Compartilhe:

Dicas de cuidados básicos para ter cabelos bonitos e saudáveis

Para ter cabelos bonitos e saudáveis é preciso saber cuidar dos cabelos. Veja nesta matéria dicas de cuidados básicos que vão te ajudar a ter os cabelos que você sempre sonhou!

Publicado por: Cida Ramos

dicas-para-cuidar-do-cabelo-no-inverno-capa

Se você tem dúvidas de como cuidar do seu cabelo, veja nesta matéria várias dicas do que você deve ou não fazer para cuidar bem dos fios durante o ano todo. E para ter cabelos lindos é preciso  cuidar deles a começar de dentro para fora. É preciso se  preocupar com a nossa alimentação equilibrada, em ingerir água, sucos e assim por consequência ver que os cabelos vão ficar mais bonitos e saudáveis.

Saiba que tanto o inverno como o verão são estações que prejudicam muito os cabelos, e por isso você precisa saber exatamente o que fazer para cuidar bem dos seus cabelos.

 

Veja também:

Dicas de hidratação caseira para cabelos cacheados ou secos

Receitas caseiras para dar brilho aos cabelos

 

Não tem jeito, os ventos fortes e a baixa umidade do ar transformam o inverno na pior estação para os cabelos, sem falar na temperatura da água dos banhos que tende a subir ressecando ainda mais as madeixas. Um dos maiores cuidados que devemos ter com os cabelos no inverno é com banho de água muito quente e no verão com o cloro da piscina, com o sal do mar e o sol.

No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios. Com a retirada deste óleo natural, o cabelo pode ficar com um aspecto ressecado, quebradiço, com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado.

E no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial lavar depois que sair da piscina e depois que sair da água do mar, assim como usar produto com proteção solar para evitar o ressecamento.

Além destes cuidados simples outros cuidados podem ser feitos no seu dia a dia para ter cabelos lindos e bem cuidados sempre, veja quais são:

Alimentação

Cultivar bons hábitos alimentares é a primeira preocupação que devemos ter. Cabelos bonitos e saudáveis também são resultado de uma alimentação balanceada, com alimentos naturais sem excesso de conservantes, corantes, que existem nos alimentos industrializados que contêm muita química e poucos nutrientes.

Lavar os cabelos adequadamente com água fria ou morna

Você sabe lavar os cabelos adequadamente? Sim porque tem que passar xampu pelo menos duas vezes, enxaguar bem e não deixar resíduos. Depois passar o creme de rince para fechar as cutículas, as escamas dos cabelos. (e o creme de pentear não faz isso tá? Só o creme rinse faz isso).

Mas e a água? É quente, morna ou fria? Pode ser morna, mas nunca quente! A água quente é um dos principais inimigos do cabelo em qualquer época do ano. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, nada de água quente nos fios,  ao máximo, utilize sempre água morna. Mas a mais indicada é a água fria, ela ainda por cima deixa os cabelos com muito brilho. Eu quando uso a água morna no banho, dou uma finalizada com água fria só para deixar os fios perfeitos.

 Massagem no couro cabeludo

Ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos e delicadamente, sem passar as unhas, apenas as pontas dos dedos e suavemente. Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.

Usar xampu anti-resíduos 

Não importa se você tem fios oleosos ou secos: não abra mão de um xampu antirresíduos. Como o nome deixa claro, ele serve para retirar as impurezas dos cabelos, restos de produtos e também a oleosidade, que interferem na vitalidade e no brilho. O intervalo do uso desse produto, varia de acordo com o cabelo. Oleosos: pelo menos uma vez na semana. Normais: uma vez a cada 15 dias. Ressecados: uma vez a cada mês. Mas se você faz muito uso de produtos nos cabelos, finalizadores, pomada, creme de pentear sem enxágue pode usar pelo menos 1 vez a cada 15 dias.

Hidratação profunda

Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis.  Isso serve para o dia-a-dia, como falei anteriormente. Mas para hidratar precisa de uma máscara de hidratação, mas não sem antes fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Usar aquele xampu anti-resíduos, enxaguar bem para só depois disso, fazer o uso da máscara de hidratação.

E você sabe porque? Porque sem usar o anti-resíduos você não vai deixar os cabelos livres daqueles produtos que você usou durante a semana, as cutículas não abrem e não dão lugar para os produtos que contém na sua máscara entrarem e poderem agir nos cabelos adequadamente, entendeu?

Em seguida, ao anti-resíduos faça a sua hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. E depois dos 20 minutos de espera, você deve apenas enxaguar abundantemente sem deixar resto de produto. Assim os cabelos ficam lindos e cheios de brilho e vida!

Combatendo a Oleosidade

É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno, mas o secador e também o sol, o suor também fazem com que eles fiquem oleosos. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar os fios, use produtos sem enxágue como o leave in.

Usar o secador adequadamente

Você sabe usar o secador? A temperatura correta é a morna, nunca quente demais, jato frio no final para não deixar os fios com frizz. E o principal, durante a secagem do cabelo nada de apontar o secador para o couro cabeludo.

É importante usar o secador com o bico apontado para baixo, não em direção ao couro cabeludo para não esquentar e ativar a produção excessiva de óleo que pode causar caspa, seborreia, e por consequencia a queda dos cabelos.

Quanto a temperatura, ela deve ser feita corretamente , pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Mesmo que você use o jato morno, é importante que antes de secar o cabelo, você aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.  Afinal secar os cabelos várias vezes no mês, inúmeras ao ano, acabam com qualquer cabelo se não houver uso de um produto protetor térmico.

Não dormir com cabelos molhados

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além de ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Não é que vá acontecer o que falam, ‘mofar o cabelo’, mas a umidade pode propiciar a proliferação de fungos.  E outra coisa, quando a gente dorme com os cabelos molhados, a gente acorda com o cabelo todo bagunçado, mais oleoso e ai não rola né? Tem que lavar de novo e secar antes de sair de casa. Então faça antes de dormir que dá menos trabalho também.

Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo podendo provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo também.

Finalização

Não faltam opções de finalizadores no mercado: leave-in, sérum, reparador de pontas, serum protetor, spray de pentear…Então invista neles! O resultado é ter cabelos com mais brilho, movimento e vitalidade. Basta escolher o que é ideal para o seu tipo de cabelo.

 

Veja também:

Dicas para lavar o cabelo de deixá-lo com mais brilho

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *