Compartilhe:

Estrias vermelhas: Dicas para evitar e tratar

Entenda porque as estrias vermelhas aparecem e aprenda dicas de tratamento caseiro e cosmético para evitar o aparecimento ou que elas se tornem estrias brancas

Publicado por: Cida Ramos

aplicando creme na perna

A maioria das mulheres tem, e as causas são muitas, e algumas delas ficam por conta dos hormônios, o próprio  crescimento quando acontece muito rápido e algumas vezes acompanhado do aumento de peso e  engordar e emagrecer durante a adolescência ou vida adulta.

Diferente das estrias brancas, aquelas que já se consolidaram e são muito mais difíceis de tratar, as estrias vermelhas  tem mais chances de serem tratadas ficando bem menos visíveis com o tempo. Mas primeiro, vamos entender o que é esse vilão que tanto assombra as mulheres.

 

Veja também

Receitas caseiras para combater estrias

Bepantol e pente para combater as estrias

 

O que são e porque as estrias vermelhas aparecem?

Assim como qualquer outro tipo de estria, o aparecimento surge quando a pele sofre um estiramento rápido e muito maior que ela pode suportar, criando assim uma cicatriz no local.

Fatores genéticos, engordar e emagrecer muito rápido, gravidez e ressecamento da pele são os fatores que mais geram as estrias.

As estrias vermelhas e as brancas são praticamente as mesmas, porém as vermelhas são mais recentes. A coloração mais viva e arroxeada demonstra que ainda há circulação sanguínea no local o que possibilita o tratamento para poder amenizar a cicatriz. Porém, se a mesma não for cuidada ela evoluirá paras o aspecto esbranquiçado com veios mais profundos.

Na gravidez é o período quem as estrias adoram dar o ar da graça. Devido ao ganho de peso rápido e oscilações hormonais as estrias vermelhas aprecem com muito mais facilidade. Para amenizar, veja algumas dicas seguir durante a gestação para amenizar o aparecimento.

Evitando as estrias vermelhas durante a gravidez

– Abuse dos cremes hidratantes, loções e óleos para a pele. A hidratação nesse período é fundamental para evitar que a pele fique ressecada demais, fator esse causador das estrias.

– Produtos cosméticos que contenham ácido lático e uréia na composição são ideais para manter a pele manter a pele mais úmida e facilitar a hidratação

– Saúde de dentro para fora! Uma alimentação balanceada faz muita diferença, por isso, capriche nas refeições ricas em fibras e vitaminas C, A e omega 3, essências para a pele.

– Não esqueça de ingerir muita água, sempre!

No dia a dia, algumas atitudes simples podem fazer muita diferença no tratamento e prevenção. Esfoliação regular da pele é um grande aliado, ajudando a retirar as células mortas e propiciando a regeneração celular da pele.

A esfoliação em geral é um procedimento muito simples e pode ser feito com diversos tipos de produtos cosméticos ou não, precisando somente de um veículo para poder abrasivo o suficiente para remover as células mortas. Em casa você pode usar a borra de café, fubá e o açúcar como no caso da receita acima. Só lembrando que no final de qualquer esfoliação deve-se usar um produto hidratante e o procedimento repetido 1 vez por semana.

Cuidados diários para evitar as estrias

Melhor que tratar é evitar que elas apareçam. Veja algumas dicas para prevenir o aparecimento das estrias:

– Aplicar creme hidratante diariamente;
– Evite tomar banho com a água muito quente. A temperatura muito alta da água faz agravar o ressecamento da pele;
– Use sabonetes específicos para o seu tipo de pele e de preferências use os líquidos que tem ph mais balanceado e agridem menos a pele;
– Tome conta do seu peso! O efeito sanfona de engordar e emagrecer favorece o aparecimento de estrias;
– Beba bastante água;
– Faça esfoliação pelo menos 1 vez por semana;

Veja a seguir algumas receitas caseiras para combater as estrias

Massagem com Bepantol

O Bepantol, medicamento muito usado para cicatrização e assaduras de bebê também se mostrou bem eficaz no tratamentos das estrias. A formulação do Bepantol possui compostos que a vitamina B5, óleo de amêndoas e composto de lanolina que preserva e pele e mantém uma camada protetora que regenera a ajuda a manter a hidratação natural.

Este tratamento com bepantol é bem simples. Depois do banho, massageie a pele com um pente fino fazendo movimentos de cima para baixo e em seguida aplique o bepantol (creme ou líquido) massageando bem o produto.

Veja também >> Bepantol para as estrias: Mito ou verdade?

Mistura caseira de cremes para amenizar  as estrias

Você vai precisar de:

1 creme nívea ( lata azul);
1 tubo de Hipoglós;
1 ampola de (vitamina A);
1 vidro de óleo de amêndoas (100 ml), ou óleo de semente de uva;

Modo de usar:

-Faça a mistura de todos os ingredientes e coloque em um frasco limpo, fechado e mantenha na geladeira
-O creme pode ser utilizado ao redor dos seios, na barriga, pernas e glúteos, braços e onde quiser evitar ou amenizar as estrias.

Esfoliação com borra de café

Esta esfoliação feita com a borra do café serve para tratar estrias e também a celulite.

Os grãos da borra do café são os responsáveis pela esfoliação,  e por conter cafeína ela   penetra na pele e ativa a circulação. Depois de feita a esfoliação com a borra do café automaticamente a sua pele estará apta a absorver o creme, óleo ou seja o que for que você vá aplicar. Então vamos a receita de esfoliação com a borra do café.

Algumas pessoas usam azeite extra virgem, mas deve ficar um cheiro de salada horrível! E como eu tenho marido e quero continuar com ele não uso nem azeite extra virgem nem óleo de rícino que também tem cheiro muito forte. Imagina dormir cheirando a azeite ou a óleo de rícino? Prefiro colocar um óleo de amêndoas, aquele óleo seve da natura, por exemplo, bepantol que é quase sem cheiro, ou cicatricure, aquele para retirar cicatriz. Acho que já que vou ter o trabalho de fazer essa esfoliação, vale a pena investir e colocar um creme como o cicatricure ou óleo de rosa mosqueta e garantir melhor resultado.

Receita com a borra do café 

Ingredientes:

-Borra de café (é isso mesmo, aquela borra de café que fica no filtro ou coador depois que você faz o café. Ao invés de jogar fora, reserve).

Modo de usar a borra de café:

– Quando for tomar seu banho leve a borra de café para o banheiro, umedeça seu corpo com água, e faça uma massagem com a borra de café , fazendo uma esfoliação no local das estrias, pode usar em outras áreas do corpo também se você quiser. Eu uso uma bucha vegetal para potencializar o efeito.

– Depois de massagear toda região deixe em repouso por mais ou menos uns 3 minutos, ainda com a borra de café na pele. Enquanto isso aproveite para fazer uma massagem nos cabelos e não ficar só parada esperando, ou retire a sobrancelha, ou corte as unhas para dar o tempo de espera.

 

Foto:Pinterest

Foto:Pinterest

– Depois de passado estes minutinhos, enxágüe e tome o seu banho normalmente.

– Depois de se secar com toalha, aplique o óleo de amêndoas, ou o bepantol ou o que você for usar na pele, e massageie até a pele absorver por completo.

– Você deve repetir este tratamento duas vezes por semana até sentir a melhora desejada nas estrias

Dica:

Se você não quiser usar o óleo de amêndoas, para finalizar, pode usar também o bepantol como eu faço, ou também usar o creme cicatricure. Aquele para retirar cicatrizes, eu acho que dá super certo. Como eu já falei ai em cima tem gente que passa azeite extra virgem, ou óleo de rícino. Se você já usou ou usar passa aqui e fala pra gente se deu resultado. Vou gostar de saber.

Esfoliação com açúcar e azeite de oliva

A esfoliação quando realizada uma vez por semana, ajuda a regeneração celular da pele eliminando as estrias que estão começando a aparecer. Nesta receita foi usado o açúcar para a retiradas das células mortas e o azeite de oliva para uma hidratação intensa na pele.

Ingredientes

Você vai precisar: Açúcar cristal e aceite de oliva extra-virgem;

Modo de usar:

– Antes da esfoliação, leve bem a pele com sabonete neutro;
– Aplique o açúcar (sem o óleo!) e friccione na pele em movimentos circulares por no máximo 1 minuto.
– Lave novamente a pele;
– Com a pele seca, massageie o azeite de oliva no local e deixe a pele absorver. Não lave depois de aplicar o óleo.

 

Veja também >> Automassagem para acabar com as celulites

# #

Recomendado para você