O cronograma capilar é uma rotina de procedimentos de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada etapa do cronograma capilar, basicamente oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, exposição aos raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, resíduos de produtos.

Apesar de parecer complexo, o processo é simples e você pode executar em casa com produtos encontrados em farmácias, drogarias ou supermercados.

A rotina é feita em três fases:

  • Como já foi dito, a Hidratação;
  • A Nutrição;
  • E por fim, a Reconstrução, que podem ser realizadas com máscaras específicas para cada necessidade e óleos nutritivos.

Como saber se meu cabelo precisa de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Esta é, provavelmente, a dúvida mais comum quando o assunto é cronograma capilar. Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Mas, independentemente disso, os três procedimentos são indicados para todos os tipos de cabelos, uma vez que todo mundo passa por algum processo que pode vir a sensibilizá-los, sejam estes fatores climáticos (vento, poluição), sejam fatores químicos (alisamentos, colorações), ou por exposição a ferramentas de calor.

Temos uma matéria em nosso outro blog, o MulherUpLaceWig, onde falamos com detalhes sobre esse assunto: Como saber do que o seu cabelo precisa

Analisando o seu cabelo

Mulher analisando cabelo quebradiço.

Para saber do que seu cabelo precisa mais, você deve analisá-lo: em que estado ele se encontra? Está quebrando? Sem brilho? Sem balanço? Fino? Com pontas duplas? Analise estes e outros pontos.

É fundamental também pensar por quais procedimentos seus fios já passaram: tintura? Alisamentos? Descoloração? Progressiva?

E, também, considerar se o seu cabelo é fino, liso, grosso, cacheado, oleoso etc.

É difícil falar em uma regra, mas as orientações abaixo podem ajudar você a perceber do que seus cabelos mais precisam no momento:

  • Cabelos sem brilho, armados, embaraçados, ressacados: certamente eles precisam de Hidratação. E lembre-se: todo cabelo precisa de hidratação.
  • Cabelos com frizz, desalinhados e porosos: provavelmente precisam de Nutrição ou umectação.
  • Cabelos muito finos, com pontas duplas e quebradiços: precisam provavelmente de Reconstrução.

Lembrando que todo cabelo precisará de hidratação, de nutrição e de reconstrução em algum momento. Um cabelo que, hoje, precisa de muita hidratação, por exemplo, pode, daqui um ou dois meses, precisar de mais reconstrução.

Cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo

Hidratação

Quando Hidratar o que a hidratação faz pelos seus cabelos?

Mulher aplicando creme no cabelo.

Hidratação no cronograma capilar.

A hidratação é essencial para que os cabelos tenham elasticidade, fiquem macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. O córtex capilar, a parte mais interna dos fios, é o grande beneficiado por ela, já que a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, e para ter maleabilidade, aquela agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.

E a hidratação tem como principal função repor a água dos fios, trazendo o efeito de maciez e suavidade aos cabelos. Essa hidratação vai formar uma espécie de selagem para que o fio não perca mais água por um tempo.

Nutrição

Quando nutrir, e o que ela faz pelos seus cabelos?

Nutrição com óleos essenciais para os cabelos no cronograma capilar.

Os óleos extra-virgens e os essenciais são ideias na nutrição dos cabelos durante o cronograma capilar.

A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.

A nutrição repõe os nutrientes mais específicos que fazem parte da constituição do fio e podem estar em falta. Entre os benefícios, a vitalidade e o fato de ajudar a selar a hidratação dentro do fio.

Reconstrução

Quando é preciso uma reconstrução e o que ela vai fazer nos seus cabelos?

Reconstrução capilar a base de queratina colágeno, aminoácidos e proteínas.

Já a reconstrução é o salvadora dos fios que perderam massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

Com a reconstrução, você consegue repor a massa, e a queratina do fio, devolvendo o que foi perdido naturalmente ou por conta de processos químicos.

E ao contrário do que muita gente pensa, a reconstrução não é necessária apenas para quem fez um processo químico, ela se faz necessária por conta também do processo mecânico, como uso diário de escova, chapinha, secador, exposição ao sol, ao vento, a mudanças climáticas, ar condicionado, a água salgada do mar, ou ao cloro da piscina e até mesmo do chuveiro ou torneira que você usa na hora de lavar os cabelos, porque essa água também contêm cloro.

Leia também: Como controlar o frizz e o volume dos cabelos no verão

Outra coisa que influencia nesse processo mecânico, são os produtos que você usa no seu cabelo. Eles são específicos para o seu tipo de cabelo? Quais são os ativos predominantes nesses produtos?

Isso acontece também com os cabelos das laces, e em muitos casos de forma ainda mais abrasiva. O ideal é usar produtos de qualidade, shampoo sem parabenos ou petrolato, creme de boa qualidade e da maneira correta.

Aprenda a montar o seu próprio cronograma capilar

O que irá definir a ordem dos procedimentos, são as necessidades dos seus cabelos, como já foi dito. E agora que você já sabe diagnosticar o que o seu cabelo mais precisa para começar com o processo indicado. Para facilitar, dividimos os processos para cada tipo de cabelo, durante quatro semanas, ou seja, um mês inteiro e intensivo de tratamento.

Confira as categorias e veja qual é o cronograma mais indicados para você.

Cronograma de Hidratação

Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho)

Como diagnosticar do que o seu cabelo precisar e as etapas do cronograma capilar.

  • 1ª semana: hidratação- hidratação – nutrição
  • 2ª semana: hidratação- nutrição – hidratação
  • 3ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
  • 4ª semana: hidratação- nutrição – reconstrução

Leia também:

Receitas caseiras para os cabelos ressecados

Super hidratação e umectação caseira para os cabelos crespos e cacheados

Cabelo Feminino 2019 – Cortes, cores e tendências

Cronograma de Nutrição

Para cabelos saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)

Desalinhado, com frizz e poroso

Diagnosticando se o seu cabelo precisa de nutrição.

  • 1ª semana: hidratação – nutrição – hidratação
  • 2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
  • 3ª semana: hidratação – nutrição – hidratação
  • 4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

Cronograma de Reconstrução

Para cabelos danificados

Diagnosticando se o cabelo precisa de reconstrução.

Nessa fase, quando o cabelo apresenta estas características, a reconstrução capilar é de fundamental importância para devolver as nutrientes e por consequência, repor massa aos fios. Veja o cronograma capilar para os cabelos quebradiços:

  • 1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição
  • 3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

Qual a duração do cronograma capilar?

O cronograma capilar é feito dentro de um mês, e pode ser repetido quantas vezes for necessário, de acordo com os resultados obtidos a partir do tratamento. O que não se pode perder de vista, nunca, é que o processo de reconstrução capilar varia de pessoa para pessoa. Cada cabelo tem seu tempo de resposta e esse tempo precisa ser respeitado.

Indicação de produtos

Vou deixar para vocês uma indicação de produtos que costumo usar nos meus cabelos, e nos cabelos das laces e indico para que vocês usem. São cremes para as três etapas, e eu recomendo que sejam da mesma marca, a que você escolher. Então um Hidratante, uma máscara de nutrição e uma reconstrutora. O shampoo que você vai usar pode ser também o da sua escolha, mas que seja sem parabenos ou petrolato, e que dilua na água antes de usar.

 

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂