Dia do Feirante: as receitas mais pedidas das feiras

Que tal comemorar o dia do feirante fazendo as receitas mais pedidas nas feiras-livre do Brasil?

Publicado por: Cida Ramos

No dia 25 de agosto comemora-se o dia do Feirante em todo o Brasil. Portanto, nas suas próximas idas à feira, não esqueça de parabenizar os feirantes e principalmente prestigiar o comércio local de frutas, verduras e legumes.

Já pensou um lugar onde não existem os feirantes? Difícil de imaginar né? Alimentos de qualidade frescos e direto do produtor fazem a diferença na hora de cozinhar, e as donas de casa sabem bem disso a anos.

Das famosas barracas tradicionais de feira que abrem bem cedinho (e tem que ir cedo senão vai ter que pegar a hora da xepa!), evoluiu-se para uma variedade de produtos artesanais e comidas que marcam a gente para sempre. O tão conhecido pastel de feira é um exemplo bem clássico.

Em várias cidades do Brasil, as feiras uniram-se e é fácil você encontrar diversos produtos, peixarias, comida regional, queijos e até mesmo o artesanato local.  E aqui vai uma dica preciosa para quem vai viajar: conheça sempre a feira local. É ali que você sente o clima da cidade, sua cultura e culinária. Você não vai se arrepender!

E para trazer um pouco do clima das feiras, selecionamos algumas receitas típicas para o dia do feirante.

Dia do feirante: As receitas mais pedidas das feiras

Para inaugurar com chave de ouro, vamos começar pelo famoso pastel de feira. Massa crocante e fininha, recheio delicioso e pronto, preferência nacional!

Receita de pastel de feira

Imagem: Youtube / Peixe urbano Reprodução

Na receita você vai perceber que a massa leva a gordura vegetal hidrogenada, mas você pode substituir por outro tipo de gordura. A banha de porco é ideal para esta receita. Receita completa do pastel de feira.

Receita completa de cachorro quente

receita de cachorro quente com molho especial

Seja nas feiras, quiosques ou quermesses, um bom cachorro quente ganha nosso coração ❤.

Receita completa do cachorro quente.

Bolinho de bacalhau

Herança típica portuguesa, o bolinho de bacalhau é um dos salgados preferidos nas feiras. Com certeza no dia do feirante, festivais e comemorações irão incluir os tão famosos bolinhos de bacalhau.

Essa receita é do canal Dulce Delight Brasil, da apresentadora e chef Rayssa Costa. E onde você vai encontrar um bom bacalhau? Na feira, é claro!

Receita de crepe de tapioca

A tapioca já é muito conhecida e apreciada em quase todas as feiras livres. Hoje, com o jeitinho brasileiro, o crepe feito de tapioca já é bem apreciado pelo Brasil à fora.

Receita completa de crepe feito com tapioca.

Pipoca especial com molho pesto

Não é uma simples pipoca. Com esse molho de ervas o sua pipoca ganha outro estaus de sabor, fica uma delícia!

Receita completa

Receita de Hambúrguer

Apesar de não ser uma receita típica brasileira, a facilidade e variedade de lanches derivados do Hambúrguer ajudou a populariza-lo nas feiras.

Para fazer em casa não é nada complicado. Basta uma carne de qualidade e bem temperada. Nesse vídeos do canal manual da cozinha do Alex Granig,  está bem explicado como fazer um hambúrguer completo. 

Bolos populares e deliciosos!

Café com uma fatia de bolo quentinho? Na feira também tem! Nesse post tem vários bolos ideais para acompanhar um cafezinho e que é facilmente encontrado nas feiras.

Veja as receitas dos bolos.

Se você tiver uma receita típica aí da sua cidade, compartilhe nos comentários.

Compartilhe esta receita Imprimir

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.