Compartilhe:

Especial Páscoa – Receitas deliciosas

Veja mais dicas, receitas e decoração para sua festa de Páscoa ficar linda!

Publicado por: Cida Ramos

pascoa2

Temos aqui algumas receitas e idéias para sua decoração pra Páscoa. Você vai ver moldes para enfeites, para lembrancinhas, idéias para decoração da mesa, e muito mais! Pra começar receitas…

Se você quiser ver mais coisas sobre Páscoa, como dicas de decoração para sua casa, dicas de decoração para uma festinha temática em casa ou na escolha dos seus filhos, de receitas salgadas e pratos especiais para a sua família. Basta ir no nosso especial Páscoa e ver todas as matérias que temos para que a sua Páscoa seja completa e perfeita.

 

 

 

 

 

Veja também:

Especial Páscoa – Receitas deliciosas
Especial Páscoa – Trufa deliciosa
Ovo de páscoa Chocolate ao Leite

 

Abaixo algumas receitas para Páscoa:

Kri Kri de amendoim… 

Digitalizar0011

Ingredientes:
500 g de amendoim “cru sem torrar”; 2 xícaras de chá de açúcar; 1 xícara de chá de agua; chocolate em pó a gosto; 1 colher de café de fermento em pó;

Modo de preparo:
Leve os ingredientes ao fogo no nível médio, mexa de vez em quando, até começar a caramelizar, adicione o fermento em pó, e continue mexendo, até açucarar. Despeje em uma superfície seca e deixe esfriar.

Truffa Tradicional 

01-739932

Ingredientes
500g de chocolate ao leite 500g de chocolate meio amargo 1 lata de creme de leite (300g) 2 colheres (sopa) de conhaque (50ml) 2 colheres (sopa) de mel (60g) Para cobertura 2 xícaras de chocolate em pó 50% (200g)

Modo de preparo
Derreta e tempere juntos o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo. Acrescente o creme de leite e misture até a massa ficar homogênea. Coloque o conhaque e o mel, misturando bem. Leve a geladeira por 3 ou 4 horas. Com o auxílio de duas colheres de sobremesa, modele porções de aproximadamente 20g e, em seguida, passe-as no chocolate em pó. Coloque em forminhas de papel. Fonte:Terra

Truffa de Brigadeiro 

receita-trufas-brigadeiro

 Ingredientes
Recheio:

. 1 lata de leite condensado . 1 colher (sopa) de manteiga . 2 colheres (sopa) de chocolate em pó Trufa: . 500 g de chocolate branco . 5 colheres (sopa) de licor de amêndoa . 1 colher (chá) de essência de baunilha . 2 colheres (sopa) de rum . 1/2 colher (sopa) de manteiga

Cobertura: . 500 g de chocolate ao leite . Chocolate granulado para decorar Modo de Preparo Recheio: Misture os ingredientes, leve ao fogo baixo e mexa sem parar até soltar do fundo da panela. Despeje em uma travessa úmida e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros. Reserve.

Trufa:
Derreta o chocolate branco em banho-maria e acrescente o restante dos ingredientes. Mexa bem e leve à geladeira por 5 horas. Enrole o brigadeiro na massa de chocolate branco e reserve. Cobertura: Derreta o chocolate ao leite e mexa até esfriar. Banhe as trufas e decore-as com o chocolate granulado.

Trufas portuguesas

trufa-original

Ingredientes

375 gramas de chocolate meio amargo bem picado 2 colheres de sopa de leite condensado ½ lata de creme de leite sem o soro 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho Maria. Retire do fogo. Misture os outros ingredientes e despeje em um prato untado com margarina. Leve à geladeira por 5 horas. Passe manteiga nas mãos e faça, então bolinhas do tamanho desejado. Volte as bolinhas para a geladeira por mais uma hora.

Cobertura: 400 gramas de chocolate meio amargo bem picadinho
Como fazer: Derreter metade do chocolate em banho Maria. Retirar do fogo e juntar o restante do chocolate mexendo sempre até obter uma calda bem lisa. Deixe esfriar. Passar cada bolinha na calda de chocolate com a ajuda de dois garfos. Colocar as bolinhas em tabuleiro forrado com papel alumínio. Deixe em lugar fresco até o chocolate endurecer.

Fingers de castanha

01-754876

Bolo:

Ingredientes:
90 g de manteiga 150 g de açúcar 120 g de ovos 175 g de farinha de trigo 15 g de levedura química 50 g de leite
Modo de preparo:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma retangular de 30x15x10 cm e polvilhar de farinha. Bater a manteiga com o açúcar até que fique branca. Juntar os ovos, um a um, sem parar de bater. Incorporar a farinha peneirada com o fermento. Juntar o leite no final misturando até que esteja homogêneo. Cozer uns 30-40 minutos. Deixar arrefecer.
Cortar o bolo em retângulos de 7.5 x1.5 x1cm de largura. Reservar.

Xarope de café:
100 g de açúcar 100 ml de água 2 g de café solúvel. Levar a água com o açúcar a ebulição, até que o açúcar se dissolva. Retirar do lume e dissolver o café. Com um pincel, empapar os retângulos de bolo.

Recheio de castanhas:
120 g de miolo de castanha 120 ml de nata 50 g de açúcar em pó ½ vagem de baunilha 100 ml de leite

Fazer um corte nas castanhas e cozê-las em água. Descascar as castanhas. Numa panela, pôr o miolo de castanha, metade das natas, o leite e a vagem de baunilha (aberta ao meio) e cozer em lume brando até que todo o líquido evapore. Retirar do lume, tirar a vagem de baunilha e triturar com a nata restante e o açúcar em pó até que fique uma pasta homogênea. Guardar dentro de uma manga pasteleira com bico redondo número 14. Brilho de chocolate

Montagem: Dispor os retângulos de bolo sobre uma grade de pastelaria, com um tabuleiro por baixo (para escorrer o chocolate). Fazer cilindros de castanha por cima do bolo, no sentido do comprimento. Cobrir com o brilho de chocolate, banhando generosamente os retângulos com uma concha de sopa e deixando-os escorrer sobre a grade. Refrigerar ou congelar, para que seja mais fácil “transportar” os retângulos para um prato. Decorei com puré de castanha e castanha cozida.

Trufas de Caramelo:

trufa de caramelo

Para 34 unidades de 11 g: 100 g de açúcar 20 g de manteiga à temperatura ambiente 125 g de natas 142,5 g de chocolate negro 85 g de chocolate de leite Cacau em pó para cobrir Partir o chocolate em pedacinhos para uma taça.

Modo de preparo:

Caramelizar o açúcar com um pouco de água. Juntar a manteiga e depois as natas aquecidas (para que não salpique). Deitar o toffee sobre o chocolate e mexer até que a mistura esteja homogénea. Tapar com film e refrigerar no mínimo 4 horas ou toda a noite. Preparar um prato com cacau. Moldar pequenas bolas com as mãos untadas de óleo ou manteiga e passa-las pelo cacau.

* moldar as trufas pode tornar-se complicado, porque mesmo com a massa muito fria, elas derretem-se facilmente com o calor das mãos. Uma alternativa mais cómoda é usar uma colher parisiense, com a qual se vão tirando as bolas diretamente para o cacau.

Bolo de Limão e Chocolate…hummm Para 6 pessoas:

bolo-limao-e-chocolate

Massa:

175 g de farinha de trigo 25 g de cacau 25 g de açúcar em pó 125 g de manteiga fria aos cubinhos 1 gema grande 2 colheres de sopa de água fria Uma pitada de sal 75 g de chocolate ralado com um mínimo de 60% de cacau

Misturar os ingredientes secos. Juntar a manteiga e fazer migas com a ponta dos dedos. Juntar a gema e a água e misturar até que fique homogêneo. Refrigerar a massa envolta em film por 1 hora. Estender a massa e forrar uma tarteira de 23 cm de diâmetro.
Picar a massa com um garfo, tapar com film e refrigerar 2 horas no mínimo ou toda a noite. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Tapar a massa com papel de alumínio e espalhar algumas leguminosas ou pesos sobre o papel. Cozer por 15 minutos. Retirar o papel de alumínio e cozer por mais 5 minutos. Baixar a temperatura do forno para 170ºC. Tirar do forno a massa e espalhar o chocolate ralado por cima. Deixar que arrefeça.

Recheio:
3 limões (raspa fina e uns 150 ml de sumo coado) 150 g de açúcar 4 ovos grandes 150 ml de nata espessa Açúcar em pó para polvilhar

Misturar o sumo, a raspa e o açúcar e bater até que este se dissolva. Incorporar os ovos e a nata enquanto bate até que fique homogêneo. Verter o recheio sobre a base da tarte e levar ao forno por 50 minutos ou até que o recheio esteja coalhado. Retirar a tarte do forno e deixar arrefer completamente antes de desenformar. Servir fria. Pode polvilhar-se com açúcar em pó antes de servir, mas a mim pareceu-me desnecessário.

Trufas crocantes de chocolate de leite e maracujá

trufas-crocantes-chocolate-maracuja-morango-caramelo

Ingredientes:
400g de chocolate de leite 80g de nata 140g de polpa de maracujá Chocolate de leite extra para cobrir as trufas.

Picar o chocolate e reservar. Ferver a nata. Deitar a nata quente sobre o chocolate até que a ganache fique brilhante e homogênea. Misturar a polpa de maracujá. Congelar até que a mistura esteja consistente e permita ser boleada. Cobrir cada uma das bolas com chocolate de leite derretido (entre 20º e 30º C.). Refrigerar até que a cobertura esteja firme.

O recheio você pode variar de acordo com a sua preferência. Veja nesta outra matéria, como fazer trufas de todos os tipos em casa.

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “Especial Páscoa – Receitas deliciosas

  1. Maria disse:

    Amei todas as receitas; vou fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *