Receita de danoninho de inhame.
fonte: Reprodução/pinterest

Se tem uma sobremesa gostosa e que lembra imediatamente à infância, é o Danoninho. Aquela consistência cremosa com sabor de morango é uma delícia!

Fato é que hoje grande parte das pessoas dão mais importância para a lista de ingredientes dos alimentos industrializados, pela facilidade em comprar pronto, mas basta ler um pouco, para ver a quantidade de açúcares, corantes e conservante que são adicionados aos produtos. E para quem prefere uma sobremesa mais natural e caseira, vamos aprender a fazer uma receita de Danoninho caseiro com inhame.

Por que o inhame?

Inhame? Parece estranho adicionar isso em uma sobremesa mas pasmem, o inhame quase não tem sabor e a sua textura é ideal para engrossar caldos, servir de base cremosa para uma receita até mesmo de sorvetes. Mas ele ficou mais conhecido, da forma mais comum usada atualmente, sendo usado para fazer um suco para aumentar a imunidade.

Simplesmente porque o inhame é um super alimento que deveria estar mais presente em nossas refeições. Já havíamos falado dele em outras matérias e dos benefícios que o inhame traz à saúde. E para fazer o nosso Danoninho caseiro, o inhame é o ideal.

Graças aos ricos valores nutricionais que o inhame possui, ele se torna uma poderosa fonte de energia para o dia a dia.

O inhame possui boas doses de betacaroteno (deixa a pele lisinha e bonita), vitaminas B, C, altas doses de cálcio ferro e magnésio. Seu consumo cozido ou mesmo em sucos e receitas, tem o poder de melhorar e aumentar a imunidade do organismo, eliminar toxinas e impurezas do sangue, combater os radicais livre,s que são um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Bom né?

Além disso, o inhame já é um velho conhecido das culturas indígenas no Brasil. Estudos mostram que o seu consumo sempre ajudou no combate a doenças como a febre amarela, a dengue e até mesmo a malária graças a sua ação em reagir a invasão de vírus na corrente sanguínea.

Bom, depois de sabermos de tantas vantagens desse tubérculo, vamos partir para ação e fazer o nosso Danoninho caseiro de inhame!

Para quem não conhece. Esse é o inhame! Parece parece uma batatinha inglesa mas é escura toda peludinha 🙂

Veja também

Receita de Iogurte Natural caseiro: Aprenda a fazer

Receita de Geleia de morango caseira – receita e vídeo com passo a passo

Receita de Danoninho caseiro com inhame

Essa receita é muito simples, leva apenas algumas horas para geladeira para ficar pronto. Você vai ter um Danoninho caseiro vitaminado e delicioso.

Primeiro de tudo, você deve escolher os inhames de tamanho médio. Não confunda com a batatinha cará, que é bem maior e mais escura. O inhame parece mais uma batatinha inglesa peludinha.

Ingredientes

  • 300 gramas de inhame cozido;
  • 280 gramas de morangos frescos;
  • 1 banana prata congelada;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • Açúcar mascavo(que altera um pouco o sabor) ou demerara, ou o adoçante natural que preferir, como o Xylitol ;

Modo de preparo

  1. Descasque, pique os inhames e cozinhe em água sem tapar a panela (pra não derramar), até ficar molinho. Durante o cozimento é normal a água ficar um pouco viscosa e com espuma. Reserve e deixe esfriar.
  2. Um liquidificador ou mixer, bata todos os ingredientes até a mistura ficar bem homogênea. Vá adicionando o açúcar ou o adoçante natural Xylitol, (ou o da sua preferência), aos poucos e provando até chegar no sabor da sua preferência. Se as frutas estiverem bem doces e maduras, considere não colocar o açúcar ou diminuir bem a quantidade.
  3. Coloque a mistura em potinhos ou copinho de plástico. Leve à geladeira e deixe gelar de 4 a 5 horas até ficar bem consistente. Pronto, Danoninho caseiro de inhame delicioso para sua sobremesa!

Danoninho caseiro com iogurte natural

Imagens: Reprodução.

Outra sugestão para você fazer o seu Danoninho em casa é com iogurte natural com base. Não é uma receita 100% natural como a anterior, mas pelo menos você sabe todos os ingredientes que está usando.

Essa receita também dá para fazer aquele picolé cremoso de morango, basta colocar nas forminhas de picolé, fica uma delícia. Se quiser apenas gelar em potinhos individuais também dá. Eu já comi isso com creme de avelã e fica uma coisa mais do que gostosa, mas enfim a criatividade da suas “gordices” fica por sua conta.

Ingredientes

  • 1 potinho de iogurte natural desnatado;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 caixinha de creme de leite ou creme de leite fresco;
  • 6 morangos grandes, maduros e bem gelados ou um pacotinho de suco de morango light.

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes em um processador ou no liquidificador. Bata bem até ficar uma consistência bem pastosa.
  2. Coloque em potinhos individuais e leve à geladeira.
  3. Se quiser comer logo após o preparo, é só gelar bem os ingredientes antes de fazer.

Danoninho caseiro feito com gelatina

Essa receita de Danoninho caseiro é a mais parecida com a original, fica com a consistência bem firme devido uso da gelatina. É também muito simples e rápido de fazer e uma ótima sugestão de sobremesa.

Ingredientes

  • 1 caixinha de gelatina em pó de morango;
  • ½ lata de leite condensado;
  • 1 potinho de iogurte natural;
  • 3 xícaras de leite;

Modo de preparo

  1. Aqueça 1 xícara de leite e dissolva bem a gelatina;
  2. Em uma liquidificador, adicione a gelatina já dissolvida e o restante dos ingredientes. Bata bem.
  3. Adicione em copinhos e leve à geladeira até ficar na consistência de Danoninho.
Compartilhe esta receita Imprimir

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.