Compartilhe:

Dicas de como lavar a roupa preta sem perder a cor

Aprenda como lavar as roupas pretas de maneira correta sem deixa-las manchadas e desbotadas.

Publicado por: Cida Ramos

como-lavar-roupas-pretas-sem-perder-a-cor2857

A roupa preta sempre precisou de uma atenção redobrada quando o assunto é a lavagem. Muitas dúvidas surgem nessa hora para quem não está muito acostumada a esta rotina doméstica, portanto fique de olho em nossas dicas para aprender a não desbotar suas roupas pretas.

O primeiro passo e não custa relembrar sempre, é a separação das peças. Jamais misture peças de outras cores na lavagem, senão você corre o risco das todas as peças da lavagem ficarem manchadas e as roupas pretas repletas de pelinhos.

Outra dica importante para lavar a roupa preta sem perder a cor é o tipo de sabão utilizado. O conhecido sabão em pó é considerado um produto com alta alcalinidade, portanto não é o mais indicado para lavar as roupas pretas. Dê preferências ao sabão neutro ou um sabão líquido específico para este tipo de roupa, que além de não agredir as fibras do tecido ainda dispensa o amaciante.

Caso você perceba que sua peças apresentam manchas esbranquiçadas, isso pode ser um indício de que o excesso de sabão ou amaciante grudou na roupa. Para resolver, lave a mão a peça manchada esfregando o local somente com água, enxague bem e seque a sombra.

Lavar na máquina ou a mão?

O ideal é lavar as roupas pretas a mão, pois assim você não danifica as peças e nem deixa ela esbranquiçada e desgastada, o que acaba acontecendo quando sempre lavadas na maquina de lavar.

Mas hoje em dia a maioria das máquinas de lavar possui a opção de “lavar delicado”, que tem o processo mais suave e não causa atrito nas roupas. Se for usar a máquina de lavar atente para não usar uma quantidade excessiva na máquina, pois o atrito de uma peça com a outra tende a danificar as fibras do tecido com o tempo e ainda deixa aquelas bolinhas grudadas nas roupas. Se a sua máquina tiver regulagem de velocidade da centrifugação, use sempre a opção mais suave ou lenta.

Outra dica bem antiga mais muito eficaz para lavar a roupa preta sem perder a cor é usar um pouco de sal no enxague, assim as roupas pretas perdem menos pigmento conservando a cor por mais tempo.

Quanto a secagem, o ideal é sempre secar a sombra. O sol danifica muito as peças ainda mais se ficar resquício de sabão, o desastre é quase certo.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *