Compartilhe:

Decoração da mesa simples para o Natal

Se você vai fazer uma recepção de Natal mais elaborada, e precisa de dicas de como organizar e decorar uma mesa simples para o Natal, para receber com beleza e estilo!

Publicado por: Cida Ramos

decoracoes-mesas-simples-para-natal-capa

Nesta matéria você vai ver tudo para decoração da mesa para o Natal: Como organizar desde  uma mesa simples a mais sofisticada, para receber com requinte e estilo na sua festa de Natal.

A dúvida de como arrumar a mesa do Natal, como dispor os talheres, os copos e os enfeites é comum. Aqui você vai ver tudo que precisa para que a sua mesa de Natal seja um sucesso!

A árvore enfeitada é o grande símbolo do Natal. Isso até a mesa da ceia começar a ser arrumada. É nela que parentes e amigos passam as principais horas dos dias 24 e 25.

 

Veja também:

Mesa de Natal, e tudo para sua festa ser completa

Decoração da mesa para o Natal:Como organizar desde a mesa simples a mais sofisticada!

Decoração criativa e baratinha para Natal 

 

Primeira lição: a mesa não precisa conter uma decoração repleta de utensílios.  Como há muitos pratos, saladas e sobremesas, pode-se investir em uma decoração mais leve. “O que não pode faltar são os suplás [aparadores que vão embaixo do prato], pratos rasos, garfos, facas, colheres de sopa, colheres de sobremesa e as taças, de vinho, água e champanhe”.

Dicas para arrumar e dispor todos os itens necessários na mesa de Natal

mesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoraçãomesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoração-de-arranjos-de-mesa

 

Defina as cores que vai usar na sua decoração, como a toalha da mesa, os enfeites e até a cor dos utencílios, pratos e copos. Com os utensílios selecionados, é hora de definir as combinações. Se você usa uma toalha estampada só na barra, você pode usar um prato mais estampado. Nunca use uma toalha estampada com um prato estampado. Se a toalha tem um pouco de dourado, é legal usar um suplá dourado. Se você optar por uma mesa mais rústica, a dica é um suplá de fibra. E tem os suplás de prata, que são clássicos.

Feito isto agora é hora de decidir o que deseja servir no jantar e, a partir disso, saberá quais utensílios utilizar e suas quantidades.Depois disto  e com o cardápio resolvido, é hora de organizar a mesa.

A colocação dos utensílios deve ser sempre feita de “fora para dentro”. Ou seja, se o seu primeiro prato será uma salada, o segundo uma sopa, o terceiro uma carne e o último a sobremesa, a ordem deverá ser: prato base ao centro, ao lado os talheres da carne, o da sopa e, por último, o da salada, seguindo a ordem de pratos servidos. Não devem ser colocados mais que três pares de talheres à mesa.

Os garfos devem ser colocados ao lado esquerdo do prato e as facas ao lado direito do prato. A colher de sopa só deverá ficar ao lado das facas se for o primeiro prato servido (entradas não são consideradas como pratos). Outra exceção à regra é o garfo de ostras , que é o único que deve ser colocado ao lado das facas.

O número de copos pode ser de até cinco. Todos devem ser colocados de maneira que os pequenos fiquem na frente. Logo acima das facas, deverá ser posicionado o copo de água, ao lado o copo de champanhe ou flutê e, em frente a eles, o copo de vinho tinto ou vinho branco e o de vinho do porto.

O prato base ou sousplat deve permanecer na mesa até o fim da sobremesa.(Suplat é aquele que parece um prato grande, usado para colocar os verdadeiros pratos na mesa e evitar sujar a toalha ou jogo americano).

O guardanapo deverá ser colocado em cima do prato base.

As lâminas das facas são sempre colocadas viradas para o prato. Exceto o garfo de ostra.

Os talheres da sobremesa devem ser trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa.

Sirva sempre em pratos de um único tipo, por exemplo: porcelana e vidro. Para os talheres, o mesmo fica valendo.

Como não é costume no Brasil servir sopas como entrada – e sim saladas –, a colher de sopa pode ser dispensada, assim como a taça de champanhe – se não houver espumante na comemoração, é claro.

Para caprichar, use várias peças de vidro e um faqueiro diferente. No mercado há peças com cabos que imitam madrepérola, por exemplo. Para mesas em estilo mais rústico, há ainda faqueiros com cabo de bambu. Na hora de posicionar os talheres na mesa, o garfo fica do lado esquerdo, a faca e a colher de sopa do lado direito e a colher de sobremesa fica em frente ao suplá.

O que deve conter em uma mesa básica e chic para ceia de Natal

 

 

Confira fotos para decorar uma mesa simples para Natal e Festas!

decoracoes-mesas-super-simples-para-natal

decoracoes-mesas-somples-para-natal

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *