoluiu desde 1950, a 2013 quando ressurgiu até agora. Ele não é mais um corte único e de uma só maneira. Ele ganhou ao longo desses últimos 2 anos diversas variações, comprimentos e é por isso que ele é um dos estilos mais pedidos nos salões e vai continuar sendo para o próximo ano. Ele é democrático, fácil de usar e cheio de estilo. Então vamos dar uma olhada nas variações do corte undercut? Veja a seguir…

Corte undercut tradicional raspado

corte de cabelo undercut-raspado

Mas na hora de fazer o corte alguns detalhes devem ser observados, como por exemplo o formato da cabeça do seu cliente. Em uma cabeça com formato oval, por exemplo, se você aplicar o corte como se deve, vai mostrar aquele formato brusco e ovalado logo depois do osso occipital, vai ficar feio. Então neste caso, você deve raspar as laterais até a altura da orelha e depois graduar a máquina do 2 para o 3 até o 4 ou 5 e depois começar com o topo grande e franja. Modelando o corte para não mostrar o “ovo” da cabeça do seu cliente. Esse corte poderia ser chamado de gradual se franja acompanhasse o tamanho, mas na opção do undercut, o tamanho da franja normalmente é longa, mas isso fica a critério e gosto de cada um.

Undercut gradual

corte de cabelo undercut-gradual

Existem também os casos em que o “freguês” não quer laterais raspadas, então ela pode ser gradual. Vai do gosto e do estilo de cada um. Existe a liberdade também para se escolher o tamanho do topo que pode ser mais curto ou longo.

Undercut com razor part

corte de cabelo undercut-com-razor-part

A outra variação fica por conta da risca lateral feita com navalha, original do corte razor part, aquele com a risca lateral feita à navalha. Alguns gostam de usar o undercut com a risca em um dos lados, outros preferem contornar todo o topo da cabeça com a risca. Fica a critério de cada um. A maioria dos que tem cabelo liso e querem essa risca contornando, costumam usar o coque samurai que mostra bem o detalhe do acabamento com esse contorno. O corte também combina muito com a barba que pode ser rente ou mais cheia, vai do gosto. Mas vale lembrar que a tendência da barba para 2016 é a menor, mais rente e bem cuidada.

Como fazer o hairstyle

corte de cabelo undercut-como-pentear

Foto via: www.uppercutdeluxe.com

O topete precisa de pomada, secador de cabelo e spray. Usar só a pomada não segura, dependendo do tipo de cabelo. O spray ajuda a fixa-lo para cima. Então vamos as dicas.

Produtos finalizadores

corte de cabelo undercut-como-pentear-finalizadores

Para a finalização, como um corte versátil como este, principalmente quando a franja é grande, é possível fazer o  hairstyle de várias formas. Combinando as texturas das madeixas de cada um. Apesar da praticidade do corte, não se deve abrir mão de produtos que finalizam o penteado, deixando-o bonito por mais tempo.

Para os cabelos lisos

Para os cabelos lisos um spray fixador é uma excelente opção, se quiser uma proteção antifrizz use um fixador como o spray Air Fix de Tecni.Art. da Loreal Profissional.

Para quem deseja um acabamento Mat, pode usar uma pomada ou pasta modeladora como por exemplo a Sculpte também da Loreal, que garante um acabamento flexível porém estruturado. Existe também a opção de pomada em pó. Cada um conhece o seu cabelo e sabe o que funciona melhor, o jeito é experimentar e ver qual é o finalizador que vai dar o resultado que você deseja.

Para os cabelos cacheados ou crespos

Já para os cabelos crespos ou cacheados opte por produtos que ajudem a ativar os cachos, deixando-os com vida e brilho, o Spiral Splendour, por exemplo, deixa os cabelos, macios e flexíveis e livre do frizz. Se o cabelo for mais fino, o melhor seria o Full Volume Extra, também da Loreal para dar mais corpo e firmeza extra forte ao penteado. Estou indicando os produtos da Loreal porque são mais em conta e fáceis de encontrar, mas usem a marca da sua preferência.

Além desses produtos existem uma vasta gama de produtos incluindo os importados, mas eu citei esses porque são bons, mais em conta e fáceis de encontrar. E para ver mais sobre os penteados e os produtos adequados a cada um, você pode dar uma olhada em outra matéria que fala sobre o finalizador de acordo com cada penteado, que você pode ver clicando no link.

 

Então esta é a dica para  a principal tendência de corte de cabelo e estilo para 2016, espero que tenham gostado da matéria. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você