Compartilhe:

Dicas de beleza para ajudar a disfarçar a ressaca

 Para algumas pessoas, é praticamente impossível controlar a bebedeira em uma festa tão importante quanto a do Réveillon. O problema é a ressaca do dia seguinte, afinal, bebida alcoólica em excesso faz mal à saúde e à beleza. Você poderá gostar de: Cure a ressaca:Sucos para desintoxicar e reidratarO que você pode fazer para sair […]

Publicado por: Cida Ramos

172_200

 Para algumas pessoas, é praticamente impossível controlar a bebedeira em uma festa tão importante quanto a do Réveillon. O problema é a ressaca do dia seguinte, afinal, bebida alcoólica em excesso faz mal à saúde e à beleza.

Você poderá gostar de:

Cure a ressaca:Sucos para desintoxicar e reidratar
O que você pode fazer para sair da ressaca
Ressaca: Receita de suco e dicas para curar a sua ressaca!

 

 À noite

 – Ao voltar para casa após ter bebido bastante, é recomendado usar no rosto um produto drenante e descongestionante não oleoso, que pode ser um gel refrescante ou uma loção tônica suave. Cremes à base de vitamina C também são aliados, pois são antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres [prejudiciais às células], que aumentam com a ingestão de álcool.

 Um chazinho antes de dormir, como mandava a vovó, também é uma boa opção para acordar praticamente novo.

 – Desde que seja um chá drenante, diurético e antioxidante, que aumente o metabolismo. O chá verde, que tem propriedades antioxidantes, e a folha piloselle, que possui ação diurética, favorecem a drenagem da água retida nos tecidos.

 

Pela manhã

 Apesar de esse truque já ser bastante conhecido, Adriana também cita as famosas compressas com água gelada ou chá de camomila.

 – Não precisa deixar as compressas por muito tempo sobre os olhos, elas servirão apenas para ajudar a diminuir o inchaço, por uns cinco minutos. Se a compressa for feita por muito tempo, o frio pode ativar o metabolismo, a circulação e os vasos sanguíneos, causando o efeito inverso.

 Beber muita água, evitar os alimentos muito salgados, que retêm mais líquidos, e aplicar uma máscara calmante, descongestionante e revitalizante, que garanta um resultado imediato, ajuda a retirar o aspecto de cansaço e deixa a pele mais viçosa.

– Ao redor dos olhos é interessante aplicar um produto drenante e descongetionante com ação antiolheiras e antibolsa. Corretivos iluminadores e mais leves também são ideais para disfarçar as olheiras e levantar o olhar.

 Algumas máscaras são ideais para serem guardadas na geladeira, o que é perfeito para quem quer diminuir o inchaço do rosto.

 – Elas acalmam e tonificam a pele, além de proporcionar um efeito lifting. Outra saída pode ser deixar o hidratante facial na geladeira, mas não mais do que um dia, pois é aconselhável que os cosméticos normais sejam guardados em temperatura ambiente.

 

 Dicas de beleza ajudam a disfarçar ressaca após festas

Como evitar o inchaço após uma noite de muita diversão e pouco sono

Existem diversos motivos que podem resultar no inchaço, entre eles uma alimentação com muito sal ou desequilibrada (com muito açúcar, álcool, etc) e também ficar muito tempo de pé, pois o retorno venoso se torna mais difícil devido à gravidade. Para evitar isso, as dicas de Denise são:

– Manter a alimentação leve, com muito líquido e pouco sal, antes das festas – no caso, bailes de carnaval;

– Erguer os pés, forçando a panturrilha – é bom para o retorno venoso;

– Intercalar momentos de dança com momentos de descanso;

– Colocar um calço na cama (altura de um tijolo);

– Usar uma meia compressiva durante o dia, antes dos bailes (se conseguir);

– Massagear as pernas com cremes específicos

 

Reabilitando a pele ao chegar da festa

Dependendo dos cuidados que se tem, a pele fica desidratada em maior ou menor grau, após a festa, por isso a dermatologista aconselha a manter a dieta leve e beber muita água para evitar uma desidratação mais profunda. “Nesse caso, ao limpar o rosto, você deve evitar qualquer produto que contenha álcool, e também esfoliantes e ácidos. Após a lavagem, use um creme hidratante bem gorduroso e numa camada espessa, para evitar a evaporação da água. Vale também usar máscaras calmantes e hidratantes após a festa, que ajudam a pele a reequilibrar”, ensina Denise.

 

Fios saudáveis e sem sinais de ressaca

De acordo com a dermatologista Denise Steiner, o cabelo ou couro cabeludo não apresentam mudança tão repentina de normal para oleoso durante uma festa. Mas como no baile o calor do ambiente é intenso e, por conta disso, o suor aumenta, é sempre bom lavar os fios ao chegar em casa. “Há a ressalva de que não se deve dormir de cabelo molhado, então talvez seja melhor deixar para lavar após um sono reparador”, aconselha ela. O que se pode fazer, segundo Denise, é lavar bem o cabelo antes do baile de Carnaval e usar produtos com silicone, para proteger os fios e deixá-los mais brilhosos.

 

Dicas para reduzir o inchaço nos olhos e as olheiras

“Manter uma dieta mais leve, com alimentos antioxidantes como frutas e verduras, além de evitar muito sal, ajudará a evitar o inchaço nos olhos e nas olheiras, da mesma forma que no resto do corpo”, explica Denise. Para desinchar também vale fazer compressas geladas de chá de camomila ou soro, usar hidratantes próprios para a área dos olhos – de preferência os que contém cafeína – e, claro, descansar.

 

Disfarçando o cansaço para voltar ao trabalho

Para chegar linda à quarta-feira de cinzas sem que ninguém note os resultados de tanta farra, vale lançar mão da maquiagem para ocultar sinais de vermelhidão no rosto e olheiras arroxeadas. Os corretivos nas cores verde (que anula manchas vermelhas) e amarela (que oculta as roxas) são uma boa opção. Dar preferência a produtos com vitamina C e E, além de antioxidantes (ácido lipóico, polifenóis) antes da maquiagem também ajuda a melhorar a aparência. “É importante lavar bem o rosto após a festa, com água gelada e sabonete neutro, e usar um hidratante, se possível com filtro solar, antes da maquiagem (que pode ser a mineral, por ser mais leve)”, ressalta Denise.

 

Dor de cabeça do dia seguinte

Aquela dor de cabeça chata insistiu em aparecer? Para atenuá-la, a massagista Dulce Campos recomenda a reflexologia nos pés. “Apóie o pé numa bola de tênis e faça movimentos para frente e para trás, do calcanhar às pontas dos dedos, usando o peso do próprio corpo”, ensina. Segundo Dulce, os pés têm pontos importantes de alívio e relaxamento, e o uso da bola de tênis facilita o processo.

Outra técnica indicada pela massagista é o shiatsu facial, que melhora a oxigenação da cabeça e diminui a enxaqueca, além de estimular o sistema circulatório, aliviando a sensação de cansaço. “Basta pressionar os meridianos do rosto – áreas que vão do queixo à testa e do canto dos olhos às orelhas – com a ponta dos dedos durante dez minutos”, instrui.

 

Até quanto se pode beber para manter-se bem no dia seguinte, seguindo essas dicas?

Por questões genéticas, a tolerência ao álcool varia de pessoa para pessoa e também está diretamente relacionada ao seu peso e altura. Em geral, as mulheres são mais sensíveis ao álcool do que os homens, por exemplo. Misturar bebidas diferentes também pode ter influência direta nos efeitos da ressaca, piorando o estado pós-festa. “O ideal é beber muita água, intercalando com a bebida alcoólica, para atenuar seus efeitos. Outra boa dica é pular e dançar bastante, pois isso ajuda a metabolizar o álcool mais rápido”, ensina a Dra. Denise. Após todas essas dicas, fica a mais importante: respeitar os seus limites, sem abusar, para curtir o Carnaval e não sofrer com a ressaca depois.

 

Fonte: revistamarieclaire.globo.com / R7

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *