Compartilhe:

Cueca virada , o Faworki , Grôstoli ou Chiacchiere – Receita Polonesa e Italiana

Aprenda fazer duas versões da cueca virada, a Faworki receita polonesa e a Chiacchiere ou Grôstoli receita dos italianos com o passo a passo. Uma delícia de qualquer forma!

Publicado por: Cida Ramos

cueca-virada-faworki-grostoli

A cueca virada tem uma massa sequinha leve e em outra versão mais fofinha a ambas igualmente engordantes, totalmente fora dos padrões atuais de alimentos saudáveis, ela assim como o churrus e o sonho, outras massinhas fritas que todo mundo adora, é deliciosa e irresistível. Assim é a cueca virada, grossa ou fina ela é deliciosa e conquista quem não conhece na primeira mordida!

Sempre tive curiosidade em torno da origem das receitas, sempre procuro saber qual é a receita original, e tento experimentar a receita original e comparar ou outras que já conhecia. E variação em receitas é a coisa mais comum de ser ver por toda parte.

Algumas pessoas adaptam uma receita por não ter o ingrediente original, outras porque é receita de família e ai um vai passando para o outra e vai mudando por causa justamente dessa adequação. Acredito pelo que tenho de experiência de culinária, que seja assim, que as pessoas mudam de acordo com a necessidade ou mesmo para reinventar as receitas o que eu mesma costumo fazer. A famosa “my version” a minha versão da receita para ficar com um gosto novo, deferente.

Famosa e com vários nomes em vários países e que aqui no Brasil é conhecida Cueca Virada, ela tem além de nome  diferentes na Polônia e na Itália, tem também versões diferentes que seja aonde for, tem aquele irresistível gostinho de infância! Para quem não conhece o sabor lembra um pouco o  bolinho de chuva, ou aquele sonho de padaria que todo mundo conhece, só que não, é diferente, tem que comer pra saber!

A origem dos outros nomes da Cueca virada

Procurando por ai, me deparei com informações como a origem do nome. E li que etimologicamente a palavra “faworki” veio para a Polônia a partir do Faveur, palavra francesa, que significa “graça” ou “favor”.

A palavra polaca “Chrust”, por sua vez, significa “galhos secos de árvores quebrados” ou “mato”. “Chruścik” é um diminutivo de “Chrust”.

Dizem os poloneses que os italianos fazem algo parecido e dão o nome de chiacchiere, enquanto franceses chamam de bugnes e os norte-americanos de Angel Wings.

Origem da receita

A maior parte dos lugares em que pesquisei, garantem que essa deliciosa massinha, apreciada em vários países vem da Polônica, que os poloneses são os donos da receita.

Então a Faworki, a cueca virada polaca e que é uma gostosura mais conhecida no sul do Brasil é de origem polaca. Assim como o pączki (sonho) ser polaco,  o sonho – aquela massa fotinha recheada com creme, doce de leite ou goiabada, no Brasil e com creme de broto de rosas na Polônia – também a famosa “Cueca Virada”, que muitos catarinenses pensam ser coisa de alemães e açoreanos, é o mais que tradicional Faworki polaco.

A diferença entre as receitas fica por conta de algumas variantes nos ingredientes e em uma massa mais fina ou mais grossinha. No final das contas temos hoje em dia duas opções dessa iguaria, uma receita mais sequinha e fina como a receita polonesa, e outra mais cheinha, fofinha a receita dos italianos.

A receita original polaca do Faworki  – Receita de cueca virada polonesa

cueca-virada-faworki

Foto:iarochinski.blogspot.com.br

A receita abaixo afirmam ser a original a Faworki,  como vocês podem ver pela foto, tem aparência bem fininha, sequinha e crocante. Além da aparência ser diferente, os ingredientes também são diferentes como vocês podem ver comparando as duas receitas. A logo ai abaixo é a receita da Faworki, a com massa fininha, mais crocante e segundo os polacos a original.

Faworki

Ingredientes

250 gramas de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
25 gramas de manteiga
1 ovo inteiro
2 gemas de ovo
1 colher de chá de nata ou creme de leite
1 colher de chá de vinagre de vinho

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e amasse bem com as mãos até dar o ponto de estender a massa.
Sobre a mesa enfarinhada, estenda a massa com rolo, o mais fininho possível.
Corte em tiras e mais ou menos 10 cm de comprimento por 2 cm de largura.
Faça um corte no meio (uma fenda de mais ou menos 4 a 5 cm). Puxe um das pontas da tira para dentro da fenda, até ficar retorcida. Faça o mesmo em todas as tiras.
Leve para fritar em bastante óleo bem quente até que fique dourado em ambos os lados. Depois de frito, coloque sobre papel absorvente e salpique açúcar de confeiteiro.

Fonte e foto:iarochinski.blogspot.com.br 

Receita de cueca virada  ou Grôstoli – Chiacchiere – Versão italiana

cueca-virada-grostoli-chiacchiere

Foto: trugillo.wordpress.com

Essa é a cueca virada mais cheinha, com massa mais gordinha, com ingredientes também mais calóricos. Porém nada impede que você adapte alguma coisa como por exemplo o óleo pelo azeite extra virgem como eu faço.

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo (e mais um pouquinho para dar liga e não grudar);
5 ovos;
1 copo de açúcar;
1/2 copo de leite;
1/3 copo de óleo;
2 colheres de fermento em pó;
1 e 1/2 colher de vinagre;
2 colheres bem cheias de margarina;
Açúcar e canela para polvilhar;
Óleo para fritar.

Modo de preparo:

– Em um recipiente ou em uma bancada de mármore, coloque a farinha de trigo, faça uma cova e coloque os ovos, a manteiga e os outros ingrediente e por último o fermento.
-Misture a massa com a mão até que fique homogênea e desgrude das mãos.
-Depois, abra a massa, estique com um rolo, não muito fina e corte retângulos com a pequena abertura no meio e passe uma das pontas pelo lado de dentro.
-Coloque o na panela, e quanto estiver quente frite os bolinhos em fogo baixo. Depois de fritos coloque em cima do papel toalha, para retirar o excesso de óleo.
-Por fim polvilhe com o açúcar e a canela.

Fonte e foto: trugillo.wordpress.com

Passo a passo receita cueca virada o Faworki , Grôstoli ou Chiacchiere

Montagem feita para o PortalTudoAqui- Fonte fotos: trugillo.wordpress.com

Montagem feita para o PortalTudoAqui- Fonte fotos: trugillo.wordpress.com

Com essa foto do passo a passo ai em cima, você pode ver a maneira correta de virar a massa da cueca, para ela ficar virada. Além de facilitar a maneira de fazer a receita.

Espero que tenham gostado das receitas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita  e bom apetite! 🙂

#

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “Cueca virada , o Faworki , Grôstoli ou Chiacchiere – Receita Polonesa e Italiana

  1. Marcia disse:

    Eu faço igual da minha Bisavó de Napoli são 4 cortes e uma trança secreta. Fica lindo! Depois de frito passo no Mel em banho maria só um lado e jogo Amendoas Nozes e Avelãs picadas. Guardamos numa lata com tampa herméticamente fechada pra manter a Crocância e o cheiro maravilhoso do mel. Fica lindo numa travessa e brilhante. Vou tirar foto amanhã e publicar no facebook 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *