Dicas para fazer uma festa de 15 anos bonita sem gastar muito

A magia em torno desta fase é muito especial, afinal completar os 15 anos é um importante marco na vida das meninas. E a maioria das debutantes tem um sonho em comum, uma festa linda!

Para fazer uma festa de 15 anos que seja mais bonita e ao mesmo tempo econômica, alguns itens podem ser retirados, outros alterados e outros realizados ao estilo “faça você mesma”. Para tanto, basta usar a criatividade, programar com antecedência e se possível contar com ajuda das amigas, mãe, parentes e pessoas que se candidatem a fazer parte dando uma força.

Veja também: 

Decoração festa 15 anos

Festa de aniversário de 15 anos, a festa de debutante perfeita

Para não ultrapassar  o seu limite, vamos te mostrar algumas dicas de como economizar na organização da festa de 15 anos.

Então vamos as dicas para fazer uma festa de 15 anos bonita sem gastar muito:

Organize e planeje a festa de 15 anos com antecedência

organizacao-festa-de-15-anos

A organizar com antecedência faz com que os pais tenham tempo para pesquisar empresas de organização de eventos, buffet, e prestadores de serviços , assim eles podem decidir quais empresas e profissionais oferecem o melhor custo-benefício. Portanto planejar a festa pelo menos 1 ano antes vai ajudar muito na economia.

Parcele o que puder sem pagar juros

15-anos-festa-barata

Outra vantagem é a forma de pagamento facilitada para quem organiza com antecedência. Pesquisar com antecedência permite planejar tudo, inclusive o pagamento, que pode ser feito com parcelas mais suaves e menos preocupação para os pais. Se você contratar um serviço um ano antes da festa, pode pagar pelo serviço parceladamente e ainda obter desconto.

Escolha um dia de semana se for alugar salão de festas

escolher-data-para-festa de 15 anos

A melhor opção é uma festa em um lugar não alugado, ( salão de festa de amigos ou do seu prédio, uma casa com espaço amplo emprestada, uma chácara de amigos) , mas se este não for o seu caso ou  o que você deseja, e você tenha que alugar o espaço, pense em uma festa fora do final de semana. Se o seu dia de aniversário cair no final de semana, e você quer economizar, programe a festa para depois desse dia, em um dia da semana  os salões de festa costumam oferecer vantagens bem atraentes nessas datas.

Um tema para a festa de 15 anos

festa-a-fantasia-em-casa

Uma festa de 15 anos convencional envolve um ritual, um cerimonial completo de uma festa a moda antiga, que por suas várias etapas acabam aumentam muito o custo da festa se comparado a uma festa temática.

Uma festa temática para comemorar os 15 anos é fora do convencional, é considerado um modo moderno de comemorar e ainda por cima uma boa opção para economizar. Ai, dependendo deste tema,  você vai pensar no resto, onde vai ser a festa, as cores, a decoração e tudo mais. E com certeza vai economizar em muitos pontos.

Vestido de festa da debutante

vestido-de-debutante-dois-em-um-saia-remov__vel-capa

Se você fizer uma festa temática não vai precisar de três vestidos diferentes, e mesmo que seja uma festa tradicional dá para usar um vestido de debutante com cauda removível o vestido conhecido como dois em um. Veja no link nossa matéria sobre este tipo de vestido. Assim você vai ter mais uma forma de economizar. Ele pode ser feito por uma boa costureira que é a opção mais em conta, ou pode ser alugado, essas duas formas ficam mais baratas do que comprar pronto um vestido novinho.

Faça você mesma a Decoração

1c6b8e91b577caece68a534bebc898db

Sim, é possível! Uma decoração para festa de 15 anos  simples, bem criativa e com cores fortes, decoração de festa de 15 anos com balões, por exemplo, podem alegrar sem precisar de gastar muito. Basta programar tudo com antecedência e pedir a ajuda dos amigos, parentes e colocar a mão na massa. Dá para fazer a decoração, as lembrancinhas e pensar em detalhes que tenham a ver com o seu estilo e fazer com que a sua festa tenha a sua cara. Se não quiser ou não puder fazer você mesma, fuja daquelas festas “enlatadas”, programadas, como as que a maioria das empresas que organizam festas costuma oferecer. Se optar por uma festa contratada, não aceite nada padronizado, para que você possa imprimir os seus detalhes e fazer com que a festa tenha apenas o necessário.

Limite de convidados e convites

organizacao-festa-de-15-anos-lista-de-convidados

Já que é para economizar, convide os estritamente  necessários, apenas quem realmente importa. A quantidade de pessoas em excesso pesa no orçamento e faz com que a festa se torne mais cara. O que mais importa neste dia, é que estejam os amigos mais queridos, os parentes mais queridos, as pessoas que façam bem a quem é aniversariante. E pensar nos convites, escolher o modelo, como eles vão ser, se vai pagar para fazer, se você mesma vai fazer. Veja nesta matéria todos os detalhes e dicas para escolha do convite ideal para festa de aniversário.

Dispense o supérfluo

Se não for importante não é necessário. Como por exemplo, as lembrancinhas, elas podem ficar de fora. Se achar de quer dar alguma coisa, opte pelo que for mais em conta. Os convidados para uma festa mais intima vão entender e não farão questão disso. Vale lembrar que o que não pode faltar é som, bufê (com pelo menos um coquetel básico), uma decoração, ainda que simples, e o convite.

Bufê barato

festa-de-15-anos-o-que-servir

Um bufê jovem com finger foods (comidinhas) é o ideal para economizar. Um dos itens mais caro se não for o mais caro, é o bufê. Então prefira excluir os canapês sofisticados que não são os preferidos dos jovens. O que eles realmente preferem são as pizzas, cachorro quente, comidas divertidas e gostosas e que além de tudo são menos caras. Este tipo de bufê se aplica ao estilo temático e moderno de festejar, uma vez que o ritual tradicional envolve um jantar completo  que onera bastante o orçamento. Então é mais um motivo para escolha da festa temática que ajuda a fazer economia.

Mesa do bolo e doces

mesa de doces-para-festa de 15 anos -2

 

A mesa do bolo  precisa ser especial, pois é o cantinho onde acontece as fotos com a família, e as fotos dos parabéns. Além do bolo que precisa ser gostoso, o cantinho pode ser feito com um painel também ao estilo “ faça você mesma”. Se não puder fazer, procure simplificar ao máximo, e usar o bom senso na escolha do bolo, que pode ser mais simples ou um bolo fake e  dar preferência aos docinhos e guloseimas mais em conta.

Bebidas alcoólicas restritas

organizacao-festa-de-15-anos-bebidas

Sirva bebidas alcoólicas evitando o excesso, um tipo de bebida como por exemplo o vinho branco já é o bastante, pois as bebidas alcoólicas também encarecem o orçamento. Vale lembrar que bebida alcoólica deve ser servida apenas para os adultos, servir bebidas alcoólicas para menores é proibido.

Lounge para adultos e para jovens

lounge-para-festa de 15 anos

É muito interessante para que a festa tenha sucesso que haja um lugar separado para os adultos. Os pais e seus convidados, parentes em geral precisam ter uma área planejada para eles.  Essa divisão é interessante para deixar os adultos mais afastados da pista  e assim os jovens poderem se sentir mais a vontade.

Com isso você vai diminuir a quantidade de mesas e cadeiras e economizar. Para os jovens, prefira os sofás, almofadas, pufes onde eles podem se jogar e trocar ideias. A maior parte do tempo eles vão estar na pista de dança aproveitando a festa, o lounge serve para o “ pit stop” o descanso ou para aquela “paquerinha”.

E ai? Gostaram das dicas? Comentem!

Veja também

Decoração de festa de debutantes: Planejamento Dicas e fotos
Festa de debutante como organizar: Sua festa de 15 anos
Festa de debutante: Dicas e fotos de ornamentação
Festa de debutante: Sugestões de lembrancinhas e enfeites da mesa de doces 

Artigos Relacionados

51 comentários em “Dicas para fazer uma festa de 15 anos bonita sem gastar muito”

    1. Olá Cibele, tudo vai depender de como vai ser a sua festa. Mas quanto antes você começar a economizar melhor vai ser daqui a um ano. E o valor vai depender também de quanto você pretende gastar, e isso se relaciona com a festa. Sugiro que vc faça o seguinte,escolha como pretende a festa, e faça um orçamento atual de quanto custaria a festa se fosse hoje. Ai você divide o valor por 12 meses, corrigindo é claro e ai você vai saber o quanto tem que poupar por mês. Ai você começa a colocar o dinheiro na poupança.

    1. Olá Deyane, embora você tenha 7 meses para juntar dinheiro, não sei quanto será esse valor. Você precisa trabalhar dentro do seu orçamento. Faça em primeiro lugar os cálculos de mais ou menos quanto você poderia poupar para ter um número, depois disso você pode programar o tipo da festa, o que servir e o que pode fazer de decoração. Temos muitas matérias com muitas dicas, você visita, dá uma olhada e depois de decidir o que vai fazer, pode ir comprando o que precisa e ir fazendo aos poucos as lembrancinhas, decoração etc. Esse é o canal >> http://www.portaltudoaqui.com.br/category/festas/debutantes/

      Obrigada pela visita e pela pergunta.

  1. Amei eh o comeco de tudo que eu estou precisando! Pois tenho soh 5 meses pra ver tuudo isso! Claro, da maneira mais simples! So pra nao passar em branco! Muito obrigada,me ajudou muito 😉

  2. Ameii muito! Espero que saia tudo perfeitamente incrivel. Gostei muito do site,dicas,fotos e etc… A minha festa vai ser como eu quero a minha cara! Kkkk Beijos!

  3. Realmente são dicas excelentes, mais infelizmente não vou realizar meu sonho, muito menos o da minha amada filha. Lamentável, tristeza profunda…

  4. Nossaa! está me ajudando muito! tenho 14 falta mto pouco tempo para meu aniversário e isso me ajudou bastante!!! Obrigadaaa! vcs tem ideia de lojas mais em conta? as lojas que eu fui provar,etc estão um absurdo de caroo obrigada de novo e beijinhoooooos!

    1. Olá Michele, não é necessário nada que você não queira. Quem tem que escolher o que quer é você. A sugestão pode ser aceita ou não e se você prefere sem a pista de dança pode deixar sem e pronto. Normalmente tem que existir um espaço para a dança com o pai, a valsa mas isso também é opção sua. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

    1. Olá Alice, tem muitas coisas sim. Você pode fazer enfeites de mesa com garrafas, com latas enfeitadas. Pode pintar as garrafas, pode decorar, pode colocar uma bexiga de encher cobrindo as garrafas e depois colocar uma flor feita de pet para decorar. Pode fazer decoração com garrafa pet para decorar. E uma infinidade de coisas. Tudo vai depender do seu tempo, disposição e do tema que você vai usar. Pode até fazer poltronas com palets para o ambiente de lounge. Procure aqui no nosso site as dicas de decoração e faça você mesma.
      Dá uma olhada nestes links, basta clicar>>
      arranjos de flores
      http://www.portaltudoaqui.com.br/como-fazer-um-arranjo-com-flores-veja-o-passo-a-passo/

      Arranjos com garrafas
      http://www.portaltudoaqui.com.br/garrafas-de-vidro-para-decoracao-em-casa-ou-em-festas/

      Essa matéria é sobre decoração de natal, mas tem várias ideias que podem ser aproveitadas para aniversários
      http://www.portaltudoaqui.com.br/decoracao-criativa-baratinha-e-simples-para-o-natal-dicas-e-o-passo-a-passo/

      Arranjo decorativo de flores de papel e galho seco
      http://www.portaltudoaqui.com.br/arranjo-decorativo-com-rosas-vermelhas-de-papel-passo-a-passo/

      Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  5. TATIANE APARECIDA DE FREITAS

    boa tarde, vou fazer uma festa neon para minha filha resolvemos de ultima hora o niver dela é em outubro, pode me ajudar com algumas dicas, obrigado

  6. Olá!
    Estamos em 2017 e meu niver é em 2019, mas eu já estou pensando na lista de convidados, e no tema da festa .
    Está muito cedo pra começar a pensar nisso?
    (PS:já estou anciosa)

    1. Olá Arlyene, eu coloquei aquela foto com 3 vestidos apenas como exemplo, e não posso te dar um exemplo de um vestido que seja lindo, porque o lindo para mim pode não ser o lindo para você, e é você quem tem que escolher o que você acha que combina com você, com o seu estilo e que deixe apaixonada por ele. Então você pode ver que nesta matéria tem um link ai para você clicar e ver a matéria sobre vestidos com cauda removível, mas temos várias outras matérias sobre vestido de debutante para todos os gostos.

      Fora o exemplo de vestido de debutante com cauda removível que é prático e fica um dois em um. O link que está ai na matéria é esse>> http://www.portaltudoaqui.com.br/vestido-de-debutante-com-saia-removivel-o-vestido-dois-em-um/

      Você pode ver vários outros no nosso site. Vou deixar alguns links…

      Veja também:

      Vestido de debutante moderno >> http://www.portaltudoaqui.com.br/vestido-de-debutante-moderno-tendencias-para-2013/

      Os mais lindos vestidos de debutante >> http://www.portaltudoaqui.com.br/os-mais-lindos-vestidos-de-debutante-dicas-e-fotos-para-voce-escolher/

      Vestido curto para debutante, formatura ou festa>> http://www.portaltudoaqui.com.br/vestido-curto-festa-debutante-ou-formatura/

      Vestidos de debutantes dos seus sonhos: Fotos e dicas >> http://www.portaltudoaqui.com.br/vestidos-de-debutantes-dos-seus-sonhos/

      Obrigada pela visita e pela pergunta. Espero ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.