Por: Cida Ramos em: 20 de junho de 2010

Docinhos para festa: Receita de Cocada, beijinho, brigadeiro, doce de abóbora e curau de milho verde: Doces pra comer de colher

Veja 5 receitas de docinhos tradicionais para festas. Veja como fazer e mãos na massa!

c7avigak81v2q7hsj0wzpveon

Pode ser para sua festa junina ou apenas para comer em casa… Doces na colher, a medida certa para que todos queiram um bocadinho a mais…

Enrolar ou não o brigadeiro depois de pronto parece uma escolha prosaica, mas não deixa de exigir uma decisão. Se o leitor pretende se jogar no sofá para ver televisão, faz parte do pacote despejar o doce no prato até esfriar (ou não) e deixar para lá a cerimônia, o chocolate granulado e as cestinhas plissadas.

Se a ocasião é festiva, no entanto, do tipo convidar os amigos para jantar e, na sobremesa, servir docinhos sortidos, não tem muito jeito. Há que se preocupar com a apresentação.

Acomodados na colher de porcelana ou em pequenos copinhos de vidro, por exemplo, os doces são oferecidos na medida para deixar todo mundo querendo um bocadinho mais. Na seleção feita para esta reportagem, separamos cocada, beijinho, brigadeiro, doce de abóbora e curau de milho verde, todos preparados por Nicolau Rosa, da Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa, em São Paulo.

 

Veja também:
Receita de Brigadeiro: 3 receitas dessa delícia!

Receita de Trufas de brigadeiro!
Receita de doces preferidos pelos brasileiros: Quindim, Bem-casado 
Especial dia das crianças: Beijinho,cookie,bomba,bolinho cupcake

 

A recomendação básica é cuidar do ponto. “A consistência é mais cremosa do que a necessária para enrolar ou cortar, pois o doce não ficará firme. Para isso, utilizamos um pouco mais de manteiga do que nas receitas tradicionais e reduzimos o tempo de cocção, ou seja, paramos de cozinhar um pouquinho antes do ponto”, explica

Mão na massa e vamos às receitas 

Doce de abóbora com coco ralado, cravo e canela

Abóbora com coco
Tempo de preparo: 45 min (1 hora para esfriar)
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
½ Kg de abóbora de pescoço madura
Água suficiente para cobrir a abóbora
100g de coco ralado fresco
250g açúcar cristal
Cravo e canela em pau

Preparo
Descasque e corte a abóbora em cubos de 3 cm x 3 cm. Em uma panela alta, coloque a abóbora, o açúcar, o coco ralado, a canela e o cravo.
Cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até a abóbora desmanchar. Se for preciso, adicione água quente.
Reduza em fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau, até adquirir consistência cremosa.
O tempo de preparo da receita é de 45 minutos, mas deve-se deixar esfriar por no mínimo uma hora.
Sirva na colher depois de frio com canela em pau ou cravo para decorar.

Beijinho: leite condensado e coco ralado

Receita do Beijinho
Tempo de preparo: 30 minutos (1 hora para esfriar)
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
100gr de coco ralado Cravo da índia

Preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela, mexa até adquirir consistência cremosa, sem ficar em ponto de enrolar. O tempo de preparo leva mais ou menos 30 minutos, mas antes de servir é preciso esfriar. Reserve por mais ou menos uma hora. Decore com cravo da índia.

Receita Brigadeiro de colher

Tempo de preparo: 1h Rendimento:
15 porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de manteiga sem sal
1 xícara de chocolate granulado

Preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até atingir o ponto cremoso, antes de desprender do fundo da panela.
Retire do fogo, deixe esfriar e sirva na colher com granulado por cima.
O ponto do brigadeiro de colher: pouco antes de descolar do fundo, desligue o fogo Brigadeiro

Cocada mole e amarelinha

Tempo de preparo: mais de 1 hora
Rendimento: 15 porções

Ingredientes

200ml de leite de coco
250g de açúcar
100g de coco ralado fresco
15g de manteiga sem sal
2 ovos
4 gemas
4 cravos da índia

Preparo

Bata bem os ovos e as gemas até ficarem espumosos. Acrescente o coco e reserve. Em uma panela coloque o leite de coco, o açúcar, o cravo e a manteiga e leve ao fogo por alguns instantes para derreter a manteiga. Adicione os ovos batidos fora do fogo, para que não cozinhem nem fiquem talhados. Cozinhe em fogo baixo até engrossar. O tempo de preparo é de mais ou menos 40 minutos, mas é preciso esfriar antes de colocar na colher e decorar com coco ralado.

Curau de milho verde

Tempo de preparo:
1h Rendimento:
15 porções

Ingredientes

4 espigas de milho verde tenro
½ litro de leite integral
100g de açúcar
1 pitada de sal Canela em pó

Preparo

Corte os grãos do milho da espiga com uma faca e leve-os (o suco que se desprender do sabugo também) junto com o leite para bater no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Passe por uma peneira grossa. Leve o caldo coado para uma panela e acrescente o açúcar e o sal. Em fogo médio, cozinhe mexendo sempre até que levante fervura.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dez minutos ou até que ganhe consistência cremosa. O tempo de preparo é de trinta minutos, mas é preciso deixar esfriar por mais meia hora, mexendo eventualmente para que não fome grumos. Sirva na colher e salpique canela em pó ou em pau para decorar.

Fonte:IG

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta