Por: Cida Ramos em: 23 de julho de 2010

Feng Shui: Aprenda a decorar equilibrando a energia da casa

Muito popular no Brasil, o Feng Shui ajuda a equilibrar as energias naturais de um espaço.Cuide da casa com o Feng Shui 10 dicas para equilibrar a energia do seu lar segundo a terapia milenar chinesa Você poderá gostar de:Decoração de quartos: Dicas para decoração de sua casaDicas para você montar o seu escritório em […]

cozinha1

Muito popular no Brasil, o Feng Shui ajuda a equilibrar as energias naturais de um espaço.
Cuide da casa com o Feng Shui 10 dicas para equilibrar a energia do seu lar segundo a terapia milenar chinesa

Você poderá gostar de:
Decoração de quartos: Dicas para decoração de sua casa
Dicas para você montar o seu escritório em casa
 
Tudo no seu devido lugar – Feng Shui 
Banheiro: Veja dicas de como fazer do banheiro um espaço mais agradável 

 Arquiteta e diretora do Instituto Brasileiro de Feng Shui, Maria Teresa Saldanha dá algumas dicas para ajudar a energia da casa fluir e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem mora no local.

- Organize, limpe e mande arrumar tudo o que estiver enguiçado ou quebrado. A desordem física influi na desordem mental e emocional.
- A posição dos móveis é importante. Ajeite-os de forma que, estando sentado ou deitado, seja possível olhar a porta de entrada e a janela. Não se deve ficar de costas para o fluxo de passagem.
- Observe a posição da mesa de trabalho do escritório e da cabeceira da cama, no quarto. Eles não devem estar encostados em uma parede contígua a um banheiro ou junto a uma tubulação de esgoto. “A coluna de esgoto tem uma energia muito negativa, nociva, porque o que passa por lá são restos e o campo energético do corpo pode absorver”, explica Maria Teresa.
- Fique atento à carga eletromagnética a que se está exposto em casa e no trabalho, para que não seja excessiva. Tire da tomada objetos eletrônicos que não estão sendo usados e não durma com o celular ligado no criado-mudo.
- Mantenha todos os ambientes do imóvel bem iluminados e ventilados.
- Prefira casas com formas fluidas e sem muitos cantos. “Quanto mais estável é a forma da casa, mais estável é a mente de quem mora no local”, sistematiza Maria Teresa. As formas quebradas geram dispersão de energia e instabilidade na mente dos moradores.
- Ao fazer um projeto, evite colocar portas e janelas muito alinhadas, pois a energia tende a acelerar e os espaços ficam “vazios”, trazendo a sensação de solidão às pessoas da casa.
- Evite cores muito fortes e muitos espelhos nos quartos. Esses devem ser ambientes acolhedores e sossegados. – Valorize sempre formas curvas e suaves. “Quinas dividem as coisas. Se a cama de um casal estiver voltada para uma quina, eles podem começar a brigar.”
- Ter uma planta no banheiro é aconselhável, pois “ela absorve a energia negativa e purifica o ambiente.

Feng Shui na Cozinha  

A cozinha representa o alimento e a prosperidade, sendo, por isso, a área da casa que mais necessita de atenção. O ar, a água e os alimentos não nos fornecem apenas os nutrientes essenciais à vida, dão-nos a sua energia e a forma como esta flui num único espaço.

Desta forma, conseguimos compreender a importância que algumas pessoas dão quer à forma quer ao local onde são preparadas as refeições. já que a sua energia circundante se torna num factor vital à saúde e ao bem-estar do indivíduo. Ao entrar na cozinha, deve evitar que o seu olhar seja conduzido na direcção do fogão ou do frigorífico. Idealmente, estes dois electrodomésticos não devem estar lado a lado, nem que, para isso, seja necessário separá-los com flores ou plantas.

Aliás, o fogão também não deve ficar colada ao lava-louças, para se evitar um conflito entre os elementos de Fogo e Água. Procure colocá-lo virado para o centro da casa, de modo a manter o calor. Este é uma representação do elemento Fogo, que atrai o sucesso. A mesa de refeições simboliza a união familiar. Procure ainda ter um espelho na cozinha que, por mais pequeno que seja, favorece sempre a multiplicação dos alimentos. Como conclusão, evite discussões na cozinha, ainda mais se estiver a cozinha. Pode inundar a comida com energias negativas e, consequentemente, passá-las para si.

Algumas dicas para uma cozinha com boas energias…

* O fogão é o responsável pela prosperidade e é considerado o cofre da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade – seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual. Deve estar sempre limpo e impecável; todas as bocas e o fogão devem estar funcionando bem e nada de lixo perto dele, é anti-próspero. Evite usar sempre a mesma boca do fogão. Use todas. Não coloque o fogão em baixo de vigas, pois elas provocam pressão sobre a cabeça de quem cozinha.
* Se a porta do banheiro der diretamente para a cozinha, evite que o fogão fique na mesma direção (alinhamento frontal ou lateral). Verifique o que existe do outro lado da parede onde o fogão está encostado. Se houver um banheiro ou cano de esgoto, toda a energia do fogão será drenada. A solução mais prática é tirar o objeto desse alinhamento.
* Mantenha a sua cozinha sempre limpa, arrumada e bonita. Após preparar as refeições, deve, imediatamente, limpar tudo. Lembre-se que lixo é sinal de energia estagnada e a cozinha é um local de riqueza, portanto, esvazie sempre o lixo. Evite colocá-la ao lado do fogão.
* Sempre que receber visitas em casa mantenha a porta da cozinha fechada e evite levá-las para lá. * A cozinha deve receber o máximo de claridade natural.
* Deixe muitos alimentos à vista, tenha uma fruteira cheia, mesmo que as frutas sejam artificiais. * Use potes transparentes, assim os alimentos ficarão visíveis.
* Use e abuse dos imãs na porta da geladeira (principalmente com imagens/formas de comida, peixes, etc.) Evite ter as contas para pagar presas nos imãs e à vista de todos.
* Abuse de flores e plantas naturais (arranjos de girassol ou plantas vermelhas, por exemplo). Vasos de flores são bem-vindos. Prefira os naturais e troque a água todo dia. Se usar algum arranjo artificial, atente para que fiquem sempre bem limpos.
* Coloque uma foto da família toda no local da cozinha que você mais gosta.
* Evite discutir neste ambiente, principalmente quando estiverem à mesa, comendo ou preparando algum alimento.
* O ambiente deve ser fresco e arejado. Se tiver pouca ventilação, use um exaustor. Se não abra todas as janelas que poder.
* É fundamental que os armários e prateleiras estejam arrumados e limpos.
* Um relógio de parede é útil e enfeita, mas prefira os de forma arredondada, pois as curvas são mais harmônicas.
* Caso as bocas do fogão apontem para a direção da porta de entrada, é sinal de sorte financeira para a casa.
* Evite encher a bancada com enfeites e utensílios. Deixe o local livre para que você cozinhe sem bagunça.
* Nada na cozinha deve estar partido, senão a energia fica estagnada. Cuide para que as torneiras estejam em boas condições.
* Economize no tom vermelho na hora de decorar, pois é uma cor que abre o apetite. (se prestar atenção, é essa a cor preferida na decoração dos restaurantes de fast-food…).
* Prefira paredes e móveis de cores claras, próximas ao branco.
* Panos de prato, aventais, cortinas e acessórios também devem ser clarinhos. As melhores localizações de uma cozinha são a de leste e a de sudeste uma vez que estas fornecem uma energia árvore que para além de incrementar o crescimento e desenvolvimento, criam a harmonização entre as energias de fogo com água.
As piores são: a de nordeste pois é muito instável; a de norte demasiado parada e fria; e sul por ser fogo em excesso que pode favorecer o risco de incêndios. Se um destes for o seu caso não desespere pois existem “curas” que pode aplicar:
* A norte utilize elementos de energia árvore ( cores verde, azul, formas verticais e esguias e plantas ) para estimular a energia, drenar o excesso de água e harmonizá-la com o fogo.
* A nordeste utilize materiais de pedra para estabilizar a energia e também deve adicionar elementos metal ( panelas e talheres em inox por exemplo ) para harmonizar a energia terra com a de água.
* A sul utilize plantas e elementos árvore para harmonizar a água com o fogo e deve também colocar elementos terra para drenar o excesso de fogo (plantas em vasos de barro ou carvão seria uma boa sugestão).
* A sudoeste deve utilizar elementos de metal para harmonizar esta energia terra com a água. Esta área depois de curada pode tornar-se bastante harmoniosa pois está directamente ligada á nutrição e como tal ao alimento da família.
* A oeste tal como em noroeste é necessário curar o ambiente introduzindo elementos de energia terra ( formas baixas, largas, de cor preto, amarelo ou branco ) de forma a harmonizar este energia metal com a de fogo.

Fonte:IG / dicasdecoracao.com /saborescomalma.blogspot.com / mulher.sapo.pt

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta