Compartilhe:

Delicioso Pão Dukan – A minha receita especial

Aprenda a fazer uma receita excelente de Pão Dukan, perfeito para a dieta Dukan ou para quem deseja comer um pão mais saudável.

Publicado por: Cida Ramos

pao-Dukan-sem-gluten

A dieta Dukan se tornou famosa depois que a Kate Middleton emagreceu com esse método antes de se casar e continuar magra mesmo depois disso.

Dentro dessa dieta uma das coisas que é condição, não negociável, é o fato de não poder comer pão feito com qualquer tipo de farinha. Inclusive esse pãoé muito bom também porque não tem farinhas, os farelos melhoram a digestão e diminuem a absorção das gorduras.

Então eu, assim como um monte de adeptas da dieta Dukan, resolvi desenvolver a minha receita de Pão Dukan, até porque eu queria um pão maior, para ter uma fatia não tão pequena, e que o pão também durasse um pouco, porque aqui em casa somos dois a fazer a dieta, eu e o meu marido.

Então fui tentando daqui, tentando dali, e a cada dia saia um pão diferente. Até que eu consegui a minha melhor e deliciosa receita de Pão Dukan!

 

Veja também: 

A melhor receita de bolo Dukan

Dieta Dukan – O que é e quais são os alimentos permitidos

Dieta Dukan – Receita de 6 doces permitidos

 

Eu acho que ficou boa, porque o pão fica com uma cara linda e bem gostoso! Faz ai 🙂

Minha Receita Deliciosa de Pão Dukan 

 

pao-Dukan-sem-gluten-delicioso

Foto: CidaRamos Gregolin / Especialmente para o PortalTudoAqui

Ingredientes:

– 17 colheres de sopa cheia de farelo de aveia;
– 14 colheres de sopa cheia de fibra de trigo;
– 6 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
– + 150 ml de leite desnatado liquido;
– 1 pote de iogurte natural desnatado (eu uso iogurte caseiro*);
– 1 colher de sobremesa de adoçante de uso culinário (eu uso Tal&Qual);
– 1 colher de café de sal;
– 1 colher de sopa de fermento químico em pó (eu uso Royal);
– 2 ovos.

Modo de preparo

-Misture todos os ingredientes secos, em uma bacia,  menos o fermento. Reserve.

-Bata os ovos inteiros, depois despeje dentro da mistura reservada. Acrescente a metade do leite liquido, e o iogurte. Misture bem até conseguir uma consistência pastosa, não muito liquida.

-Se precisar acrescente mais um pouco do leite, até conseguir que fique na consistência de massa pastosa.

-Por fim coloque o fermento e misture delicadamente.

– Unte uma forma de pão com azeite e farelo de trigo.

-Coloque a massa de preferência em uma forma americana, aquela retangular. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°, por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja assado. Faça o teste do palito.

Dicas:

Consistência ideal da massa do pão Dukan - Foto: CidaRamos

Consistência ideal da massa do pão Dukan – Foto: CidaRamos Gregolin

-Não faça a massa muito mole porque se não ela vai crescer muito e transbordar. A massa tem que ficar firme, pastosa (como você pode ver na foto ai em cima). Depois de assado ele fica com a aparência que você pode ver nas outras fotos, bem consistente, e macio.
-Como eu faço o iogurte em casa, eu uso menos leite e mais iogurte. Se preferir pode fazer desse jeito, acho que o pão fica mais gostoso.
-Essa receita fica perfeita para a forma americana, aquela retangular como a da foto. Não coloque leite demais para não passar da margem da forma e ficar uma massa mole, se a sua receita não couber na forma ela está errada.

*Receita de iogurte caseiro

Ferva  1 litro de  leite (neste caso desnatado) espera esfriar até que fique morno,  então misture os 2 potes de iogurte natural com o leite e deixe a mistura até o dia seguinte tapadinho fora da geladeira. No dia seguinte vai estar pronto. Basta conservar na geladeira e consumir em no máximo uma semana mais ou menos.

Pão Dukan – Antes de depois de assado

pao-dukan-receita

Observações:

Na montagem da foto acima, você pode ver como fica a massa do pão, a consistência ideal é a da primeira foto. Em seguida você pode ver o pão já assado.
Se você fizer a consistência mais mole, vai ficar mais liso como a foto de baixo. Eu prefiro ele mais rústico, mais consistente como vocês podem ver nas fotos subsequentes.
A casquinha da superfície do pão pode ficar mais lisa se você alisar depois que colocar na forma, se não alisar fica como na foto.
Nas duas últimas fotos você pode ver mais de pertinho a consistência macia e firme do pão( a do lado direito).
A foto mais escura,(a da esquerda é um bolo de chocolate, que depois eu vou dar a receita. Aguardem!

A receita do Bolo da foto >> Receita melhor bolo Dukan

Receita e fotos: CidaRamos Gregolin

Em tempo: 

Houve um comentário pertinente ao fato de que esta receita contém glúten. O que houve foi que  na verdade eu havia comprado o Farelo de aveia em um lugar que vende produtos naturais, e a informação foi de que eles eram sem glúten.

Eles me tinham me informado que  a  aveia, na sua origem, não tem glúten. Que o glúten é depois adquirido por contaminação cruzada com o trigo (as máquinas que processam o trigo são geralmente as mesmas que processam a aveia). E pronto, dá-se a contaminação. Que há aveia sem glúten à venda em casas especializadas. Basta que, para isso, tenha sido sempre tratada de forma estanque, sem contacto com os cereais que efetivamente têm glúten na sua constituição . Porém eu pesquisei e vi que o mesmo não se aplica a fibra de trigo. E o pão leva fibra de trigo, então ele não pode ser consumido pelos Celíacos, por quem tem intolerância ao glúten.

A próxima receita, a do bolo, é feita apenas com o farelo de aveia (sem o trigo) se é fato que exista mesmo um farelo de aveia produzido de modo estanque, então ele pode ser consumido, mas não posso afirmar.

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

6 Respostas para “Delicioso Pão Dukan – A minha receita especial

  1. Euziane disse:

    Olá, gostei muito da receita. Gostaria de saber se é possivel congelar o pao dukan e ir descongelando à medida que for sendo consumido. Obrigada.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Euziane, eu nunca congelei, mas acredito que sim, pode congelar naqueles sacos zipado. Ai você vai descongelando. Pessoalmente eu prefiro deixar na geladeira, ele dura uma semana. Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

  2. cris disse:

    olá…..acabei de fazer a receita e como tem bastante farelo de aveia….em qtas partes eu divido o pão e qtos pedaços pode-se comer por dia?….obrigada

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Cris, eu nunca contei as fatias, porque eu corto uma por dia, acho que dá umas 10. Eu como uma por dia, uma fininha de 1 cm mais ou menos. Ai já dá a quantidade de farelo de aveia e de fibra de trigo diária. Obrigada pela visita e pela pergunta. Você gostou do pão?

  3. Marcia Gonçalves disse:

    Na nova dieta Dukan, esse pão e esse bolo podem ser consumidos nos dias de proteina pura??
    Obrigada
    Bj

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Marcia, pode sim. Eu tenho o livro Dukan, e assim que comecei não tinha uma receita de pão que eu tenha gostado mesmo, nem a do livro. Ai resolvi desenvolver a minha, experimentando, testando, e eu substitui o requeijão pelo iogurte natural que eu faço em casa, por exemplo, até chegar a essa receita ai. No caso, você pode comer sim, mas uma fatia fina de mais ou menos um dedo, (+/_ 1 cm) no café da manhã, ele tem a dose de farelo de aveia e de fibra de trigo que temos direito e obrigação de comer para ajudar ao intestino. Coma pela manhã, depois de 1 hora beba bastante água durante o dia. Ai ele vai fazer a função direitinho.

      Eu desenvolvi também uma receita de bolo, como eu já estava na fase que podia, eu coloco algumas coisas dentro, você vai ver. Se você estiver no início da dieta, na de ataque ou cruzeiro, não coloque esses ingredientes extras e faça a receita simples, sem banana, sem castanha etc e tal. Mesmo assim fica muito bom!

      http://www.portaltudoaqui.com.br/receita-de-bolo-de-banana-saudavel-sem-leite-sem-acucar-e-sem-farinha/

      E tem o outro que já é o bolo Dukan mais simples, mas tem castanhas e passas…ai vc faz como está na receita tira também esses dois itens >> http://www.portaltudoaqui.com.br/a-melhor-receita-de-bolo-dukan/

      Boa sorte na dieta. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

      ap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *