Compartilhe:

Dicas para concentração na hora dos estudos

Se você tem dificuldade de se concentrar na hora dos estudos, veja dicas para resolver esse problema

Publicado por: Cida Ramos

estudos2841

Inúmeros  estudantes mundo a fora, passam pela tarefa do Enem ou vestibular e para isso estudar é o principal. A tarefa não é fácil, mais existem algumas dicas para você poder se concentrar nos estudos e não perder a concentração.

Para ajudar aqueles que estão passando por esse período, separamos algumas sugestões para uma boa concentração e melhor desempenho nas provas. Confira!

Antes de tudo lembre-se de sempre manter uma organização na hora dos estudos, pois é muito importante para um resultado positivo quando for fazer exames ou provas importantes.

1 – Lugar: Busque por um lugar tranquilo para estudar, silencioso, e livre de distrações. Tente criar um ambiente exclusivo para os estudos.

2 – Cronograma: Defina um cronograma para os seus estudos. Divida seu tempo e as matérias que vai estudar.

3 – Escolha: Descubra os horários que você tem maior disposição, e que seu rendimento é maior.

4 – Físico: mantenha-se bem fisicamente, estudar com fome ou sede não ajudará em nada. É preciso ter energia para apresentar um bom rendimento e manter a concentração.

5 – Matéria: Foque apenas em uma matéria. Estudar dois assuntos ao mesmo tempo torna mais fácil que você se distraia e perca a concentração.

6 – Dividir: Se o assunto que for estudar for muito extenso, seria interessante dividi-lo em partes. Tentar estudar matérias muito extensas de uma vez só poderá gerar ansiedade, e atrapalhará sua concentração.

7 – Relaxe: Mantenha-se relaxado, estar tenso na hora dos estudos não é nada bom para a concentração. Aprender técnicas de meditação servirá de ajuda para se concentrar melhor.

8 – Equilíbrio: Busque um equilíbrio mental na hora de estudar, remova da sua mente todos os assuntos que são preocupantes, deixe para pensar neles após os estudos.

9 – Dedicação: Dedique-se ao máximo ao que estiver estudando, busque maior interesse por aquilo que está lendo ou praticando. Tente fazer uma relação entre os estudos e a vida.

10 – Limite-se: Faça pausas durante os estudos quando sentir cansaço. Dê uma descontraída cautelosamente, para não perder totalmente o foco.

Lembre-se de sempre manter uma organização na hora dos estudos, pois é muito importante para um resultado positivo quando for fazer exames ou provas importantes.

Fonte: por Julio Santos, com referências nos portais Guia do Estudante e Brasil Escola.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *