Compartilhe:

Dicas de corte, penteados e cuidados para cabelo fino

Se você tem cabelos ralos e finos, aprenda a cuidar e veja dicas de cortes e penteados

Publicado por: Cida Ramos

dicas de corte penteados e cuidados para cabelo fino

Bem, essa matéria virou um verdadeiro tutorial de como cuidar dos cabelos finos e ralos, desde os cuidados, tratamentos, produtos, cortes e dicas de penteados. Mas vale  a pena conferir, as dicas vão ser úteis para o resto da vida e você nunca mais vai ter dúvidas de como e o que fazer com o seu cabelos fininho e talvez também ralo. Como é o meu caso e acho que também de muitas por ai.

As causas para um cabelo fino e ralo podem ser muitas, entre elas a genética, fator emocional, dieta drástica, seborreia entre outros fatores. Independente em que estágio o seu cabelo se encontre, cuidados sempre são necessários. Alguns precisam de um tratamento mais completo e acompanhamento médico. Outros apenas cuidados simples que você mesma pode fazer.

Todo mundo sabe que cada tipo de cabelo exige cuidados diferentes e para quem tem poucos cabelos e tem fios finos ai mesmo que os cuidados se tornam ainda mais indispensáveis.

 

Veja também:

Como dar vida aos cabelos finos com o produto correto 

Três lindos penteados para quem tem cabelo fino ou ralo

 

Vale neste caso investir em nutrição, cortes e produtos de manutenção e finalização adequados para esse tipo de cabelo. Desta forma é possível deixar os fios mais saudáveis, com melhor aspecto e até com mais volume.

Uma boa opção também é procurar um cabeleireiro de confiança, que saiba lidar com esse tipo de cabelo e que possa fazer o corte ideal para que você possa ganhar mais volume e poder arrumá-lo sem erros.

Dicas para cuidar, tratar, produtos, cortes  e fazer penteados em cabelos finos ou ralos

Cuidados

Para quem tem os fios finos além de ralos, é preciso ficar de olho na oleosidade do couro cabeludo. Neste caso é preciso lavá-lo diariamente com xampu suave e usar condicionador apenas nas pontas se você usa corte curto. Ou se for um cabelo médio do meio para as pontas.

Lavar e enxaguar muito bem é básico para não deixar resíduo no fio e fazer com que ele fique mais pesado e danificado.

Ai você me pergunta ” – Não seria melhor não usar condicionador”? Pois é, parece mas não é, porque o cabelo sem o creme de enxágue não fecha as cutículas adequadamente, tende a ficar com pontas ressecadas e acaba ficando seco e quebradiço. Então independentemente de fazer hidratações, você precisa sim de um condicionador que seja adequado ao seu tipo de cabelo, no caso fino e oleoso.

Então escolha um xampu sem sal, com ph baixo, para fortalecê-los. É preciso fazer hidratações, massagens e se possível usar ampolas de tratamento para fortalecer ainda mais os cabelos. Se puder evite químicas de clareamento exageradas como decapar todo cabelo para não deixá-lo ainda mais fino e enfraquecê-lo.

Se quiser use apenas algumas luzes ou mechas, tingindo as mechas claras para dar impressão de mais volume. Você não deve descolorir e depois passar xampu desamarelador apenas, tem que descolorir e passar uma tinta com a cor que deseje, a tinta vai devolver a camada de cor que você retirou e fortalecer o fio. Neste caso, é preciso hidratar semanalmente.

Cortes adequados que garantem volume

O ideal é fugir de cortes com fios todos retos, pois não dão movimento, pesa. O melhor corte é o em camadas desconectados nas pontas e que não seja muito longo. O corte curto repicado com franjão repicado é ótimo. O corte até no ombro repicado com franja longa também.

Sabemos que o cabelo longo é o preferido das brasileiras, mas quando falamos de cabelos ralos, este tipo de corte acaba pesando por causa dos fios longos, achata e fica sem movimento, colam na cabeça perdendo a forma e volume. Mas se você não abre mão dos fios longos, faça uma franja pelo menos até os ombros e com o resto todo repicado e desconectado para dar movimento e leveza. Vale lembrar que corte com navalha nem pensar, ele tira o volume do cabelos e para quem não tem pior ainda.

Os melhores cortes para quem tem cabelo fino ou ralo ou ambos

Então o melhor é tirar proveito dos cortes, pixie ou joãozinho, do corte bob, do corte chanel ou bob, ou no máximo o long bob que vai  até dois dedos abaixo do ombro. Para qualquer destes cortes a melhor forma são os geométricos, assimétricos e levemente repicados e de preferência com pontas desconectadas .

Corte Pixie ou Joãozinho

dicas de corte penteados e cuidados para cabelo fino-corte-pixie-joaozinho

Corte curto ou Corte  curto Bob

dicas de corte penteados e cuidados para cabelo fino-corte-curto-bob

Corte Chanel ou Corte Bob

dicas de corte penteados e cuidados para cabelo fino-corte-chanel

Corte Chanel desconectado ou assimétrico

dicas de corte penteados e cuidados para cabelo fino-corte-chanel-desconectado

Corte médio ou Long Bob

dicas de corte penteados e cuidados para cabelo fino-corte-long-bob-cabelo-medio

Tratamentos e Nutrição 

Uma das causas de um cabelo fino e ralo é a genética. Depois disso pode ser por estresse, alimentação inadequada, regimes radicais. Então consulte um médico para saber se você precisa usar algum tipo de remédio como Ineov Nutrecare, ou Imecap hair ou outro suplemento qualquer, além de algum tipo de loção capilar. Além é claro de se alimentar adequadamente, no caso frutas, legumes, liquido e alimentação equilibrada são básicos para saúde dos cabelos.

Truques para dar volume

Lavar e enxaguar bem 

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-lavar-e-enxaguar-bem

A primeira dica se você não tiver nenhum produto à mão é lavar duas vezes e enxaguar bem os cabelos com água fria,  secar os cabelos com jato morno com a cabeça para baixo secando ao contrário. No final mude para jato frio para não dar frizz. Secando assim você levanta a raiz e dá mais volume.

Aplicar mousse antes de secar

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-aplicar-mousse

A melhor opção é depois de lavado, aplicar um produto ativador de volume nos fios ainda molhados, ou uma bola de mousse. Ai vire a cabeça e seque ao contrário, como falado acima, para levantar a raiz e dar volume com a mousse. Na hora de aplicar vire o bico do produto para baixo, reserve uma bola como na foto, aplique e faça o penteado.

Colocar bobes ou fazer dedinhos

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-fazer-dedinho-enrolar-com-bobes

Para ficar melhor ainda, depois de secar com mousse pode fazer dedinhos ou colocar bobes. Separe 3 mechas largas nas laterais da cabeça e outra no topo da cabeça, enrole o bob de diâmetro largo proporcional ao tamanho do seu cabelo. Prenda com um grampo de depois comece a se arrumar, no final solte com os dedos. A mesma coisa se não tiver bobe e for fazer dedinhos. Se quiser aplique um spray para dar mais volume e fixar.

Aplicar spray de volume antes de secar

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-spray-de-volume-antes-de-secar

Outro truque se você estiver com pressa,  é aplicar o spray de volume, e secar no sentido contrário ao crescimento dos fios. Depois jogue o cabelo para baixo e direcione o secador para o chão, repetindo – A posição correta para secar os cabelos é com o bico voltado para o chão. Nunca para cima, isso é  para não esquentar o couro cabeludo e aumentar a oleosidade. Nada de fritar o couro cabeludo junto com o cabelo!

Depois levante a cabeça, passe o jato quente da esquerda para direita e depois da direita para esquerda, sempre com os fios para o lado oposto do calor.

Usar o difusor

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-usar-difusor

Usar o difusor para secar os cabelos ativando os cachos ou dando um visual mais descontraído aos fios lisos é uma excelente opção para dar volume aos fios. Então no dia a dia se jogue no difusor! Nem preciso falar que você tem que colocar antes de secar com o difusor, uma mousse, ou spray de volume ou pó de volume antes. Ok?

Secar o cabelo ao contrário

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-virar-a-cabeça-para-baixo-para-secar-o-cabelo

Vire a cabeça ao contrário na hora de secar os cabelos para levantar a raiz. Isso vai ajudar a dar mais volume. Você pode fazer o mesmo na hora de usar o difusor.

Como dar volume aos Penteados

Antes de fazer o penteado, as mulheres com cabelos finos também pode estilizar os cabelos com penteados glamourosos. Antes de fazer o penteado aplique um mousse para dar corpo aos fios e segurar o formato. Depois de pronto o penteado use o mouse de volume para fixar se for preciso.

Para dar mais volume as madeixas faça babyliss, ou use bobes para fazer ondas, e para fazer o topete dê uma desfiadas em algumas mechas antes de completar o penteado.

Tipos de penteados que você pode fazer mesmo tendo cabelos finos ou ralos

Solto

penteado-para-cabelos-finos-penteado-solto-com-ondas

Um penteado digno de “Diva” é feito com volume no topo da cabeça, que você consegue desfiando um pouco no topo da cabeça e cobrindo com a mecha da franja, depois deixa solto e com  ondas de babyliss desfeitas ou ondas feitas com bobes.

Torcidinho

penteado-para-cabelos-finos-penteado-de-lado

Seguindo as mesmas preliminares e  recomendações, é possível optar por penteados que vão desde o estilo retrô como o solto com ondas ou o preso de ladinho.

Esse cabelo de Diva é a combinação de cachos e spray de volume fixador. Você pode fazer os cachos com babyliss ou chapinha e aplicar em cada cacho o spray imediatamente antes de começar a fazer a próxima mecha. Para finalizar, passe um pente de dentes largos ou escova delicadamente para soltar os cachos e fazer o cabelo com ondas. Os cabelos ficarão maravilhosos e com volume impressionante.

Se quiser mais detalhes veja mais aqui nesta matéria com o passo a passo cabelo de festa torcidinho de lado.

Semi-preso

penteado-para-cabelos-finos-penteado-semi-preso

Outra opção é o semi preso ondulado, que quase sempre estão sendo vistos nas cabeças das celeb’s e famosas para os tapetes vermelhos. Dá para desfiar os fios no topo da cabeça antes de prender para dar mais volume.

Coque com topete

penteado-para-cabelos-finos-penteado-coque-com-topete

Para fazer um coque com topete glamour, use pó modelador.

Aplique o pó modelador na raiz dos cabelos e faça movimentos com os dedos para ‘levantar’ a raiz dos cabelos. Em seguida separe uma mecha na frente que vai cobrir o topete, com a mecha de trás desfie na direção contrária com pente fino, depois penteie delicadamente alisando de leve para ajeitar e ainda assim permanecer o volume, depois puxe a mecha da frente por cima desse volume, vá ajeitando e prenda com dois grampos cruzados para fixar o topete.

Antes de prender você pode fazer babyliss no cabelo antes de prender para dar forma e corpo. O coque pode ser baixo, de lado, ou ‘podrinho’ com aqueles fios meio fora do lugar que fica um charme. E você está pronta para arrasar!

Veja mais fotos inspiração de penteados para festa para quem tem cabelo fino ou ralo

Espero que tenham gostado da matéria, se tiver alguma dica ou algo a acrescentar ou perguntar deixe o seu comentário e obrigada pela visita. 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *