Compartilhe:

Dicas de como limpar o sofá corretamente

Tecido, couro, camurça, chenille. Veja dicas de como limpar o seu sofá corretamente de acordo com o tecido.

Publicado por: Cida Ramos

dicas limpar sof__ corretamente

Quem tem criança em casa sabe, manter o sofá limpo às vezes parece impossível, até mesmo a gente comete um deslize ou outro e as consequências são as manchas. Mas não são só os acidentes domésticos que mancham o sofá, com o tempo a poeira e o desgaste natural do tecido fazem com que elas apareçam naturalmente.

As manchas recentes sempre são mais fáceis de retirar, mas quando isso não for possível a primeira regra é não usar produtos abrasivos, use sempre produtos de Ph neutro ou produtos específicos para retirar manchas.

Limpando o sofá corretamente

Para a limpeza de sofás com tecidos leves e delicados, o primeiro passo é usar uma escova com cerdas macias ou aspirador de pó com rotação leve, pois o atrito do aspirador com sucção muito forte pode danificar o tecido.

Para remover as manchas do sofá, use papel toalha absorvente ou um pano seco macio para retirar o excesso. Faça uma solução com detergente neutro e água morna (não é para usar muita água). Vá pressionando com um pano seco e limpo sobre a mancha até absorvendo o excesso de umidade.

Para a limpeza de sofás com tecido de couro, use pano úmido com um pouco de sabão neutro, retire o excesso com um pano úmido limpo e seque com flanela de algodão. Cuide para não deixar resíduo de sabão no sofá, isso pode ressecar o couro.

Limpeza do sofá usando produtos removedores

Hoje no mercado existem várias opções de produtos “tira mancha” de sofá, se optar por usar algum destes produtos, limpe a superfície afetada sempre pressionando com um pano seco, depois aspire o local para retirar o excesso de umidade que ficou.

Outras dicas

– Verifique sempre a etiqueta do fabricante do sofá para saber se o tecido é lavável ou se existe alguma restrição;

– Utilize sempre um pano seco e limpo ou papel toalha absorvente para a limpeza;

– Para sofás de tecido, chenille ou veludo, nunca esfregue a mancha, limpe sempre pressionando a área afetada com um pano seco.

– Se for usar algum produto específico para manchas, teste em uma pequena área não visível do sofá para ter certeza que o mesmo não deixará descolorido ou manchado.

Gostaram das nossas dicas? Então deixe seu comentário e veja mais no canal Casa e Decoração.

Foto: Getty images

Recomendado para você

Comentários

4 Respostas para “Dicas de como limpar o sofá corretamente

  1. Paula disse:

    Olá!
    Infelizmente estas dicas não funcionaram para mim. Muito genéricas.
    Preciso de uma orientação para limpar o encardido de um sofá de chenille cor de creme.
    Agradeço se puderem me ajudar.
    Obrigada,
    Paula.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Paula, gostaríamos de saber qual é o tipo de encardido, se é por uso (cebo da pele das pessoas, onde senta ou encosta as costas e pernas) ou se é um encardido de envelhecimento do tecido. Quanto tempo tem o seu sofá? Você mora em local de praia onde tem maresia? Ou em local onde tem muita umidade como campo, cerra? Precisamos saber mais para poder dar uma opinião e tentar ajudá-la. Se puder nos forneça mais dados. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  2. welligton disse:

    Bom dia o que posso passar para hidratar o desgaste do sofa de chenille onde sentamos cor marrom

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Wellington, pode sim. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *