Por: Cida Ramos

Evite gafes! Como escrever o nome dos convidados no seu convite de casamento

Não existe um regra específica mas em alguns casos é importante escrever de uma maneira mais formal e discreta. Contudo existem também algumas coisas que devem passar longe dos convites! Veja as nossas dicas.

escrevendo os nomes dos convidados corretamente

A preocupação em escolher o melhor design, caligrafia e estilo do convite de casamento toma muito tempo, isso é verdade, mas um itens não menos importante é escrever corretamente os nomes dos convidados, o que pode gerar algumas dúvidas.

Essas dicas valem principalmente se o casal estiver fazendo os próprios convites, deixando do seu jeito e personalizando à sua maneira. Acho fofo fugir do padrão:). Excesso de formalidade pode ser dispensado deixando apenas o necessário, por exemplo: Tio Manoel e Tia Firmina, Fulano e família, etc. Uma regra simples vale para todos os tipos de convites, primeiro o nome do convidado e depois do acompanhante.

Um pouco mais de formalidade é adequado para convidados com perfil mais forma, seu chefe do trabalho por exemplo ou algum convidado ilustre. Veja alguns exemplos:

Casal com filhos solteiros

Sr.  nome do homem e família.

Casal com filhos solteiros e filhos casados

Sr. nome do homem e familiares ou primeiro o nome do homem e familiares.

Casal sem filhos

Sr. e Sra. nome do homem ou Sr. nome do homem e senhora.

Outra dúvida comum é como mencionar pessoas que moram juntas e não são oficialmente casadas ou apenas namorados que ainda não moram juntos. A regra vale para os dois, ou o nome dos dois no mesmo convite ou envie em convites separados.

Já para amigos e familiares a formalidade pode ser dispensada, veja:

Aos meus queridos amigos(as) Fulano de tal

Aos meus amados Avós Fulano e Fulana.

Mas vale lembrar que não existe uma regra específica e nem o grau de formalidade exigida, fica a critério de cada casal.

Evitando gafes! O que não escrever em um convite de casamento

Contudo existem algumas informações que devem passar bem longe dos convites, veja:

- Incluir lista de presentes.

-  Incluir um adendo “somente cerimônia”. Muitos fazem mas acho de uma deselegância fora do comum escolher quem pode ir a recepção ou quem não pode.

- Restrição aos convidados: “Somente o casal” ou “proibido crianças”. Não precisa de comentários esse tipo de informação não é mesmo?

Essas são só algumas das gafes mais graves, portanto é muito importante reservador tempo e carinho para elaborar os convites.

Fonte imagem: Pinterest

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta