Compartilhe:

Dia das crianças: Atividades divertidas para fazer com as crianças

Confira nossas sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças com muita animação dentro de casa!

Publicado por: Cida Ramos

atividades-para-fazer-com-crianças

Está chegando o dia das crianças, e tudo o que eles querem é ganhar presentes e brincar!Se você quer ideias de atividades que podem ser feitas em casa com os baixinhos, veja a nossa seleção e deixe a criançada se divertir à vontade!

Estas atividades são para fazer dentro de casa. Pode ser feito no dia das crianças ou também para comemorar aniversário, confira!

Oficina de pintura

1

Pintar é gostoso, estimula a imaginação e a criatividade, relaxa e ajuda a criança a se expressar. Para montar um ateliê para as crianças , siga algumas dicas importantes:

·Escolha o local onde vai acontecer a oficina – pode ser no quintal, no salão de festas, na área de serviço…

·Em seguida, forre toda a área com jornal ou plástico para evitar manchas no chão.

·Utilize, preferencialmente, tinta guache diluída em um pouco de água, que é mais fácil de limpar. Só não deixe líquida demais para não perder a intensidade da cor.

·Para facilitar o uso, separe um espaço para colocar os potes abertos de tinta em várias cores diferentes.

·Você pode usar telas, papel sulfite, tecidos… Deixe a imaginação da criançada fluir!

·Não existem restrições de idade para esta atividade, apenas fique atenta para que os pequenos não levem a tinta à boca!

·Após o término da pintura, deixe secar ao ar livre. Cada criança pode levar para casa sua obra de arte!

 

Oficina de cupcake

2

As meninas adoram brincar de cozinhar, e se elas tiverem a companhia de um adulto, elas podem ajudar a fazer os próprios bolinhos, e as crianças menores podem ajudar a decorar.

·Deixe uma mesa montada com os confeitos para decorar os cupcakes: balas, granulados, chantilly, marshmallow, chocolate em pó… Vale deixar ao gosto do freguês! Veja a receita de Cupcake

· Faça aventais e chapéus de chefs com os nomes de cada um… Assim, a brincadeira ganha ainda mais personalidade!

· Depois de assados, espere esfriar para começar a diversão: na hora de escolher o recheio, peça para eles provarem um pouquinho de cada. Ajude-os a rechear com um saco de confeiteiro – ou aquelas embalagens plásticas de catchup e mostarda.

· Uma vez prontos, tenha embalagens próprias para transportar os cupcakes, assim, eles poderão levar para casa sem derrubar pelo caminho.

 

Oficina de massinha de modelar

crianca-brincando-com-massinha-para-modelar-44214
A massinha de modelar é uma das melhores atividades para crianças, todas elas gostam. Ajuda a exercitar a musculatura das mãos e a coordenação motora fina, além de estimular o lado artístico dos pequenos. Veja uma receita de massinha caseira, para não se preocupar se seu filho comer um pedacinho:

· Em uma tigela, junte 1 xícara de sal refinado com 1 xícara de farinha de trigo. Acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos. Se quiser, tinja-a com suco artificial em pó ou corantes alimentícios. Pode durar até três dias na geladeira dentro de um saco plástico.

· Evite massinha nos cabelos! Prenda-os com elásticos, faixas ou presilhas.

· A grande vantagem da massinha caseira é que você pode criar suas próprias cores e quantidades sem ter que gastar muito!

 

Sessão filme e pipoca

3
Uma pipoquinha com filminho quem não gosta? Convide os amiguinhos dos seus filhos e faça uma boa sessão pipoca: se quiser, inove nos sabores, acrescentando açúcar e canela, amendoim, leite condensado… Prefira a pipoca feita em casa, são mais saudáveis, as de micro-ondas possuem gordura trans.

 

Oficina de histórias

4
As crianças adoram que leiam para eles, adoram ouvir istórinhas e ficam quietinhos escutando. Ajude no estímulo lendo as histórias para eles: vale de tudo, desde contos de fadas até Shakeaspeare (adaptado, claro!). Inspire-se e leve-os para viajar dentro do universo fantasioso dos livros!

· Para criar essa expectativa nos ouvintes, faça vozes diferentes para cada personagem. Dê vida a eles, com gestos e movimentações.

· Faça uma votação entre os pequenos para saber qual estilo eles querem ouvir: ação, romance, aventura, ficção científica…

· Se preferir, use de adereços para dar maior vivacidade aos personagens: para o príncipe/princesa use uma coroa, para o herói use capas etc.

· Quando estiver em um grupo menor, permita que as próprias crianças leiam frases da história. Assim, você estimula a leitura e também aumenta a participação delas na atividade.

· Ao final de cada história, pergunte sobre a trama. Incentive-as a interagir por inteiro com os personagens

 

Oficina de bijuterias

5
Fazer bijus é muito gostoso, e também trabalha a criatividade. Tanto meninos quanto meninas podem criar seus acessórios únicos e divertidos deixando a imaginação fluir!

· Monte uma mesa de trabalho: coloque ali todas as pedrinhas, bolinhas e quaisquer outros aviamentos que achar legais.

· Para os fechos, deixe opções variadas, mas sempre faça-os você mesma: evite deixar alicates na mão das crianças.

· Essa atividade não é indicada para menores de 3 anos, pois eles podem engolir as pecinhas. Se quiser que os mais novos participem da brincadeira, fique junto deles para observar.

http://mdemulher.abril.com.br

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *