Por: Cida Ramos em: 9 de agosto de 2012

Festa de aniversário inspirada nos temas dos botecos

Divertida e versátil, uma festa de aniversário inspirado nos temas dos “botecos” é uma boa sugestão para quem quer criar uma festa diferente e criativa.

festa de aniversário com o tema de boteco

A festa boteco tem tudo para ser divertida, agradável e acolhedora. Na verdade a decoração vai representar um verdadeiro bar popular, onde as pessoas se reúnem para jogar conversa fora e saborear bebidas. Os detalhes com certeza serão decisivos para dar a festa um ar de boteco.

Em primeiro lugar procure levantar os pontos que são característicos em um boteco. As mesinhas distribuídas no ambiente, o balcão e as prateleiras com uma variedade de bebidas não podem faltar na festa. Os boêmios precisam se sentir bem a vontade com a temática do evento, por isso vale à pena investir em detalhes que compõem uma linguagem visual.

Como decorar festa boteco?

Festa aniversário boteco

A decoração de festa boteco é perfeita para aniversários de adultos ou mesmo confraternização entre amigos. A temática vai destacar um cenário bem descontraído e deixar os convidados a vontade para aproveitar a festa. Apesar de o visual ser classificado como simples, ele precisa cumprir com a sua proposta de representar um bar tradicional.

Procure aproveitar da melhor forma possível o espaço onde acontecerá a festa. Distribua as mesinhas e cadeiras para possibilitar encontros dos convidados. O balcão deve ser típico de bar, com bancos altos para as pessoas se acomodarem. Outra sugestão interessante é colocar uma mesa de sinuca no espaço para que os convidados possam se divertir.

O clima de boteco é reforçado com a presença da estampa xadrez, que pode estar presente principalmente nas toalhas de mesa. As canecas de chopp tornam o ambiente ainda mais característico. Use um quadro negro para escrever algum provérbio divertido, afinal, esse elemento é muito comum nos botecos brasileiros. Há muitas frases legais que podem ser expostas na festa e criar uma atmosfera bem engraçada.

Cardápio

Festa aniversário boteco

A comida e a bebida, como sempre, são a alma do negócio. Cerveja gelada, uma boa garrafa de pinga e petiscos deliciosos vão fazer a alegria da garotada.

Numa festa com decoração de boteco é possível servir vários tipos de petiscos e até mesmo porções para consumir com cerveja. Empadas, coxinhas, mandioca frita, pastéis, amendoins e caldinho de feijão são algumas sugestões para o cardápio. Para enfatizar o clima de bar tradicional, vale à pena apostar em música ao vivo, principalmente pagode ou samba, tudo bem brasileiro. Na hora de servir as bebidas, é recomendado usar os copos americanos, tradicionalíssimos em botecos.

Para deixar a festa com cara de boteco, procure personalizar a entrada com uma placa com o nome de um bar. Procure ser criativo ao montar a decoração externa e interna, assim os convidados vão se sentir acolhidos pelo tema do evento.

Uma idéia muito divertida e que ajuda a economizar louça, é encher os palitinhos com petiscos e espetar os palitos em abacaxis. Dá um ar meio kitsh, retrô e tropical para a mesa do seu boteco, digo, casa.

Há muitas idéias que podem ser aproveitadas para montar uma festa com tema boteco. Os organizadores do evento devem valorizar ao máximo o bom gosto e visitar os bares tradicionais para ter inspiração. A simplicidade é uma característica do tema, mas ela pode ser complementada com outros elementos de decoração, como uma pequena pista de dança no espaço com globo espelhado ou um acabamento com tecidos tensionados em diversas cores. O uso de balões nas cores branco e preto é uma idéia interessante, principalmente se a comemoração for de aniversário.

A criatividade é um recurso muito importante para a construção da festa, mas tome cuidado para não fugir do tema com a escolha dos elementos decorativos. De repente distribuir acessórios divertidos entre os convidados é uma forma de personalizar ainda mais a festa.

A comida de boteco é bastante abrangente, tanto que existe até campeonato de melhor petisco da cidade. Grande parte do cardápio do bar se resume a bolinhos e frituras em geral. Como você não pretende passar a festa inteira fritando salgadinhos para os seus amigos, sirva aqueles aperitivos frios que podem ser comidos com palitinho ou com pão francês.

Azeitonas pretas e verdes, cubinhos de queijo provolone, ovinhos de codorna, tremoço , amendoim, castanha de caju, empadão de frango, batata bolinha com vinagrete, carne louca desfiada, salame fatiado e caldinho de feijão são algumas opções de comida. O melhor de optar por este tipo de petisco é que você não vai precisar lavar pratos no final da festa.

Bebidas

Festa aniversário boteco

Para que as suas cervejas fiquem bem geladas e ninguém mexa na sua geladeira, que já deve estar cheia, procure colocar as garrafas em uma tina ou um isopor bem grande. O isopor é horrível, mas quebra um galho. A tina pode ser alugada em casas de materiais para festas.

As bebidas mais típicas de boteco são a cerveja de garrafa e a pinga de alambique. Se você não tiver os cascos (garrafas vazias de cerveja) e não quiser investir, compre cerveja de latinha mesmo. Dê preferência a uma pinga de boa qualidade, uma cachaça mineira pode ser muito bem-vinda. Refrigerante e água, mesmo que em pequena quantidade, também são necessários.

Banheiros

Com esta profusão de cerveja, digamos que seus convidados vão usar bastante esta parte da sua casa. Certifique-se de deixar um ou dois rolos de papel higiênico de reserva. Coloque toalhinhas brancas enroladas dentro de uma cestinha; lembre-se que se você só coloca uma toalha, ela corre o risco de ficar molhada demais. Escolha um sabonete novo e se tiver espaço na pia, enfeite com uma das latinhas de pimenta.

Música

Se você não tem nenhum amigo sambista, grave os melhores pagodes do Zeca no seu Ipod ou em cd’s. Grave também Cartola, Martinho da Vila, Alcione, Martinália e quem mais você quiser.

Coloque o som num volume aceitável para que a sua casa não fique parecendo com uma escola de samba em pleno carnaval. Deixe um espaço, mesmo que seja micro, em frente ao som para que os mais animados possam arriscar seus passinhos de samba.

Depois da Festa

Para facilitar a limpeza depois que a festa acabar, deixe baldes ou lixos espalhados pela casa. Procure deixar a caixa das garrafas num lugar de fácil acesso, assim, os convidados podem ir colocando as garrafas vazias lá dentro. Depois que a festa acabar, ou logo que você tiver forças, passe uma água nos cascos para não juntar bichinhos.

No lixo do banheiro, coloque dois sacos (um dentro do outro). Quando o de cima estiver cheio, basta retirá-lo e deixar o outro.

Deixe um Comentário

2 respostas para “Festa de aniversário inspirada nos temas dos botecos”

  1. Ester Ferrari disse:

    Ainda não fiz., mas vou fazer a festa com este tema no niver do meu Maridão.
    Festa de 50 anos.
    Vai ser pra lá de legal.

    Obrigado pela dica.

Deixe uma resposta