Compartilhe:

Cuidados com a pele e cabelos de acordo com a região

Os cuidados com a pele e cabelo no verão precisam ser redobrados,mais do que em outras estações, mas outro item que precisa ser observado é a região que você mora, devido as diferenças de clima e umidade de cada região.Confira!

Publicado por: Cida Ramos

Make-

O clima de onde você mora influencia (muito!) o cabelo e a pele. Mas, com alguns cuidados, dá pra ficar sempre linda! Região Norte Se você mora no acre, amapá, amazonas, Pará, rondônia, roraima ou tocantins, passa calor o ano todo. a temperatura média nesses estados é de 26ºC e as chuvas são constantes. isso significa que você está superacostumada com o sol e a umidade, grandes responsáveis por tornar a pele e o cabelo mais oleosos.

Você poderá gostar de:
Novo tratamento promete tirar cicatrizes de acne e rejuvenescer a pele
Pílulas da Beleza
Rejuvenesça cinco anos com 24 dicas

 

Portanto, se cuide!

Protetor solar é item de prioridade máxima na sua nécessaire, mas fique com os que vêm em gel ou são oil-free. no rosto, ele até pode substituir o hidratante, ok? Pela manhã e à noite, aplique no rosto um sabonete anti-séptico para evitar a oleosidade e manter bem longe as bactérias que causam as espinhas. Uma loção hidratante pós-banho bem levinha é suficiente para deixar a pele macia o ano todo. Os cabelos das meninas que moram no norte costumam ser escorridos. Por isso, é indispensável o uso diário de xampu neutro ou específico para cabelos oleosos e condicionador só nas pontas dos fios.

Região Centro-Oeste
Quem vive em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e distrito Federal tem que levar em conta que o clima é seco, com temperaturas elevadas. Esse ambiente é perfeito para deixar a pele desidratada e o cabelo rebelde. Então, fique ligada na rotina de cuidados que você deve ter.

Aplique protetor solar ao menos duas vezes por dia e, ao lavar o rosto, use um sabonete para peles sensíveis. se ele tiver agente hidratantes, melhor ainda! o clima dessa região costuma dar aquela impressão de pele esticada. Se sofre com as espinhas, o melhor é usar um sabonete adstringente e aplicar filtro solar oil-free. caso o problema persista, consulte um dermatologista e procure aplicar os secativos e ácidos à noite, antes de dormir, para evitar de se expor ao sol com esses produtos.

 O corpo precisa de uma boa dose de hidratação e o ideal é usar cremes nutritivos, do tipo manteiga corporal. na hora do banho, prefira água de morna à fria. O cabelo sofre bastante com as condições climáticas da sua região, por isso, é bom usar xampus e condicionadores para seu tipo de fio e, depois de lavar, aplique leave-in para evitar o frizz. a cada 15 dias, faça uma hidratação mais profunda, com uma máscara de tratamento.

Região Nordeste

As garotas de alagoas, bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, rio Grande do norte e sergipe estão acostumadas com temperaturas acima de 25ºC o ano inteiro. o vento e a falta de chuvas também acabam deixando o clima mais seco e, com isso, a pele desidrata.

 Então, algumas precauções fazem bem. A proteção contra o sol é mais do que uma obrigação, é um hábito que deve ser tão normal como escovar os dentes. E não é só a pele que necessita de filtro solar! os cabelos também precisam de proteção sempre que você for se expor ao sol. se quiser, pode optar por xampus e condicionadores que já contenham FPs. Hidratantes potentes são essenciais para quem vive em locais secos.

No nordeste, porém, a pele pode ficar melada com um creme muito espesso. Então, procure aplicar hidratantes em gel ou loção. abuse de banhos fresquinhos, com água morna ou fria. Faça a limpeza do rosto com sabonetes de bebê, que são bem suaves e não agridem a pele. Para hidratar, use um creme em forma de gel ou oil-free. Se tiver acne, peça para o seu dermatologista um secativo e passe antes de dormir.

Lave os cabelos todos os dias, aplicando duas vezes o xampu, afinal, o vento traz muita sujeira e até areia para os fios. Use um condicionador de qualidade nas pontas e, a cada 15 dias, aplique uma boa máscara de tratamento para hidratar ou, então, vá ao cabeleireiro para realizar um tratamento completo.

Região Sul

No rosto, opte por hidratantes com FPS que contenham vitamina C ou E. Elas inibem o envelhecimento da pele! A limpeza do rosto pode ser feita com um sabonete mais suave, à base de hidratantes, ou de bebê. Os lábios podem rachar, por isso, é legal aplicar hidratante com filtro solar.

 Lembre-se: não é porque mora no sul que os raios solares não vão afetá-la! É legal carregar a tiracolo um creminho para as mãos. O cabelo pode ficar ressecado, então, procure usar xampus para seu tipo de fio e aplique um bom condicionador nas pontas. Uma máscara hidratante também é bem-vinda, pelo menos a cada 15 dias.

Em santa Catarina, rio Grande do sul e Paraná, o calor só rola no verão mesmo. Já no inverno, as temperaturas são baixas e, em alguns lugares chega até a nevar! Por isso, as meninas que vivem por lá têm que encarar frio com vento, o que diminui a oleosidade natural da pele e do cabelo.

É preciso ficar de olho nos seguintes cuidados: O vento e o frio ressecam a pele, então, o ideal é passar hidratantes mais grossinhos. Quando o frio estiver pegando meeesmo, e você tiver preguiça de passar o que quer que seja depois de sair do banho, use um óleo ao menos no chuveiro. Não é porque você vive na região mais fria do brasil que pode abusar de água muito quente, combinado? Evite ficar horas embaixo do chuveiro borbulhante e use secador só em dias especiais.

Região Sudeste

As meninas de Espírito santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e S ão Paulo são mais que urbanas e passam calor no verão e frio no inverno (o que não é comum na maior parte do brasil). os cuidados poderiam ser mais que básicos não fosse a poluição, que faz mal para a pele e o cabelo. Já que não tem jeito, confira os toques para essa região:

Pele limpa é lei, portanto, capriche no sabonete adstringente e, à noite, aplique um tônico para completar a limpeza. antes de dormir, é legal passar no rosto um ácido salicílico (prescrito por um dermatologista, combinado?), para evitar o aparecimento de cravos, que podem se transformar em espinhas. O protetor solar também precisa ser aplicado no rosto diariamente.

Prefira os produtos oil-free e reaplique ao longo do dia, ainda mais se estiver calor. você também pode lançar mão de um hidratante à base de gel, mas não abuse muito de tudo quanto é produto, pra poeira não grudar na pele. A maquiagem também tem que ser feita com base fluida, bem levinha. No corpo, loções hidratantes depois do banho – com água morna – são ótimas pedidas.

As madeixas podem ser lavadas todo dia se forem oleosas. Do contrário, lave-as com xampus específicos para seu tipo de cabelo, dia sim, dia não. aplique condicionador nas pontas e, uma vez por mês, faça uma hidratação nos fios. Se o seu cabelo for ressecado, pode hidratá-lo a cada 15 dias com uma boa máscara. Quem deu as informações: os dermatologistas Ana Lúcia Récio, Luciane Scattone e Valcinir Bedin.

Obs.:
Em todas as regiões, aqui no Brasil ou fora dele, em qualquer estação do ano: use filtro solar quando for sair de casa.
Inclusive protutos para o cabelo com filtro solar, maquiagem e tudo o que você possa fazer para se proteger dos efeitos nocivos em sua pele.

Fonte: UOL – Revista Atrevida

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *