Empadão de camarão com massa que dissolve na boca

Empadão é uma boa pedida sempre e ainda melhor quando a massa dissolve na boca, e tem recheio de camarão. Mas se você quiser pode mudar o recheio à gosto, experimente!

Publicado por: Cida Ramos
empadão de camarão

Hoje a minha receita é de empadão de camarão com massa que dissolve na boca, aquela massa também conhecida como massa podre, que fica bem macia e que você não quer parar de comer!

Aqui em casa todo mundo adora empadão, o sogro, a sogra, eu, a filha e principalmente o maridão, e foi com um empadão de dar água na boca que eu conquistei o gato! Bem depois do primeiro empadão para ele, fui me especializando e testando receitas até que cheguei a esta que ficou sendo a minha invenção. E não é que ficou boa? Pois é! E agora eu resolvi compartilhar o meu segredinho com vocês. Afinal mandar bem na cozinha não atrapalha a vida de ninguém, só tem coisas a favor…rs

Empadão de camarão com massa que dissolve na boca

Ingredientes para massa

1/2 kg de farinha de trigo ou o quanto baste para soltar das mãos
1 colher de chá de sal
1 vidro de maionese
1 xícara de guaraná
2 ovos inteiros
½ xícara de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo inteiro batido para pincelar

Ingredientes para o recheio

1 colher de sopa de raspa de noz moscada
1 cebola picadinha
2 colheres de manteiga
2 xícaras de leite
2 e ½ colher de farinha de trigo
2 colheres de sopa de maisena
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 pacote de queijo catupiry
1 kilo de camarão médio com cascas
4 tomates picados e batidos no liquidificador e peneirados
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de sal
1 gema

Modo de preparo da massa

Misture a gordura vegetal com o guaraná, os dois ovos inteiros, o sal, o queijo ralado, a maionese e o fermento, bata na batedeira por mais ou menos 5 minutos, depois vá acrescentando a farinha aos poucos até dar o ponto de soltar das mãos. Deixe descansar por 20 minutos.

Modo de preparo do recheio

Descasque os camarões, limpe-os e reserve. Ferva as cascas dos camarões em um copo de água e o caldo dos tomates e deixe reduzir pela metade este líquido. Depois coloque os camarões para ferver por 5 minutos, não mais que isso para não emborrachar. Retire os camarões e reserve o caldo.

Refogue os camarões na manteiga, por dois minutos, depois os retire e reserve.

Na mesma panela que refogou os camarões, coloque a cebola picada para dourar, se for preciso coloque mais uma colher de manteiga, depois que a cebola começar a dourar coloque a farinha de trigo para fritar junto, (ela vai engrossar, é assim mesmo) mecha colocando aos poucos a metade do leite, mexendo sempre para não empelotar, e acrescente as raspas de noz moscada e o sal e a pimenta do reino. Depois coloque o restante do leite junto com a maisena já dissolvida, e uma gema batida ao restante do molho, mecha bem até formar uma massa expressa. Depois desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro. Reserve.

Dica: Algumas pessoas usam gordura hidrogenada nessa massa, eu também usava antigamente, mas agora sabendo do mal que faz prefiro usar maionese, manteiga, gordura de porco menos gordura hidrogenada.

Montagem do empadão

massa de empadão de camarão passo a passo

Divida a massa, e coloque em uma forma retangular média, a metade da massa esticada incluindo as bordas laterais. Depois coloque o recheio já frio, depois de colocar o recheio deite aos poucos o queijo catupiry, e cubra com o restante da massa. Depois pincele com o ovo batido. Coloque no formo pré-aquecido em temperatura média para assar por mais ou menos 30 minutos ou até que a massa fique dourada.

empadão de camarão com recheio super cremoso

Aproveite com saúde e bom apetite!

 

Compartilhe esta receita Imprimir

Tags:

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *