Compartilhe:

Dicas primordiais para uma alimentação saudável

Para ter uma vida saudável é necessário saber se alimentar, usando equilíbrio e bom senso. Sem dúvida essa é uma das receitas para uma boa qualidade de vida, saber comer bem.

Publicado por: Cida Ramos

como ter uma alimentacao saudavel

Apesar de todos saberem disso, a maioria das pessoas se alimentam mal e sofrem as consequências disso. O grande problema está em conseguir alterar os seus hábitos alimentares errados.Veja nesta matéria dicas para uma alimentação saudável.

Esses hábitos podem ter sido alterados negativamente desde a infância ou adolescência, e isso faz com que o resultado negativo, a obesidade, ou doenças decorrentes destes maus hábitos apareçam antes mesmo da idade adulta e que vá se complicando com o passar dos anos.

O dia a dia corrido, a falta de tempo à rotina difícil das grandes cidades contribuem para que a prática de hábitos saudáveis se torne uma realidade distante para a maioria das pessoas e aos poucos a população vai envelhecendo mais propensa a inúmeras doenças inclusive as degenerativas.

Se conscientizando dos nossos hábitos alimentares

Uma das armas contra os maus hábitos alimentares é a conscientização, os adultos precisam passar para os filhos os preceitos da boa alimentação, e os filhos por sua vez tem que praticar esse ensinamento como um aliado para a sua saúde e bem estar quando jovem e principalmente quando adulto. Não adianta apenas proibir o seu filho de comer, porque assim ele quando estiver longe vai comer, o importante e se informar e passar informações sobre os alimentos que são prejudiciais, ler os ingredientes dos rótulos, procurar se alimentar o mais naturalmente possível, evitar excesso de comida fast food, por exemplo, evitar o excesso de gordura, sal e açúcar, os três vilões da alimentação saudável.

A outra atitude importante a ser tomada, é reservar sempre o tempo e a hora se possível regrada para as refeições. Fazer pratos variados, nutritivos e saudáveis durante os dias da semana, como carnes, peixes, legumes, frutas e cereais. Um prato equilibrado e com proporções pequenas a cada refeição.

E a terceira dica é dividir as refeições e comer várias vezes ao dia, se possível fazer seis refeições a cada 3 horas ao invés de apenas três por dia. Não concentrando a alimentação em três etapas e evitando refrigerantes ou bebidas calóricas, a sua alimentação ficar mais equilibrada, e vai ajudar a não engordar.

Comendo uma alimentação balanceada, fracionadamente e a cada 3 horas o resultado vai ser sentido no seu rendimento nos estudos, no trabalho e na sua vida como um todo.

Vale lembrar que também é fundamental fazer um pouco de exercício físico para se manter em boa forma aumentam a longevidade.

#

Recomendado para você