Dicas de sanduíches para verão: Lanches rápidos e com o pão adequado

Se você quer evitar morrer de calor na cozinha, quer um lanche prático para substituir uma refeição, veja dicas para fazer um sanduíche delicioso!

Sanduíches são uma verdadeira mão na roda quando falamos em um lanche rápido e gostoso. São fáceis de preparar e com poucos ingredientes você consegue até mesmo fazer uma refeição de última hora.

A boa notícia é que existem várias opções de sanduiches para fazer em casa, desde aqueles que levam um pãozinho caseiro e também com os tradicionais pãezinhos franceses.

Sanduíches para o verão: Opção certeira para um lanche rápido!

Sanduíches frescos

Mantenha sua geladeira com alimentos refrescantes e nutritivos. Desse jeito, quando bater a fome, basta juntar tudo num sanduíche caprichado com pão integral. “Um dos meus favoritos leva uma mistura de maionese, pepino ralado, gotinhas de limão, hortelã e pimenta”, ensina.

Acerte no tipo de pão para cada sanduíche

Quer ficar famoso pelo seu sanduíche? Então anote o segredo: combinar bem o pão com o recheio. “Escolher o pão perfeito é simples, mas é preciso prestar atenção em algumas regras”, explica a chef Cleide Shultz, do restaurante Sanduicheira, em Florianópolis

Segundo Cleide, um jeito de não errar é escolher primeiro o recheio e, a partir daí, procurar o melhor pão. Recheios mais pesados, como carnes, pedem pães mais firmes e com a casca crocante. Pães mais macios, como o pão careca ou o pão de forma, caem bem em recheios leves, como frango desfiado.
Se você é daqueles que capricha no molho, preste atenção também no miolo do pão. “Quanto mais fofinho o miolo, melhor vai ser a absorção do molho”, ensina.  “Se for durinho, invista nas pastas, que não escorrem”. Confira as dicas de combinações que a chef entrega de bandeja!

Tipos de pães mais comuns para fazer sanduíches

1 Pão francês

“Gosto dos recheios mais simples”, diz Cleide. Um pão francês bem fresquinho, ainda quente, não precisa de muito para arrasar: “um pingo de manteiga e uma quantidade generosa de mortadela bem fininha. E pronto”. Mortadela: gula irresistível.

2 Pão sírio

O ingrediente principal do beirute. “Torradinho fica mais gostoso e segura melhor o recheio”, ensina ela. A receita mais famosa leva rosbife, queijo prato, tomate e orégano. Depois de montado,  o sanduíche vai ao forno para derreter o queijo e torrar o pão. “Versões mais lights também ficam bem: substitua o rosbife e o queijo prato por peito de peru e queijo branco”, diz.

Veja também: Aprenda a fazer pão sírio em casa

3 Ciabatta

Durinho, o ciabatta fica ótimo num sanduíche italiano. Separe pasta de tomate seco,  salame italiano, rúcula e um fiozinho de azeite de oliva, explica a chef. Uma opção mais leve (e vegetariana) é escolher uma pasta que você gosta e encher o sanduíche de legumes grelhados. Experimente as ciabattas.

4 Pão de forma

Este é um pão que nos acostumamos a usar nos lanches rápidos, mas que fica ótimo em sanduíches mais elaborados. “Eu adoro sanduíche quente com pão de forma integral. Junte manteiga, mussarela, tomate seco e chutney de manga. O segredo é passar uma misturinha de ovos, leite e farinha nas duas partes do pão e levar ao forno para dourar. São muitas as opções do pão de forma.

5 Baguete
Como é bem mais densa do que o pão francês, você pode ousar bastante no recheio. Filés ficam ótimos! Segundo Cleide, um sanduíche que faz muito sucesso é o de lombinho e abacaxi. Sem mistérios: várias fatias de lombinho defumado, queijo prato e bastante abacaxi. Sucesso garantido.
Fonte: gnt

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.