Compartilhe:

Dicas simples para economizar energia em casa

Torne essas dicas um hábito diário e veja sua conta de luz ira lá para baixo.

Publicado por: Cida Ramos

dicas-para-economizar-energia2757

Economizar nas contas sempre é bom ainda mais quando soubemos da notícia que o governo federal em parceria com as concessionárias de energia elétrica reduziram em média 18% a tarifa das contas de luz. Já é um grande avanço tendo em conta que o Brasil valores absurdamente caros de energia. Mas o que muita gente deveria e não faz é prestar mais atenção nos hábitos de consumo de energia no seu cotidiano.

Pasmem, mas de acordo com a Aneel, hábitos simples do dia a dia podem economizar até 30% na sua conta de energia por mês. Bom né? Selecionamos algumas dicas que você pode fazer diariamente para ver a sua conta de energia ir lá para baixo.

Troque suas lâmpadas incandescentes

lâmpadas incandescentes gastam muito mais luz do que as fluorescentes.

Trocando as suas lâmpadas incandescentes pelas compactas fluorescentes a economia por lâmpada pode chegar à ordem dos 75% a 80% de economia.

Mas por que a maioria dos lares usam as lâmpadas incandescentes? O fator principal ainda é preço. As lâmpadas convencionais são muito mais baratas dando uma falsa impressão de economia, o que não se sustenta quando você abre a conta de luz no final do mês. A dica é: compre as pouco e utilize nos ambientes que você mais usar, e veja a diferença no final do mês.

O ar condicionado é realmente o “papa luz” das casas?

Ar condicionado

Por incrível que pareça não é não. É claro que nos meses mais quentes do ano o consumo tende a ser maior, mas a grande diferença que faz um ar condicionado gastar mais ou menos é o tipo de aparelho, e se esse aparelho é ou não adequado a este ambiente.

Os aparelhos de ar condicionado de janela, geralmente os mais antigos consomem mais energia, pelo simples fato de possuírem uma tecnologia antiga. Hoje os aparelhos dessa linha possuem o selo procel que informa o nível de consumo deste aparelho e as atualizações de tecnologia que fazem eles economizarem mais.

Os aparelhos de ar condicionado do tipo split são os mais econômicos atualmente. Em comparação com os aparelhos de janela, a economia pode chegar a 40%. Hoje existem aparelhos que se utilizam da tecnologia inverter, onde um dispositivo interno ajusta a frequência do motor e consequentemente o giro do mesmo, ficando sempre em funcionamento mas executando seu trabalho gradualmente de acordo com a temperatura do ambiente, fazendo a temperatura atinja seu nível normal sem picos no religamento. Esse tipo de aparelho é mais econômico do mercado.

O consumo excessivo de ar condicionado é pior quando o aparelho é inadequado ao ambiente. A quantidade de btus do aparelho de ar condicionado deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. Os fatores levados em consideração são a quantidade de aparelhos elétricos, o número de pessoas que circulam nesse lugar e a incidência de luz solar que esse ambiente recebe. Portando, a melhor opção é a opinião de um especialista que verifique o seu ambiente e indique o melhor aparelho, assim sua economia vai ser muito maior.

Outras dicas simples para economizar energia em casa

– Evite deixar os equipamento eletrônicos em stand by o tempo todo. Se possível desligue esse aparelhos a noite quando for dormir.

– É verão! Tome banho menos quente regulando o chuveiro na posição “verão”. E se você for um Pavarotti no chuveiro, o desligue enquanto de ensaboa, assim você economiza na luz e na água também.

– Quando for comprar um aparelho novo, prefira aqueles que possuem o selo procel de economia, sendo que A é para os mais econômicos até a letra G com menos eficiência energética.

– Não ligue vários aparelhos de energia na mesma tomada, além de gastar mais energia o risco de curto circuito é maior.

– Quando for passa roupas, junte um boa quantidade e faça tudo de uma vez. A dica vale também para a máquina de lavar.

– Aproveite a luz do dia e abra janelas e portas para deixar a luz entrar e aproveitar o maior tempo de iluminação possível

– Quando carregar celulares, notebooks e aparelhos portáteis, desligue da tomada quando terminar. Aparelhos na tomada mesmo quando carregar funcionam como um ponto de fuga de energia e continuam gastando sem parar.

– Nada de ficar namorando a geladeira com a porta aberta, isso faz ela ficar mais tempo em funcionamento para deixar a temperatura em equilíbrio.

– Programe o ar condicionado para desligar na madrugada, a maioria dos aparelhos conta com timer para você programar o melhor horário de desligamento ou relugar a temperatura no menor nível em determinado horário.

– Pinte as paredes internas da sua casa com cores claras, assim eles refletem melhor a luz.

Tente tornar essas dicas um hábito, tenho certeza que você vai conseguir economizar muito mais no final do mês.

Fonte: eabarcondicionado, Aneel

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *