Compartilhe:

Dicas e truques caseiros de limpeza

Aprenda dicas ótimas para resolver pequenos problemas de limpeza ai na sua casa, confira!

Publicado por: Cida Ramos

dicas caseira de limpeza

Sabemos que fazer uma boa faxina nem sempre é uma tarefa fácil ainda mais quando não dispomos de muito tempo. E não precisa sair comprando mil e um tipos de produtos de limpeza, com alguns produtos caseiros básicos que todo mundo tem em casa são mais que suficientes para dar jeito naquela sujeirinha que insiste em ficar grudada.

Nessas dicas usamos e sua maioria produtos caseiros e que usamos na cozinha em nosso dia a dia. Apesar de ser uma solução econômica vale lembrar que muitas pessoas tem alergia aos produtos de limpeza mais comuns, por isso essas dicas vão abrir o leque de opção nos dias de faxina. Vamos aprender?

Truques caseiro de limpeza

1 – Sujeira grudada em frigideiras e panelas: Não precisa passar horas esfregando! Veja alguns truques:

– Coloque um pouco de água no fundo da panela e polvilhe bicarbonato de sódio. Deixe por algumas horas e coloque para ferver. Após isso a sujeira irá sair com muito mais facilidade.

– Outra dica é colocar um pouco de água com sal e ferver por alguns minutos. O sal muda o Ph da água fazendo a sujeira soltar mais rapidamente. O mesmo processo pode ser feito com um pouco de detergente de cozinha no lugar do sal;

2-  Limpando panela de teflon: É importante nuca jogar água fria enquanto a panela estiver quente, pois isso pode danificar o teflon da panela, e esses resíduos não fazem bem para a nossa saúde. Para retirar a sujeira encrustada faça da seguinte maneira:

– Ferva: Água, bicarbonato de sódio e vinagre branco. Depois limpe com uma esponja própria que não risca e pronto!

3- Deixando o fundo branquinho das panelas de revestimento cerâmico: Ninguém pode negar que essas panelas com fundo branco cerâmico são muito bonitas e boas para cozinhar. Agora, deixar elas branquinhas sempre é um verdadeiro milagre! Nem tanto, veja:

– Lave bem a panela antes com detergente e esponja macia. Em seguida encha de água até o nível onde existir as manchas, se tiver somente no fundo coloque menos água. Adicione 3 colheres de sopa de alvejante e deixe de um dia para o outro. Vai ficar como nova!

4 – Limpando rejuntes de azulejos: Aqui onde eu moro em algumas épocas do ano o tempo é muito seco, venta muito e o resultado é poeria para todo lado. Os rejuntes quando são mais clarinhos não resistem a tanta sujeira e logo ficam encardidos. O problema é que alguns produtos de limpeza deixam manchas no azulejo e para resolver esse problema fui testar mais uma vez minha misturinha mágica para limpar panelas e ver se iria funcionar no chá também.

Coloquei vinagre branco até a metade de uma embalagem de detergente que tinha acabado e adicionei 2 colheres de bicarbonato de sódio. Molhei bem o rejunte e deixei algum minutos e pasmem, funcionou muito bem e sem manchar o piso!

5- Limpando e hidratando sofás e cadeiras de couro: Essa é uma dúvida muito comum entre as donas de casa e aqui não foi diferente. Os artefatos de couro quando não são limpos adequadamente craquelam com facilidade, por isso limpe sempre com um pano macio úmido com uma misturinha de água e sabão de coco. Atente para que não fique resíduo de sabão no couro.

Depois de seco é importante também hidratar o couro para que ele fique com rache. Use um pano macio com um pouco de vaselina cosmética (aquela que se usa em produtos de beleza). O resultado é impressionante!

6- Forno micro-ondas limpinho e cheiroso! Essa é tiro e queda! Coloque uma bacia com água e algumas cascas de limão e deixe ferver. Após isso o vapor que irá ficar dentro do micro-onda ajudar a limpar, para isso passe um pano úmido e pronto.

7- Tirando cheiro de mofo de armários e guarda-roupas: Aquele cheiro de guardado e mofo de armários vão sair com facilidade usando a seguinte mistura:

– Em um borrifador coloque 1 parte de vinagre branco e outra parte de álcool.

– Aplique em todo armário e manchas de mofo e limpe com um pano úmido. Não deixa cheiro, não mancha e evita que o mofo volte.

Viu? Dicas fáceis e vão facilitar a sua vida! Se tiver alguma sugestão manda um comentário pra gente com a sua dica.

Veja também

Dicas de como limpar um sofá corretamente

Como tirar cheiro de mofo de casacos e jaquetas de couro

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *