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Dieta de South Beach: Tudo que você precisa saber e mais dicas e sugestões de cardápio

 É uma dieta que está na moda? Sim, mas se você fizer direitinho pode obter os resultados desejados, então leita a matéria e saiba tudo antes de se jogar nessa nova dieta! O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR . Esta dieta foi criada por um médico americano chamado Dr. Arthur Agatston e está […]

Publicado por: Cida Ramos

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 É uma dieta que está na moda? Sim, mas se você fizer direitinho pode obter os resultados desejados, então leita a matéria e saiba tudo antes de se jogar nessa nova dieta!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR

. Esta dieta foi criada por um médico americano chamado Dr. Arthur Agatston e está no livro Dieta de South Beach. A proposta dela é mudar hábitos alimentares e ajudar as pessoas a entenderem o seu organismo. . Se você é vegetariano ou não gosta de carnes (vermelha, frango ou peixe), melhor não fazer esta dieta. . Se você tem algum problema de saúde, consulte seu médico antes de começar.
. Esta dieta emagrece mais rápido do que as outras. Eu, por exemplo, perdi 4 quilos em 2 semanas. Mas para que ela funcione como deve, é preciso seguir À RISCA. Nada de “saidinhas”.
. A primeira fase desta dieta (duas primeiras semanas) são um pouco mais difíceis porque você corta muitos tipos de alimentos. Ao mesmo tempo, os alimentos permitidos podem ser consumidos livremente e isto deixa você sem fome.
. Se você gosta de carnes (vermelha, frango e peixe) vai se dar muito bem com esta dieta.
. Nas duas primeiras semanas da dieta, você vai sentir um pouco no bolso. Porque os alimentos que você pode comer à vontade neste período são carnes e queijos, o que costuma ser mais caro.

_______________________COMO FUNCIONA A DIETA

A Dieta de South Beach é divida em 3 fases.

A Fase 1 dura duas semanas e neste período você pode emagrecer de 3 a 5 quilos.

A Fase 2 vai até você emagrecer o que deseja e a perda de peso depende só de você (depois eu explico).

A Fase 3 é um tipo de manutenção, para você testar os alimentos e descobrir como manter o peso desejado.

FASE 1 – AS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS

Você vai cortar carboidratos e também vai cortar aquilo que os médicos chamam de Gordura Ruim . Em compensação aos alimentos que você corta, quase tudo que é permitido pode comer à vontade. Seguir à risca as regras da primeira fase é MUITO importante, porque esta fase acarreta uma mudança química no organismo que ajuda você a perder peso e a sentir menos fome. Como é isto? Respeitando a lista de alimentos que a dieta manda, seu corpo começa a produzir insulina de uma forma diferente. Ao invés de dar descargas altas e repentinas (como acontece quando você come pão de padaria, arroz branco ou doces), seu corpo vai soltar a insulina aos poucos. O que acontece? Isto diminui a fome e a vontade de comer porcarias, o que ajuda você seguir com a dieta sem vacilar.

_________________________Permitidos na Fase 1:

AVES SEM PELE (QUANTO QUISER)
– Qualquer ave. Mas tem que ser o peito. Não pode coxinha de frango nem asinha. CARNES VERMELHAS (QUANTO QUISER)
– Cortes magros como: lombo, filé, alcatra, vitela, fraldinha, picanha. Tire sempre a gordura das carnes para comer ou cozinhar. E evite comer carne moída fora de casa, porque nos restaurantes eles não mandam limpar a carne antes de moer. Ou seja: é uma carne gordurosa. Quibes, almôndegas e bolos de carne também não podem ser consumidos, porque geralmente as pessoas usam farinha para dar a liga. FRIOS FATIADOS (QUANTO QUISER)
– Qualquer um que seja light. Mortadela Light, Presunto Light, Peito de Peru Light, Peito de Chester, Salame Light. Aqueles lombinhos fatiados também podem. PEIXES E FRUTOS DO MAR (QUANTO QUISER)
– Todos liberados. Inclusive o atum em lata (em água). Só não pode peixe empanado nem frito no óleo comum, claro. Se você comer fora de casa, pergunte se passaram o peixe na farinha. GORDURA (QUANTO QUISER)
– Azeite e Óleo de Canola são permitidos. Use estas opções para cozinhar ou para temperar as saladas. QUEIJOS (QUANTO QUISER)
– Todos os queijos com pouca gordura. Muzzarela light, Queijo Prato light, Requeijão light, Polenguinho light, Queijo Cottage, Ricota, Cream Cheese light, Feta (aquele queijo indiano feito com iogurte), Muzzarela de Búfala, queijo ralado light. Tofu semidesnatado ou light. LATICÍNIOS (QUANTO QUISER)
– Leite desnatado e iogurte desnatado sem açúcar e sem sabor (não aquele batido. Nas duas primeiras semanas só pode aquele de pote). Leite se soja semidesnatado (olhe na embalagem. Deve ter no máximo 4% de gordura) HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS (QUANTO QUISER)
– Alcachofra, aspargo, alho, cebola, vagem, brócolis, repolho, couve-flor, aipo, couve, pepino, berinjela, folhas (todas as folhas), cogumelos (todos os tipos), ervilha (bolinhas), espinafre, palmito, broto de alfafa, tomate, nabo, abobrinha, pimentão, pimentinha verde (chapeuzinho) OVOS (QUANTO QUISER E PUDER)
– Grandes ou de codorna, à vontade. Só tome cuidado para não exagerar ou você vai ficar enjoado. E se você tem algum problema de saúde e seu médico pediu para você evitar os ovos, coma só as claras.

TEMPEROS E CONDIMENTOS (QUANTO QUISER)
– Todos os temperos que não têm açúcar. É só ler a embalagem antes de consumir. Por exemplo: Shoyo Light, mostarda, caldo de carne ou galinha e pimentas. Evite aqueles molhos de salada prontos, ok? Normalmente eles contém açúcar. Tempere a sua salada com azeite, sal e vinagre ou invente um molho diferente com os ingredientes permitidos na dieta. NOZES (PORÇÕES LIMITADAS POR DIA)
– Amêndoa (15 unidades), Castanha de Caju (15 unidades), Macadâmia (8 unidades), Amendoim (20 unidades), Pistache (30 unidades) DOCES SEM AÇÚCAR (LIMITE DE 73 CALORIAS POR DIA)
– Balas, gelatina, goma de mascar BEBIDAS – Café, chá, refrigerante light ou diet, H2O, sucos de saquinho sem açúcar (Clight por exemplo)

____________________________Dicas para a Fase 1 .

Faça rolinhos de queijo com presunto. Ou rolinhos de queijo com algum outro frio permitido. Estes rolinhos são ótimos para comer de manhã ou no intervalo das refeições. Eu também costumo rechear os rolinhos com uma folha de Rúcula, para dar um sabor diferente. Fica gostoso. . Invente omeletes recheadas com os ingredientes permitidos para variar o cardápio. Por exemplo: com tomate, cebola, queijos, frios ou com carne moída magra. . Leve a sua porção diária de nozes (amendoim ou castanha de caju) para o trabalho. É bom para ficar beslicando durante o dia.

. Faça molhos diferentes para suas carnes. Veja os ingredientes permitidos e invente. Eu faço molhos com mostarda, iogurte, com shoyo e com cream cheese light. . Desfie um frango sem pele e acrescente um molho feito com Cream Cheese Light, molho de tomate puro (aquele que vem tomate dentro da lata) e cogumelos. Fica parecendo um strogonoff e é uma delícia. Eu ainda coloco um tomate na receita. Amasso até ele quase derreter. . Invente receitas com os produtos permitidos. É importante variar o cardápio para não enjoar.

________________________FASE 2 – ATÉ VOCÊ EMAGRECER O QUE DESEJA

Na Fase 2 entram alimentos como arroz integral, pão integral, algumas frutas e outras coisas. Comece acrescentando tudo aos poucos. Eu comecei com uma fatia de pão de manhã, 3 frutas por dia, arroz e feijão na hora do almoço e 3 vezes por semana eu comia arroz no jantar também. Eu continuei emagrecendo deste jeito, mas para você pode ser diferente. É por isto que o emagrecimento nesta fase depende de cada pessoa. Porque você vai ter que TESTAR para saber até onder pode ir com os novos alimentos e continuar emagrecendo. Como você testa? Acrescentando os novos alimentos aos poucos e pesando-se toda sexta-feira, sempre na mesma balança. Se você continuou emagrecendo com os alimentos que acrescentou, ótimo!

Se não emagreceu, corte algumas porções. Ao entrar nesta fase você pode continuar comendo exatamente as mesmas coisas descritas na Fase 1 + os alimentos que eu vou indicar abaixo – e é com estes novos alimentos que você vai fazer o seu “teste” pessoal.
. FARINÁCEOS (QUANTIDADES LIMITADAS) – Pão integral, macarrão integral, cereais integrais, barra de cereal light, pipoca, batata-doce pequena, arroz integral
. HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS – Feijão e cenoura . FRUTAS – Maçã, damasco, frutas vermelhas, melão Cantaloop, uva, kiwi, manga, laranja, pêssego, pêra, ameixa, morango . BEBIDAS – Vinho tinto seco ou vinho branco seco
. DOCES DIET (QUANTIDADES LIMITADAS)- Iogurte light com sabor, Flan diet, Danette Light

____________________Dicas para a Fase 2:

. Evite comer farináceos a noite. Prefira comer arroz, feijão, macarrão e pão durante o dia, até as 6 da tarde. . Continue inventando receitas. Agora você tem frutas, por exemplo, que podem ser batidas no liquidifcador com iogurte natural light. Fica bem gostoso. . Se você sair um dia da dieta, recomece fazendo 2 dias da Fase 1 e depois volte para a Fase 2.

. Lembre-se de que todos os farináceos (arroz, macarrão, pão e cereais matinais) devem ser de farinha integral. Vou explicar porque: Os produto feitos com farinha branca perdem as fibras e uma série de proteínas e vitaminas. A digestão deles é bem rápida e, por isto mesmo, eles exigem do nosso corpo aquela descarga ALTA de insulina.
Os produtos feitos com farinha integral demoram mais tempo para ser digeridos, porque eles têm muitas fibras e nutrientes. Por conta disto, seu organismo não solta uma descarga de insulina rápida e alta. Ele tem que descarregar a insulina aos poucos, para digerir tudo lentamente. Sabe o que isto significa? Que você sente MENOS fome e MENOS vontade de comer porcaria. Exatamente.
Consumindo produtos feitos com farinha integral você vai sentir menos fome e menos vontade de comer doces. Porque o que nos dá aquela vontade enorme de comer porcaria é justamente o nosso corpo viciado, pedindo aquela descarga alta de insulina. Da mesma forma, quanto menos produtos com açúcar e farinha branca você comer, mais seu organismo fica acostumado a não pedir guloseimas.

_______________________________FASE 3 – MANUTENÇÃO

A Fase 3 é para manutenção. Aqui entram praticamente todos os alimentos, só que da mesma maneira que antes – TESTANDO. Mas como você já passou por um tipo de teste na Fase 2, provavelmente já vai estar entendendo um pouco melhor como funciona o SEU metabolismo. O importante, minha gente, é prestar atenção ao corpo. Sempre. Principalmente se você quer emagrecer.
O corpo FALA com a gente. Tudo o que fazemos com ele gera uma resposta e, ficando atentos, entendemos o recado, inclusive O QUE NOS FAZ ENGORDAR. Nenhum organismo é igual ao outro. Algumas pessoas engordam mais do que outras com ingestão de carboidratos, por exemplo. Para descobrir como manter o SEU peso, é preciso testar: acrescentar os alimentos aos poucos e pesar-se toda sexta na mesma balanaça e no mesmo horário. Exatamente como você fez na Fase 2, só que agora com todas as outras coisas.

O ideal, na verdade, é pesar-se todos os dias. Percebeu 1 quilo a mais? Manere no dia seguinte. Corte carboidratos, não coma açúcar, não coma nada frito. Se você fizer este controle, se tiver consciência do que você come e de como seu corpo reage aos diferentes alimentos, você vai conseguir manter seu peso. E no livro o Doutor explica muitas outras coisas que são importantes para a Fase 3 – fundamentais para que você entenda melhor seu organismo e consiga manter o peso.

_______________RELAÇÃO DOS ALIMENTOS PERMITIDOS EM CADA FASE FASE 01

O QUE VOCÊ PODE COMER

CARNES Carnes magras, como alcatra (pode ser moída) e filé
AVES Frango (sem pele) Peito de Peru (2 fatias por dia) Peito de frango
FRUTOS DO MAR Todos os tipos de peixes e moluscos
PORCO Presunto cozido Lombo canadense Filé VITELA Costeleta Pernil Filé
FRIOS Somente frios sem gordura
QUEIJOS (SOMENTE LIGHT) Americano Cheddar Cottage Requeijão Mussarela Parmesão Provolone Ricota
NOZES Manteiga de amendoim (1 col. de chá) Amendoim, 20 pequenos Noz-pecã, 15 metades Pistache, 30 unidades OVOS O uso de ovos não é limitado, exceto quando seu médico indicar. Use a clara de ovo à vontade TOFU Use as variedades light e macias
HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS Alcachofrav Feijão (preto, manteiga, grão-de-bico, vagem, italiano, mulatinho, lentilha, feijão-de-lima, soja, ervilha partida) Brócolis Repolho Couve-flor Aipo Couve Pepino Berinjela Alface (todos os tipos) Cogumelo (todos os tipos) Ervilha Espinafre Broto de Alfafa Nabo Tomate (limite o consumo a 1 tomate grande ou 10 tomates-cerejas por refeição) Abobrinha GORDURAS Óleo de canola Azeite
TEMPEROS E CONDIMENTOS Todos os temperos que não contenham açúcar adicionado CALDO Extratos (amêndoa, baunilha e outros) Molho de raiz-forte Pimenta (- do reino, caiena, – malagueta, branca)

PEQUENOS AGRADOS (limite de 75 calorias por dia) Balas diet (sem açúcar) Chocolate em pó (sem açúcar) Cacau em pó, para culinária Gelatina Diet Chiclete diet Picolé diet ou de fruta Adoçante

O QUE VOCÊ DEVE EVITAR CARNE Peito Fígado Outros cortes gordurosos Costeleta
AVES Coxa e asa do frango Pato ou ganso Carnes de ave processadas
PORCO Presunto assado com mel
VITELA Peito
QUEIJO Brie Outros sem ser light
HORTALIÇAS Beterraba Cenoura Milho Batata Batata-doce Inhame FRUTAS Evite todas as frutas e sucos de frutas na Fase 1, inclusive: maçã, damasco, frutas vermelhas, melão, grapefruit, pêssego, pêra

AMIDOS E CARBOIDRATOS Evite todos os alimentos contendo amido na Fase 1, inclusive: pães, doces, biscoitos, todos os tipos de cereais, mingau de aveia, arroz (todos os tipos), massas (todos os tipos)

LATICÍNIOS Evite todos na fase 1, inclusive: iogurte, sorvete, leite integral ou de soja

OUTROS Qualquer tipo de álcool, inclusive cerveja e vinho FASE 02 Recomenda-se que depois de duas semanas na Fase 1, você passe à fase 2, que constitui uma versão mais liberal da Dieta. Se tiver certeza que conseguirá seguir rigidamente a Fase 1 durante mais uma ou duas semanas, fique à vontade. Fique na Fase 2 até chegar ao peso desejado; em seguida vem a

Fase 3. ALIMENTOS QUE VOCÊ PODE REINTRODUZIR NA SUA DIETA FRUTAS

Maçã Damasco (desidratado e fresco) Blueberries Melão Cereja Grapefruit Uva Kiwi Manga Laranja Pêssego Pêra Ameixa Morango LATICÍNIOS Leite (de soja, desnatado ou semi-desnatado) Iogurte (light, com sabor de frutas natural desnatado) AMIDOS (Use com moderação) Pães: de cereais, de aveia e farelo, de centeio, integral Cereais: All Bran, Mingau de Aveia (tradicional), Outros Cereais ricos em fibras Muffins de farelo, sem açúcar ( e sem passas) Massas integrais Ervilha Pão sírio: integral, moído em moinho de pedra Pipoca Batata-doce Arroz: integral, selvagem HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS Cevada Feijão-fradinho Grão-de-bico OUTROS Chocolates (com moderação): amargo, meio-amargo Pudim-light Vinho-tinto

O QUE VOCÊ DEVE EVITAR COMER OU COMER RARAMENTE

AMIDOS E PÃES Pães: trigo refinado, branco Biscoitos Flocos de Milho Massa de farinha branca Arroz branco Brioche HORTALIÇAS Beterraba Cenoura Milho Batata FRUTAS Banana Suco de frutas industrializado Abacaxi Uva-passa Melancia OUTROS Mel Sorvete Geléia

O QUE NOS FAZ ENGORDAR.

Nenhum organismo é igual ao outro. Algumas pessoas engordam mais do que outras com ingestão de carboidratos, por exemplo. Para descobrir como manter o SEU peso, é preciso testar: acrescentar os alimentos aos poucos e pesar-se toda sexta na mesma balanaça e no mesmo horário. Exatamente como você fez na Fase 2, só que agora com todas as outras coisas. O ideal, na verdade, é pesar-se todos os dias. Percebeu 1 quilo a mais? Manere no dia seguinte. Corte carboidratos, não coma açúcar, não coma nada frito. Se você fizer este controle, se tiver consciência do que você come e de como seu corpo reage aos diferentes alimentos, você vai conseguir manter seu peso. Boa sorte!

Fonte:melhoramiga /dietaesaude/bemstar.globo.com

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